Aplicações Da Impressão 3D

7 aplicações da impressão 3D

Quem nunca imaginou ter uma impressora que imprimisse um pensamento ou um sonho? Que a partir de um papel criasse um objeto real, palpável e que pudesse ser utilizado normalmente, assim como víamos acontecer em desenhos animados? Graças a Huck Hull isso já é possível e as aplicações da impressão 3D estão no mundo todo.

Mas o que podemos realmente imprimir com uma impressora 3D? Imprimir um carro, um avião ou talvez uma casa já não é mais um sonho distante. Veremos aqui algumas aplicações simples, e outras nem tanto, para essa fantástica forma de criar o mundo.

Vamos antes entender um pouco de como funciona essa mágica.

Como funciona a impressão 3D?

A impressão 3D, como o próprio nome já diz, é feita a partir de uma impressora que aquece e deposita um material sobre uma superfície embutida na impressora. Com o esfriamento e a sobreposição das camadas deste material, forma-se o objeto previamente ilustrado por uma modelagem 3D. Com a forma já modelada tridimensionalmente em um software específico, a modelagem é transferida para o software da impressora para definir as configurações adequadas para a impressão do objeto desejado e assim se dá o início do trabalho da impressora. Essa nova forma de produção, é utilizada em diversas formas e áreas como veremos a seguir.

7 Impressões possíveis de se fazer

Finalmente, o que se pode fazer com uma impressora 3D? Separamos 7 aplicações da impressão 3D que podem ser obtidas com essa maravilha tecnológica:

1. Moldes para fabricação

Uma das utilidades da impressão 3D se aplica para quem quer fazer uma produção em série. Com alguns moldes podem-se realizar inúmeras produções idênticas em um prazo determinado pelo material utilizado na produção. Essa prática utilizada em inúmeras áreas de atuação contorna o tempo de impressão a limitação do número de produção de itens determinada pelo espaço da impressora.

aplicacoes-impressao-3d-3

2. Utensílios domésticos

Para quem já quebrou ou perdeu aquela peça da cafeteira que não vende separadamente ou que tem uma ideia personalizada para um abajur em casa, a impressão 3D pode ser uma ótima amiga. A criação de itens personalizados vai muito além do que o mercado pode oferecer. Porém, com a modelagem da ideia pré-visualizada isso deixa de ser uma barreira para a materialização de um pequeno sonho.

3. Protótipos

Ainda na linha de materialização de um sonho, temos a impressão de um protótipo de algum projeto já idealizado ou em fase de ideação. Uma ideia que já é bem estabelecida mas que só precisa ser dimensionada e impressa. Assim a impressão 3D se torna um método prático para a fabricação.

Um exemplo de protótipo, modelado e fabricado pela Fluxo Consultoria, foi um suporte para taxímetro onde foram usados o ABS e o PLA em sua impressão.

aplicacoes-impressao-3d-2

4. Miniaturas

Em muitos casos não se pode levar seu projeto ou idéia para todos os lugares. Então uma maquete de um prédio ou uma miniatura de uma máquina é a opção ideal de como apresenta um modelo. Com a economia de horas de trabalhos de arquitetos e engenheiros, a impressão 3D também ganha espaço nesse mercado.

aplicacoes-impressao-3d-4

5. Carros

Entrando em projetos mais complicados, temos a impressão do chassi de automóveis. O primeiro carro impresso levou alguns anos para ser projetado, porém sua impressão levou apenas 44 horas.

Esse tempo pode não parecer um ponto positivo se comparado às 8 horas que a carroceria de um carro leva para ficar pronta em uma linha de produção automatizada nas fábricas. Contudo, levando em consideração o grande número de máquinas usadas e a produção em massa que não foram aplicadas na impressora 3D, vemos que as aplicações da impressão 3D se estendem para mais esse setor da indústria com louvor.

6. Casas

Assim como o primeiro carro, a primeira casa já foi produzida com uma impressora 3D modificada. A casa produzida na Rússia com um custo de $ 10’134,00 e 38 m², teve suas paredes feitas com camadas de cimento e foi finalizada em 24 horas.

Devido a essa modificação feita na máquina, as possíveis aplicações da impressão 3D ganham um forte aditivo trazendo essa nova forma de construção rápida, barata e prática.

aplicacoes-impressao-3d-5

7. Órgãos

Isso mesmo, você leu certo. Órgãos. Atualmente os órgãos produzidos por impressoras 3D possuem textura e densidade semelhantes à dos órgãos reais e são usados na instrução acadêmica de estudantes de medicina e na preparação para cirurgias em todo o mundo.

A utilização da impressão 3D para a produção de próteses já ocorre desde 1980 e já existem pesquisas para que a utilização em transplantes se expanda para as mesas de cirurgia, diminuindo assim as filas de espera de doadores.

aplicacoes-impressao-3d-6

 

Vimos aqui algumas aplicações da impressão 3D que podem ser feitas com alta qualidade, para resolver problemas diversos ou até implementar ideias que não saíram literalmente do papel. Como qualquer área de projetos, a impressão 3D possui uma grande amplitude de sub-temas a serem conhecidos e estudados, como os tipos de impressão e a prototipagem dos modelos em si, que são assuntos discutidos no nosso blog. Fique por dentro e desenvolva seu próprio produto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *