Detalhamento Mecânico

Como o Detalhamento Mecânico Pode Tornar a sua Ideia um Negócio

Você possui alguma ideia ou máquina com sistema inovador ou capaz de otimizar um processo produtivo atual e resolver um problema de grande escala? Se sim, você pode ter em mãos uma excelente oportunidade de negócio, com grande capacidade de impacto social. Mas, apesar da boa notícia, é sempre bom atentar para um ponto extremamente importante. Você possui os registros de patente do seu produto ou ideação? E algum documento técnico que representa a materialização da sua ideia? Tratam-se de requisitos essenciais para tornar a sua ideia um futuro negócio de sucesso.

Detalhamento mecânico e inovação

Inicialmente, é preciso conhecer a importância econômica que uma ideia inovadora no mundo das máquinas pode alcançar no cenário social. Segundo o livro Patente, Pesquisa e Desenvolvimento: um manual da propriedade intelectual, a economia necessita de um fluxo permanente de novas idéias para melhorar a produtividade dos processos produtivos ou abrir mercados mediante o lançamento de novas mercadorias. Novos processos e produtos promovem a regeneração e reciclagem das indústrias em declínio e abrem novos campos para o investimento.

De maneira geral, ao oferecer um produto inovador para o mercado, cria-se uma demanda produtiva capaz de trazer grandes retornos financeiros, tanto para o vendedor da nova solução como para o próprio comprador. Tal fato traz um grande impacto social e econômico para a sociedade como um todo e, a depender do campo de aplicação da ideia, há a possibilidade de expansão para diferentes mercados em âmbito nacional e internacional. Entretanto, onde se encaixa o detalhamento mecânico em toda essa história? Fato é que ele auxilia o registro da patente e representa uma cartilha técnica para atrair investidores.

Por que patentear algo inovador?

Para evidenciar o impacto da omissão do registro de patentes, a invenção do telefone é considerada bastante polêmica atualmente. Originalmente, a criação do aparelho é atribuída a Graham Bell, famoso por registrar a patente após inúmeras tentativas. No entanto, historiadores contam que, na verdade, o aparelho de comunicação foi inventado por Antonio Meucci. O italiano não catalogou a patente sob o seu nome e, antes da sua morte, vendeu a invenção para Bell. A consequência dessa história é que o americano fundou a Bell Telephone Company e revolucionou a comunicação no mundo.

Como evidencia o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o registro da patente permite diversos direitos. Dentre eles, o titular tem o direito de impedir terceiros, sem consentimento, de produzir, vender ou usar o produto. Terceiros podem fazer uso da invenção somente com a permissão do titular. Logo, é de suma importância patentear a sua ideia para, futuramente, torná-la um negócio de sucesso sob o próprio comando.

Assim, o detalhamento mecânico se trata de um passo importante para o sucesso de um pedido de patente. Em outras palavras, esse projeto oferece os desenhos do sistema mecânico, o esboço visual em 3D e a descrição técnica com suas funcionalidades. Além de materializar a ideia e documentar a máquina em questão, tratam-se de documentos requisitados para patentear qualquer mecanismo.

Apresentando a sua ideia e atraindo investidores

Outra vantagem do detalhamento mecânico, seja de um produto existente ou de uma ideia pouco amadurecida, é a documentação técnica. Ao apresentar o projeto para investidores e possíveis mercados, a materialização visual é extremamente importante para que eles vejam valor em sua ideia. Por mais inovadora que seja, muitas vezes a falta de representações técnicas do sistema pode afastar as pessoas do nível de inovação daquele produto.

Trata-se, inclusive, de um conceito do chamado Marketing Sensorial. Diversos estudos realizados nessa área apontam que os estímulos visuais são os que mais causam impacto no comportamento de compra, sendo responsáveis por 83% da nossa percepção.

Há, além disso, uma questão técnica muito importante. Devido à complexidade mecânica de alguns componentes, a modelagem tridimensional aponta melhor o funcionamento do sistema em questão ao detalhar os mecanismos que compõem o todo. Dessa forma, torna-se mais fácil para as pessoas entenderem a inovação por trás da sua ideia ao visualizarem a materialização da mesma.

Como funciona o projeto de detalhamento mecânico?

O projeto de detalhamento mecânico pode se apresentar de duas formas. A primeira, conhecida como Ideação para Patente, se trata da concepção de uma ideia para pedido de patente. Já a segunda, chamada de Engenharia Reversa, realiza a modelagem 3D e os desenhos técnicos a partir de uma máquina existente. Apesar da premissa básica de ambos ser diferente, se tratam de dois itens que podem ser utilizados para objetivos comuns.

Como exemplo, o detalhamento como um todo permite a entrada com o pedido de patente, a replicação de um sistema mecânico e a documentação técnica com diversos fins. Independente do perfil em que se encaixa, este projeto engloba três ações principais: levantar insumos, realizar modelagem tridimensional e detalhar o projeto.

De início, é importante ter as informações técnicas do projeto como base para a idealização do sistema. Para isso, faz-se necessário um Estudo de Patentes para situar o seu produto no mercado, além de gerar insumos teóricos que tragam um diferencial a sua ideia. Em casos de uma máquina existente, realiza-se o Dimensionamento de Medidas para replicação do modelo em softwares de desenho mecânico.

Em um segundo momento, a partir dos levantamentos realizados, a modelagem tridimensional é elaborada para materializar o projeto. O intuito é dispor todos os componentes da máquina no espaço, detalhando a montagem das peças e a forma de encaixe entre elas. Trata-se de uma etapa importante em que o cliente deve estar presente na idealização do produto final.

Por fim, a modelagem tridimensional servirá de base para realizar o detalhamento de projeto. Nesta etapa, são realizados os desenhos técnicos, a vista explodida das peças e a descrição técnica de patente, documentos importantes para entrada com o processo de patenteamento e a futura fabricação. Com isso, há a garantia de uma ideia resguardada pelo INPI mesmo sem a implementação do mesmo, além de quesitos técnicos garantidos pelo projeto através dos desenhos de fabricação, necessários para materializar o produto final.

Agora que já sabe as vantagens de fazer o detalhamento da sua ideia, leia mais sobre como é feito o detalhamento de um projeto mecânico!

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *