A robótica vem sendo cada vez mais utilizada em terapias ocupacionais, isso porque ela permite construir equipamentos interativos de movimento preciso, repetitivo e que prende a atenção dos usuários. Assim, é um meio bastante eficiente para o tratamento de problemas físicos, mentais e emocionais.

robo terapia ocupacional

Modelo do Protótipo do Robô

As professoras Miryan, Patrícia e Ana Paula, do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), procuraram a Fluxo Consultoria para que às ajudássemos a concretizar esse projeto, e elaborássemos a parte conceitual da criação de um robô capaz de fazer um desenho numa folha de papel descrevendo uma trajetória aleatória, sendo possível configurar, por meio de uma interface gráfica, a velocidade do robô, a quantidade e a cor de tinta a ser ejetada.

Tal máquina estimulará a criatividade e a capacidade cognitiva do usuário. A Fluxo não realiza a tarefa de prototipagem, então entramos em contato com Labcon da UFRJ e fechamos uma parceria para que o Labcon ficasse responsável pela criação do protótipo do robô, e coube à Fluxo produzir os conhecimentos conceituais do projeto, tais como a programação para ajudá-los na produção de tal protótipo.

roda do robo

Roda do robô feita em uma impressora 3D

Gerente: Gabriela Lúcidi

Cliente: Miryan

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Sample Heading

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de uma interface gráfica que possibilitou a interação das pessoas com o robô

Terapia Ocupacional

O produto final ficou melhor do que eu imaginava, super bem feito. Não tinha expectativas quanto ao design e foi ótimo ver esse detalhe no projeto. Foi tudo muito bem executado e profissional.

Miryan, Professora do Departamento de Terapia Ocupacional