Modelagem 3D De Peças E Equipamentos E Projetos De Consultoria Em Engenharia Mecânica

O que é uma modelagem 3D e como obtê-la em projetos de peças e equipamentos

O que é modelagem 3D e como ela é feita em projetos mecânicos de peças e equipamentos.

Uma modelagem 3D é uma representação tridimensional de uma peça ou objeto que queremos criar, ela é feita utilizando softwares de engenharia que permitem a produção de modelos em três dimensões, utilizando esses programas podemos criar objetos variados, desde peças simples até modelos que incluem várias peças formando uma montagem final. O que é Modelagem 3D? Quem procura esse tipo de projeto?

A modelagem tridimensional é muito procurada no mercado atualmente e com a facilidade de fabricação alcançada hoje, é possível criar peças e máquinas cada vez mais personalizadas através dos programas. Assim, uma pessoa pode obter o componente específico para utilizar em seu maquinário ou até mesmo criar o produto final a partir da modelagem.

O potencial de inovação da modelagem 3D, o que você pode fazer com ela?

A modelagem computacional possui uma capacidade enorme em inovação, já que podemos jogar nossas ideais no computador, ver como elas ficaram, o que podemos mudar e inclusive o que pode dar errado. Afinal nada melhor do que ter um esboço do seu produto na tela do computador antes de produzi-lo, não é mesmo?

Com os detalhes da peça ou equipamento que você deseja fabricar, um engenheiro competente pode modelar com bastante precisão e segurança o que você imaginou, criar peça por peça e juntar todas elas de forma a gerar uma montagem correspondente ao equipamento final.

Com a modelagem 3D pronta, você pode ainda gerar todos os desenhos técnicos do produto utilizando uma ferramenta do software, obtendo então todos os insumos necessários, medidas, vistas e detalhes do que você está buscando fabricar para te levar direto à fase de produção do seu item.

modelagem 3d fluido e peca

Posso realizar simulações com a minha modelagem?

Sim, outra grande vantagem dos programas utilizados nessa área da engenharia mecânica é o grande número de simulações que podem ser feitas ainda com o modelo 3D no computador.

É possível fazer um cálculo de esforços da peça ou equipamento e assim descobrir quais os pontos mais suscetíveis a quebrar ou amassar quando a peça sofrer algum tipo de tensão, podemos também realizar simulações de dinâmica dos fluidos, térmicas e até mesmo analisar o ciclo de vida daquele produto.

Abaixo podermos ver um exemplo de simulação de esforços e de comportamento de um fluido dentro de um encanamento.
modelagem 3D tension-simulation 

Assim podemos saber o que vai funcionar e o que vai dar errado antes mesmo de investir na fabricação do que ideamos.

Exemplos de projetos de modelagem 3D na Engenharia:

Um de nossos projetos foi o Modelagem 3D – Aeromodelo, o cliente estava desenvolvendo seu projeto de doutorado com ênfase em aerodinâmica, mas o aeromodelo que ele possuía era muito grande para o túnel de vento onde ele iria realizar os testes. Assim ele veio até a Fluxo para que realizássemos a modelagem 3D de seu aeromodelo, com a finalização do projeto o cliente pode utilizar a modelagem obtida para fazer testes virtuais que lhe possibilitaram continuar seu trabalho de doutorado.

modelagem 3D aeromodelo

Outro projeto é o Desenvolvimento de Equipamento – Gaiola de Caminhão, onde o cliente veio até nós para desenvolver uma trava que seria utilizada em cargas de caminhão de forma a dificultar o roubo delas. Para isso foram feitas modelagens 3D de forma a idear qual seria o melhor modelo de travas além de simular os esforços sofridos por elas.

modelagem 3D gaiola de caminhão

A era da impressão 3D e como fazer parte dela. Modelagem de Peças e equipamentos

As impressoras 3D e suas possibilidades são algo que vemos cada vez mais no nosso dia-a-dia, e isso tem lá seus motivos, a precisão e facilidade fornecidas por essa tecnologia é algo incomparável, hoje podemos produzir peças pequenas nos mínimos detalhes utilizando essas máquinas e além disso personalizar o produto para atender necessidades específicas.

modelagem 3D impressora

É aí que entra a modelagem 3D de peças, utilizando os softwares de edição tridimensional, podemos projetar as peças que desejamos fabricar e exportar o arquivo para uma impressora 3D. Tendo a impressora, o material e o modelo podemos produzir com precisão o que desejarmos.

Alguns sites já fornecem modelagens prontas para a impressão que são feitas pela comunidade, hoje podemos encontrar vários deles que disponibilizam os arquivos e até materiais diversos. Mas se você quiser fazer algo personalizado ou criar algo novo dê uma olhada na nossa página de Desenho tecnico e Modelagem de peças e equipamentos e entenda melhor como funciona esse tipo de projeto.

Ficou interessado no tema e quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre como usar a  modelagem 3d em projetos e peças? Separamos alguns artigos que complementam “o que é modelagem 3D.”

Bruno Baccarin

Graduando em Engenharia de Petróleo, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Marketing. Já gerenciou projetos de Modelagem 3D e Desenvolvimento de Equipamento.

This Post Has 5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *