Um case de sucesso da maior rede de policlínicas do brasil

A Policlínica Acesso Saúde é uma empresa que conta com 13 consultórios e mais de 34 especialidades médicas, entre elas, odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia, além de realizar exames laboratoriais e de imagem. Em nome de uma das franquias, o cliente Lincoln  procurou a Fluxo Consultoria para a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) visando se prevenir antes mesmo de dar início às suas atividades. Fazendo isso, seria possível adequar, segundo as regras da franquia, a sua policlínica no bairro da Abolição, no Rio.

 

policlinica

Dando início a solução do desafio da Policlínica

Para que a adequação aconteça, é necessário um documento que contenha diretrizes relacionadas à gestão ambientalmente correta dos resíduos de saúde gerados no empreendimento. Ou seja, manejo correto desde os resíduos infectantes aos perfurocortantes.

Em um primeiro momento, foi realizado um mapeamento das atividades geradoras de resíduos do estabelecimento. Com isso foi possível registrar toda a sua “vida” e trajetória, desde o momento da sua geração, até o seu descarte final. Nesse processo, foram definidos e mapeados: geradores, locais de armazenamento, responsáveis por cada etapa do seu transporte, rotas internas e externas, boas práticas de segurança e também indicadores que permitiram que o cliente quantificasse a aplicação do plano, tudo sempre alinhado com as legislações ambientais vigentes. Ao final do projeto, um engenheiro ambiental responsável assinou o documento e forneceu a anotação de responsabilidade técnica.

Gerente: João Victtor Arantes

Orientador: Diego Luiz Fonseca

Cliente: Lincoln Aguiar

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294