Conservantes Em Alimentos O Que Sao Como Funcionam

Conservantes Naturais, Caseiros e Artificiais para alimentos: saiba o que são e como escolhê-los

Conservantes Caseiros ou Artificiais? Conheça as diferenças

Conservantes são substâncias naturais ou artificiais usadas para a conservação de alimentos, produtos farmacêuticos, tintas, madeiras e outros diversos produtos.

Na indústria alimentícia, eles são utilizados principalmente para manter as características (sabor, consistência e aparência) e o valor nutritivo dos alimentos. Alguns conservantes naturais, como o sal e vinagre por exemplo, são utilizados há séculos, visto que são ótimos antimicrobianos.

Tipos de conservantes para alimentos industrializados

Conservantes podem ser considerados como aditivos, pois o único propósito do grupo é conservar o alimento, procurando sempre não alterar suas propriedades físicas, químicas e nutritivas. Eles podem ser categorizados em três tipos:

  • Antioxidantes

Esse tipo de conservante impede que o alimento reaja com o oxigênio, ou seja, oxide. Assim como o oxigênio presente na atmosfera oxida o ferro, o mesmo efeito pode ocorrer com alimentos expostos. É fácil observar esse processo ao cortar uma maçã e deixá-la em contato com o ar, por exemplo, já que a mesma rapidamente fica escurecida.

Um antioxidante bastante comum usado em alimentos é o ácido ascórbico (vitamina C). O seu efeito é perceptível quando a mesma experiência realizada com a maçã é refeita com a laranja: ao deixá-la cortada em contato com o ar, demora muito mais para escurecer.

  • Antimicrobianos

Atuam inibindo micro-organismos que podem prejudicar a qualidade do alimento. Como já citado anteriormente, o sal é o exemplo mais tradicional desse tipo de conservante. O cloreto de sódio (também conhecido como sal de cozinha) absorve a água presente no alimento e evita que o mesmo absorva água presente no ar, o que impede que os micro-organismos se desenvolvam. Uma forma mais drástica de conservar os alimentos usando esse mecanismo é a desidratação. Alimentos que são desidratados para a venda são frequentemente salgados, e têm sua validade bastante estendida.

  • Inibidores enzimáticos

Alguns alimentos possuem enzimas que aceleram o seu próprio processo de degradação, como é o caso da batata, por isso a mesma escurece tão rápido em contato com o ar. Conservantes desse tipo atuam no retardo ou impedimento da atuação dessas enzimas, evitando a rápida deterioração do alimento.

Como identificar os conservantes adequados para bolos, doces  ou bebidas?

Para saber quais conservantes são utilizados em um certo tipo de alimento, é necessário verificar o rótulo do mesmo. Porém, nos produtos comercializados no Brasil, os conservantes são expostos pelo seu código, seu INS (Sistema Internacional de Numeração de Aditivos). Para verificar a lista, basta entrar no site da Anvisa.

A vitamina C e o sal são truques clássicos para a conservação caseira de alimentos. Porém, ao iniciar uma produção em maior escala, especialmente na comercialização, muitas vezes é necessário estudar qual o melhor tipo de conservante a ser utilizado. Nesses casos, é necessário fazer um estudo dos Métodos de Conservação adequados ao produto.

Ficou interessado sobre a questão de conservantes para comercialização? Conheça formas de conservar alimentos por mais tempo no nosso artigo. Entre em contato conosco e continue seguindo o Blog da Fluxo para estar sempre a par de todas as novidades!

Carolina Cinelli

Graduanda em Engenharia Química, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Gestão de Pessoas. Gerenciou projeto de Desenvolvimento de Produto e Fórmula.

This Post Has 55 Comments

    1. Boa tarde Sam,

      Podemos sim prestar consultoria específica para aumentar a validade de seu produto. Entre em contato conosco nesse link para que nossos consultores possam atender sua necessidade.

      Até Breve!

    1. Boa noite Lucineide,

      A lista de conservantes artificiais permitidos para cada tipo de alimento se encontra no site da Anvisa e a grande maioria pode ser comprada via online.

      Até Breve!

    1. Boa tarde Maxmiller,

      Para escolher o conservante ideal para um produto, é necessário verificar a composição do produto, além da embalagem utilizada e outros fatores específicos. Entre em contato conosco através desse formulário para que nossos consultores da área de Engenharia de Alimentos possam entender melhor sua necessidade e elaborem uma proposta.

      Até Breve!

    1. Boa tarde Maria,

      Para que se escolha o melhor conservante, é fundamental saber a composição do molho e outras particularidades. Entre em contato conosco nesse link para que nossos consultores da área de Engenharia de Alimentos entendam melhor sua necessidade e elaborem uma proposta.

      Até Breve!

  1. Olá,
    Tenho um problema, quando produzimos docinhos, tipo casadinho ou qualquer outro confeitado com açúcar, depois de um tempo o docinho fica melado estragando a apresentação e a embalagem, sei que provavelmente o açúcar esta absorvendo umidade do docinho, o que posso fazer para evitar que isso ocorra?

    1. Boa tarde Marcelo,

      Tal problema de umidade deve estar ocorrendo principalmente devido ao clima da sua região. Recomendo manter os doces refrigerados.

      Até Breve!

  2. Boa tarde,
    gostaria de verificar qual conservante seria indicado na produção para comercialização de bolo de rolo? este é um bolo típico do nordeste mais especifico do estado de Pernambuco, similar ao rocambole, porém em camadas extremamente finas.
    Desde já agradeço.

  3. Olá, eu gostaria de saber onde eu posso encontrar conservante químico eu acho para colocar pasta para mecânico aqui em são José campos SP, ou se existe um conservante caseiro.obrigado.

  4. Olá, boa noite. Me chamo Mizaelly, sou nutricionista e trabalho com uma empresa de opções de lanches saudáveis. Buscando mais alternativas saudáveis para meus pacientes e clientes venho tentando desenvolver um leite de Amêndoas. Gostaria de saber uma forma de conservar mais esse produto, visto que ele só dura de 3 a 4 dias na geladeira. E de forma natural. Agradeço se puder me ajudar, obrigada

  5. TRABALHO COM BISCOITO PET 100% NATURAL ,NAO QUERIA COLOCAR CONSERVANTES MAS APARA VENDA EXTERNA PRECISO QUE TENHA DURABILIDADE , O QUE POSSO USAR NO MEU CASO PARA CONSERVAR ESSES BISCOITOS ?

    1. Olá, tudo bom Neide?
      Legal sua iniciativa de negócio na área de alimentos. Quando falamos em conservação de alimentos, estamos trabalhando numa área muito sensível, pois existem muitas variáveis que influenciam no tempo de prateleira do seu produto, como o modo de produção, o modo de embalagem, ingredientes utilizados, entre outros. Para que possa ser dado uma resposta certa, é preciso que se tenha mais detalhes e se estude melhor a composição e as etapas da deteriorização do alimento. Caso tenha interesse, você pode entrar em contato com um de nossos consultores para saber mais sobre o projeto de Métodos de Conservação.
      Você pode acessar o formulário por esse link.

    1. Olá, Guilherme!

      Esse tipo de produto já é vendido normalmente e você consegue encontrá-lo no mercado como Snow Sugar. Tais produtos costumam ter um tempo de prateleira de 8 meses, já que sua composição não é tão delicada e o pote hermeticamente fechado garante uma maior durabilidade. Caso ainda persista alguma dúvida, você pode entrar em contato com um de nossos consultores pelo Formulário de Contato.

  6. Olá. Estou querendo fazer comida natural para pets, queria saber qual o conservante mais natural possível para que as comidas durem pelo menos 30 dias?

    1. Boa noite, Klecio.
      Para se determinar qual é o melhor conservante a ser utilizado para um alimento, é importante que saibamos um pouco mais a fundo sobre sua composição. Diferentes tipos de alimentos requerem diferentes condicionamentos em seu preparo ou armazenamento. Em alguns casos, apenas uma mudança na forma de embalar pode resolver seu problema. Já em outras, é preciso a alteração na receita, a fim de torna-la mais resistente a proliferação de microorganismos.
      Você pode entrar em contato conosco para explicar um pouco mais do seu produto e saber sobre nossos projetos.

  7. Boa tarde! Como posso conservar mais o meu tempero caseiro que faço para vender para as pessoas? qual conservante natural e quantidade dele no tempero é eficaz? Quanto tempo o alimento dura com esses conservantes? grata
    Francilene

    1. Olá, boa tarde Francilene.
      A forma de aumentar o tempo de prateleira de um determinado alimento varia muito, desde a mudança na forma de embalagem, mudanças na própria receita ou com aditivos químicos. Para definir a melhor forma, é preciso se conhecer um pouco mais do seu produto. Você pode saber mais no nosso artigo sobre os Diferentes tipos de Conservantes.Caso seja do seu interesse, pode estar entrando em contato com um de nossos consultores.
      Pode fazer isso pelo seguinte link: Métodos de Conservação

  8. Estou iniciando uma pequena industria de fabricação de doces em adição de açúcar, e preciso saber qual ou quais conservantes posso utilizar, visando a não proliferação de mocroorganismos nos doces.

    1. Estou iniciando uma pequena industria de fabricação de doces em adição de açúcar, e preciso saber qual ou quais conservantes posso utilizar, visando a não proliferação de mocroorganismos nos doces.

      1. Boa tarde, Julio!

        Preencha este formulário e um de nossos consultores da área de Engenharia de Alimentos entrará em contato rapidamente para dar instruções e entender melhor sua necessidade.

        Até Breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *