Plano de Negócios Estamparia Literária

Dores de um E-commerce

A Estamparia Literária foi fundada pelas sócias Isabel, Flávia e Vivian com a intenção de comercializar objetos de papelaria em geral, que buscam juntar a literatura, o talento de designers e de artistas da ilustração e fotografia com artigos do dia a dia do ser urbano. Embora possuísse um histórico de satisfação de seus clientes com a qualidade de seus produtos, a empresa que funcionava como um e-commerce e já estava no seu terceiro ano de existência tinha muita dificuldade em conseguir atrair mais clientes, logo, as sócias enxergaram no Plano de Negócios uma oportunidade de reestruturar e organizar a empresa, a fim de planejar melhor o futuro do empreendimento.

Plano de Negócios Estamparia Literária

Construção da Solução

A primeira etapa do projeto consistiu na elaboração do modelo de negócios Canvas, dessa forma descrevendo a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte da organização. Permitindo assim um melhor entendimento da empresa por parte das clientes e facilitando a discussão, a análise e a criação nas etapas seguintes. Portanto, deu-se início a uma análise mais elaborada dos concorrentes e dos ambientes interno e externos aos negócio durante o Plano de Gestão do projeto.

A partir do posicionamento estratégico no qual se encontrava a empresa e dos diferenciais frente aos seus concorrentes já mapeados e estudados, foi verificado que a Estamparia Literária não possuía um conhecimento mais profundo quanto a quem eram seus clientes e consequentemente qual seria a proposta de valor mais atrativas para eles, de modo a configurar sua estratégia de Divulgação para que conseguissem atrair e fidelizar mais clientes.

Sendo assim, foi elaborado o Plano de Marketing que se baseou na metodologia de estudo dos 6 P’s: Preço, Praça, Promoção, Parcerias, Produto e Posicionamento, que entregou os insumos necessários para que a cliente conseguisse atrair mais clientes. Logo após foi elaborado o Planejamento Estratégico no qual foi a estratégia do negócio, delimitando quais seriam seus objetivos a partir da visão definida anteriormente, elaboração do mapa estratégico, e definição dos planos de ação do negócio, encontrando as ações necessárias para alcançar os resultados desejados de acordo com sua missão; e o Plano Financeiro, no qual foram determinadas as despesas fixas e variáveis, estimativa das necessidades de capital de giro, fluxo de caixa, Ponto de Equilíbrio e demonstrativos de resultados.

Entregas

Por fim, o Modelo de Negócio elaborado no início do projeto foi revisado com o objetivo de adequá-lo as mudanças propostas pelo Plano de negócios elaborado, e utilizando os insumos referentes ao melhor segmento de clientes apontado e ao ambiente de mercado no qual a empresa deveria estar inserida. Finalizando o projeto com a entrega de um Relatório Final que compilava todas as conclusões das etapas anteriores realizadas e juntando dos os planos realizados, de modo a oferecer uma visão detalhada do negócio.

Gerente: Marianna Lion

Orientador: Maria Alice Ferruccio Rainho

Cliente: Estamparia Literária

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Plano Financeiro

Determinação das despesas fixas e variáveis, estimativa das necessidades de capital de giro, fluxo de caixa, Ponto de Equilíbrio e demonstrativos de resultados.

Estratégia de Divulgação

Através da definição das Personas e do público-alvo, foi feito um estudo aprofundado para definição da melhor estratégia.

Modelo de negócios Canvas

Ferramenta de gerenciamento estratégico que permite visualizar de modo abrangente a estrutura operacional, financeira e de recursos utilizados.

Matriz SWOT

Análise dos ambientes interno e externo da empresa, pontuando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para definir o posicionamento estratégico.