Como Desenvolver Um-novo-produto-quiico-formula-cosmetico-alimento

Você sabe por onde começar a desenvolver um novo produto ou fórmula?

Entenda quais os são passos necessários para viabilizar e como desenvolver um novo produto químico, cosmético ou alimento

Como consultores, percebemos que muitos dos empreendedores que atuam na área de alimentos ou química apresentam um dilema em seu empreendimento. Muitas vezes, o produto desenvolvido por eles não tem o melhor desempenho possível, apresentando problemas na sua composição ou, em outros casos, a solução pedida é o processo químico de como desenvolver um produto para expandir o seu negócio.

Desenvolver uma nova fórmula, seja de um produto mais simples do ramo alimentício ou um mais complexo como um polímero, exige conhecimento técnico, pois eles apresentam planejamentos bem distintos, já que são muito diferentes quimicamente falando. A questão é que você deve estar se questionando o quão difícil e custoso deve ser para realizar esse tipo de projeto, mas fique tranquilo! Confira abaixo por onde e como começar

Como desenvolver um novo produto alimentício:

Verificamos que muitos empreendedores desejam que os seus produtos apresentem características específicas, como um sabor diferente do que produzem ou que o mesmo seja mais ou menos consistente.

Sendo assim, primeiramente, para adequar o produto à uma nova fórmula é necessário um Levantamento de Possibilidades. Como o próprio nome diz é basicamente isso, levantar todas as possibilidades que podem ser realizadas para que o produto seja alterado e assim o cliente tenha um produto adequado à sua vontade.

As etapas seguintes dependem muito do que foi definido na primeira etapa, isso porque diversas possibilidades podem surgir, tais como: Realizar Análises Químicas para compreender melhor um composto, ou Realizar Testes com aditivos químicos, que podem aumentar a validade, mudar o aroma ou deixar o composto mais macio entre outros, aprimorando assim a fórmula.

Essas são duas principais etapas que podem existir, contudo, em projetos da Fluxo, diversas outras possibilidades podem ser apontadas pelo orientador, já que é ele(a) um professor de Engenharia da UFRJ e pode sugerir uma nova rota da formulação que torne-a a mais viável possível.

como-desenvolver-um-novo-produto-fórmula-cosmetico-alimento

Como desenvolver um novo produto químico ou cosmético:

Planejar esse tipo de projeto pode ser um pouco mais complicado de entender porque diversos fatores devem ser considerados, mas irei explicar de forma simples e se você tiver alguma dúvida, pode deixar um recado nos comentários que irei responder.

Assim como no projeto anterior de alimentos, o Levantamento de Possibilidades pode ser uma primeira parte, já que podemos desenvolver uma fórmula do zero ou aprimorar a que o dono já tenha.

A partir do Levantamento de Possibilidades, existem dois caminhos:

1-Pode-se dar andamento ao projeto e sintetizar a fórmula, realizando-se os testes necessários;

2-Fazer um projeto de escopo reduzido e que requer menos investimento,o Estudo de viabilidade.

Ele é indicado para confirmar se o produto consegue ser produzido em escala industrial, pesquisando laboratórios e fábricas no Brasil e verificando se os reagentes não precisam ser importados. Essa é a escolha da maioria dos nossos clientes, pois aumenta a segurança e reduz os custos do projeto, evitando que seja desenvolvida uma fórmula muito difícil de ser fabricada.

Essa última etapa é essencial, nela conseguimos avaliar para o cliente se a sua ideia tem possibilidade de ser aplicada ao seu negócio. Assim, podemos ser honestos com o cliente e não só realizar o desenvolvimento da fórmula, sem saber se ele é aplicável a sua realidade ou se fará diferença no negócio do cliente.

A última etapa, mas não menos fundamental, é a de Síntese da Fórmula e Análise da Fórmula. Nessa etapa, há a formulação do produto em um laboratório da UFRJ e posteriormente uma análise da fórmula obtida, para verificar se os resultados obtidos foram satisfatórios e estão de acordo com o desejo do cliente.

Contudo, é válido alertar sobre os problemas que podem existir caso alguém queira realizar esse tipo de projeto sem o apoio de uma consultoria. Não é correto apenas realizar testes e passar para o consumidor, tendo em vista os danos que podem ser causados com isso. Os conhecimentos necessários para esses projetos são muito específicos e envolvem legislação, portanto esse tipo de projeto requer que os envolvidos tenham bastante experiência no assunto.

Espero que você possa ter entendido um pouco mais sobre as questões abordadas neste artigo e assim determinar se você precisa de um Desenvolvimento de Fórmula, como desenvolver um produto para otimizar seu negócio. Ou ainda, ajudar alguém que precise de informações sobre esse assunto.

Seu comentário é fundamental para que possamos entender melhor suas necessidades, tirar suas dúvidas e nos próximos artigos escrever algo mais aprofundado sobre como desenvolver novos produtos. Contudo, para saber mais sobre como Desenvolver uma Fórmula para o seu negócio, entre em contato conosco e siga o blog da Fluxo para saber das novidades.

This Post Has 12 Comments

  1. Boa tarde, Gostaria de saber se vocês conseguem descobrir a fórmula de um produto e o jeito que ele foi produzido atravéz de uma amostra desse produto.

    1. Boa tarde Rafael,

      Através de análises laboratoriais de uma amostra, podemos elaborar uma fórmula que se assemelhe ao produto original, porém não podemos precisar todos os componentes ou a metodologia completa, pois muitos produtos são protegidos por patentes. Com uma nova formulação que tenha uma efeito semelhante ao produto desejado, o senhor pode implementar sua ideia sem ter problemas legais.

  2. Boa Noite!!!
    Tenho uma marca de molhos de pimenta e gostaria de criar novos produtos (molhos, pestos, geléias).
    Voces prestam esse tipo de serviço?
    Obrigado

    1. Boa tarde Felipe,
      Prestamos esse serviço sim, desenvolvendo e aprimorando novos produtos. Entre em contato conosco através desse link para que nossos consultores da área de Engenharia de Alimentos entendam melhor sua necessidade e elaborem uma proposta.

      Até Breve!

  3. Bom dia, estou querendo desenvolver um composto químico para seguimento de teste de vazamento de gases. Poderia informar em que etapas vocês podem me ajudar?

  4. Olá
    Gostaria de elaborar um produto químico para minha empresa.
    Já trabalhamos com alguns produtos e podemos dá-lo como base.
    Entrem em contato para conversarmos.
    Att
    Wellington

  5. boa tarde!

    estou criando uma linha nova de sabonete liquido, no caso o produto será terceirizado… e um Químico irá criar toda a formula pra mim ..
    Porém estou com dúvida de como e cobrado a taxa de servido dele, você poderia me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *