Métodos de Conservação Pastas Árabes

Sobre o cliente

O Senhor Nadim possui uma lanchonete há mais de 30 anos no bairro de Copacabana e fabrica diferentes tipos de pastas árabes que possuem muita aceitação de seu público. Ele e sua irmã desejavam expandir suas vendas e comercializar para outros estabelecimentos, lanchonetes, supermercados, etc. Porém, com o curto tempo de prateleira de seus produtos, o Senhor Nadim não conseguia parcerias que aceitassem suas mercadorias. Pensando em solucionar esse problema, ele procurou a Fluxo para que pudéssemos ajudá-lo a aumentar a validade de suas pastas para então conseguir novas parcerias para expandir suas vendas.

pasta-arabe

Solução

Para ajudar o Senhor Nadim, foi realizado um projeto de Métodos de Conservação, onde foram realizados inúmeros testes microbiológicos a fim de diagnosticar quais eram os problemas que levavam o produto a perder qualidade com o passar do tempo. Após essas análises, foi estudado junto aos Laboratórios da UFRJ quais seriam as melhores formas de se alterar a composição do produto com a finalidade de aumentar sua validade.

Junto a isso, uma outra demanda do Senhor Nadim era manter o sabor de suas pastas, tão apreciadas pelos seus clientes. Dessa forma, aliado ao Método de Conservação, a Fluxo realizou Testes Sensoriais, nos quais foram distribuídas amostras do produto com e sem a alteração na receita e foram colhidos os comentários dos degustadores, para que então pudéssemos encontrar o maior equilíbrio entre sabor e durabilidade. Ao final do projeto, foi entregue ao Cliente um relatório contendo os resultados das análises sensoriais, a proposta de reformulação da receita e os laudos das análises microbiológicas, comprovando o aumento da validade do produto de 3 para 60 dias. A lanchonete do Nadim aumentou o tempo de Prateleira de seus produtos e possibilitou a expansão de suas vendas para outros parceiros.

Gerente: Thomaz Patrão Aquino

Cliente: Nadim

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Testes Microbiológicos

É feito em laboratório uma análise com a finalidade de verificar a presença ou não de Microorganismos.

Análise Sensorial

O objetivo da Análise Sensorial é levar amostras do produto para um determinado público alvo verificar se há alteração de sabor após a mudança na forma de fabricação.