Detalhamento De Projeto Mecânico

Projeto Mecânico – O que é e para que serve o detalhamento?

Entenda como é feito um detalhamento de projeto mecânico e obtenha uma peça fabricável e utilizável a partir de desenhos técnicos.

Sempre que pensamos em projetar/criar um novo objeto, peça ou implantar uma invenção no mercado, precisamos ter em mente as diversas formas de representar as nossas ideias. Estas representações podem ser feitas através de nomes, explicadas oralmente, ou observadas a partir de desenhos: o tradicional projeto mecânico.

Para um  projeto mecânico, que visa ser fabricado e utilizável, a melhor forma de representação é através de desenhos técnicos. Eles especificam todas as medidas e formas dos objetos, e têm a garantia de serem interpretados de forma igual por quem quer que os veja – projetistas, clientes e fabricantes. Aos desenhos técnicos aplicados à projetos mecânicos dá-se o nome de Detalhamento de Projeto, e são feitos em softwares CAD, como AutoCAD, SolidWorks e TopSolid.

Características de um projeto mecânico de detalhamento

Além de ilustrar a cotagem (representação de dimensões de um objeto) e a forma, o detalhamento do projeto mecânico com desenhos técnicos possibilita o entendimento da execução e do funcionamento de máquinas e componentes mecânicos, pois mostram e embasam o andamento da montagem. Existem conjuntos que são separados em componentes por similaridade de processos e materiais, e cada um desses é detalhado a nível de processos de fabricação.

Muitas vezes, os detalhamentos de um projeto mecânico são feitos por empresas diferentes daquelas que apenas fornecem os desenhos técnicos de peças separadas. Isso protege a propriedade intelectual de cada parte da fabricação de uma máquina, pois permite que cada empresa detenha todo o conhecimento da produção de um determinado componente.

Exemplo de projeto mecânico

Por exemplo: na construção de aviões, a empresa A é responsável pela fabricação das asas e a empresa B é responsável pela produção de todo o resto da fuselagem. As empresas A e B não tem conhecimento da fabricação de componentes que não os próprios. Uma empresa C, responsável pela montagem total do avião, terá um conhecimento agregado diferente das empresas A e B, pois não saberá produzir os componentes da asa e nem da fuselagem, mas saberá montar um avião completo. Isso permite que cada fabricante proteja o seu capital intelectual.

Em geral, um Projeto mecânico visa a resolução de deficiências e o suprimento de necessidades, se tratando de um conjunto de tarefas complexas que visam retornar em um produto funcional, seguro e confiável. Para isso, além da etapa de detalhamento de projeto, é necessário que haja a garantia de funcionalidade por etapas de Cálculos Estruturais – onde estabelece-se a dimensão e a capacidade de sustentação dos elementos básicos de uma estrutura, itens muito estudados na Engenharia Mecânica da UFRJ – e Dimensionamento de Componentes – onde são dimensionados os componentes, e é feito com embasamento nos cálculos -, para que ao final tenhamos o Design da Peças a serem detalhadas.

Segurança em um projeto mecânico

É imprescindível que os detalhamentos de projeto sejam rigorosamente representados, estando dentro de uma série de padrões e normas técnicas, definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – pois o seu objetivo e parametrizar a interpretação nacional e internacional. Todo este cuidado visa manter a confiabilidade de componentes mecânicos, pois caso sejam mal interpretados podem gerar prejuízo e acidentes.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre projeto mecânico, para que eles servem e como são feitos, não deixe de tirar suas dúvidas nos comentários e ler os artigos de projetos mecânicos, assim você pode entender melhor como projetar máquinas, suas peças e equipamentos antes de solicitar nossa consultoria em projetos mecânicos.

Milena Maia

Graduanda em Engenharia Mecânica, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing. Gerenciou projetos de Estudo de Flexibilidade, Detalhamento de Projeto, Estudo de Mercado, Neutralização de Carbono e Manual de Boas Práticas.

This Post Has 10 Comments

  1. […] Nesse momento, se não se sentir seguro, peça que seja assinado por ambas as partes um termo de compromisso de confidencialidade. Dessa forma, a ideia estará a salvo e a troca de informações, essencial para a qualidade do projeto, fluirá de uma forma bem melhor. Mas que projeto se encaixa para um pedido de patente? No caso da Fluxo, seria um Detalhamento de Projeto. […]

  2. Além dos desenhos técnicos e a modelagem, é importante fazer um estudo de materiais para saber o tempo de manutenção e reduzir custos com o equipamento.

  3. Bom-dia, obrigado pelo artigo.
    Um aspeito às vezes esquecido no começo dos análises preliminares dos projetos é a implementação de sistemas digitais, programas informáticos e sistemas de visão industrial capáveis de melhorar a produção. É um grande erro, já que temos que levar em conta os ganhos muito amplos na economia de energia, de materiais e pessoal dos ditos sistemas. Hoje estos sistemas têm sido aprimorados e testados, portanto incluí-los nos projetos é coisa obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *