Detalhamento De Projeto

Erros no detalhamento de projeto mecânico: saiba como identificá-los

Tem uma ideia para um projeto mecânico e não sabe como desenhá-la? Entenda o que é  detalhamento de projeto e quais são os erros mais comuns na sua execução.

Uma ideia é algo que desponta a todo momento. Para os que põem em prática seu poder criativo, deve-se pensar na forma apropriada de representar essa ideia, deforma que qualquer um possa entendê-la. Nos casos em que está envolvido um objeto voltado para a mecânica, pode-se dizer que é necessário um detalhamento de projeto mecânico.

O projeto de detalhamento é imprescindível para garantir o entendimento dos componentes internos do equipamento, assim como a proteção da propriedade intelectual tanto de uma parte específica tanto da máquina como conceito. Conheça um de nossos projetos de desenho para patente.

Mas afinal, o que é um Detalhamento de Projeto?

De forma bem sucinta, o detalhamento de projeto é o conjunto de desenhos técnicos que descrevem minuciosamente todos os componentes do projeto mecânico.

O primeiro passo ao iniciar esse processo de detalhamento de projeto deve ser um levantamento, seguido de análise, de todas as possibilidades. Assim pode-se mapear ideias semelhantes no mercado para que o projeto a ser executado seja aquele que melhor atende as necessidades do cliente.

Em seguida, são determinadas as dimensões das partes do projeto que por sua vez servirão de insumo para elaboração da modelagem 3D. Esse tipo de simulação pode ser elaborada através de softwares de edição 3D como o Solidworks e TopSolid.

A partir da modelagem é possível gerar as vistas ortográficas do projeto, detalhando cada peça a nível de processo de fabricação. Se for vontade do cliente, é possível realizar um levantamento parcial de custos dos componentes especificados, caso seja vontade do cliente o desenvolvimento da máquina posteriormente.

Com o projeto bem especificado é possível contratar o serviço de execução das partes por outra empresa ou também entrar com o processo de patenteamento. De forma a ilustrar melhor, observe abaixo um chamado Diagrama Explodido:

detalhamento de projeto1

Entretanto, a ideia não pode ser descrita apenas por algumas palavras e desenhos soltos! Imagine por um momento que não existam regras na língua portuguesa. Seria no mínimo difícil de comunicar o que você está pensando, já que todos se expressariam como lhes fosse conveniente. O que as regras da língua portuguesa são para você, as Regras ABNT são para o detalhamento de projeto. Responsáveis por não deixar que ocorram intepretações distintas dos desenhos técnicos, elas evitam confusões e garantem que o projeto seja perfeitamente executável. Sendo assim, vamos tirar um tempo para entendê-las um pouco mais.

O que é ABNT e quais suas regras?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como finalidade a normatização técnica no Brasil. Desde 1940, dita o que é ou não aceito, tanto em projetos de Detalhamento, quanto em inúmeros outros âmbitos que exijam uma precisão técnica – incluindo até mesmo trabalhos acadêmicos.

As primeiras reuniões para elaboração das normas ABNT visavam a padronização da produção da tecnologia do concreto. Por volta da terceira reunião, foi fundada a ABNT já com um acervo de normas padronizadas. Dessa forma, é difícil mapear qual foi a primeira norma criada pela associação.

A história da ABNT, na área de certificação de produtos, começou uma década após sua fundação, sendo iniciada pelas emissões de certificados de extintores de incêndio. Até 1970, quando se pensava em certificados, logo vinha à cabeça as palavras “proteção contra incêndio”. Entretanto, se procurarmos hoje o acervo de mais de 10.000 normas, identificaremos diversos segmentos de atuação. Assim, é fácil perceber que, diferente do que alguns pensam, as Regras ABNT não visam somente assegurar padrões de cotagem ou simbologias. Até mesmo questões ambientais, como geração de poluição, também são levadas em conta na normatização.

Contudo, até para o olhar mais treinado, é possível deixar escapar alguns detalhes que fujam às Regras ABNT em um projeto de Detalhamento.

Os erros mais comuns em um Projeto Mecânico.

São diversos os erros que passam por despercebidos em um Detalhamento de Projeto. Um ponto importante é saber quando utilizar linhas específicas nos desenhos técnicos:

detalhamento de projeto2

Um detalhe simples, porém muito importante, é saber qual o correto desenho das setas de cotagem:

detalhament de projeto3

É também muito comum o erro no posicionamento das cotas:detalhamento de projeto4É importante também colocar vistas com cortes parciais, pois deixa o desenho muito mais profissional, como segue abaixo:

detalhamento-de-projeto

Agora que você já sabe como deve ser feito um detalhamento de projeto, ficou mais fácil entender o processo de execução de uma ideia! Para saber mais sobre esse processo, continue acompanhando o Blog da Engenharia ou entre em contato conosco para que possamos realizar uma consultoria personalizada que atenda a todas as suas necessidades! Você também pode pedir um projeto de detalhamento e desenho técnico diretamente.

Renan Gonzalez

Graduando em Engenharia Mecânica, atualmente trabalha como Assessor de Administrativo-Financeiro e Gerente de Projetos na Fluxo. É o atual coordenador geral da XIV Semana Fluxo de Engenharia. Já gerenciou projetos de Desenvolvimento de Máquina e Desenvolvimento de Equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *