Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento sustentável: como crescer aliando-se a ele

O que é desenvolvimento sustentável?

Um ponto em comum entre todas as empresas do século XXI, sejam elas microempresas ou multinacionais, é o desafio de aliar o crescimento com o desenvolvimento sustentável. Não é à toa que o tema ainda aparece mais em discussões do que em ações propriamente ditas. Isso acontece pois a maioria das pessoas ainda associa a sustentabilidade ao impacto zero, uma ideia que na prática é inviável para a sobrevivência de qualquer espécie. Na realidade, três pilares básicos resumem a ideia de desenvolvimento sustentável: ser ao mesmo tempo economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. Mas a grande questão é: como atingir isso?

  • Analise criticamente a sua estrutura física

Frequentemente, é possível observar gastos excessivos em empresas devido à falta de manutenção na sua estrutura. As máquinas e a parte elétrica, por exemplo, geram um grande desperdício de energia quando apresentam irregularidades ou estão obsoletos, sem contar o fato de que ligações elétricas inadequadas podem provocar acidentes.

Investimentos como trocar lâmpadas tradicionais por LED ou trocar o ar condicionado por um novo com baixo consumo energético, podem gerar um gasto inicial, porém eventualmente o retorno é recebido, visto que novos aparelhos possuem um consumo muito mais baixo, além de evitar acréscimos no orçamento e reduzir o impacto ambiental causado com a produção energética.

  • Busque parcerias de coleta seletiva locais

Separar produtos descartados para a reciclagem pode ser desmotivador, principalmente quando a coleta regular acaba misturando tudo que foi separado. Por isso, é interessante procurar cooperativas locais que realizam essa coleta. Dessa forma, você consegue ter um melhor destino para os resíduos da empresa, e também ajuda a desenvolver a coleta seletiva da sua região.

  • Seja um bom “vendedor” da sustentabilidade

Não basta que o dono ou o líder de uma empresa tenha a iniciativa de tornar seu desenvolvimento sustentável, visto que as mudanças incluem a colaboração nas pequenas ações do dia-a-dia. Logo, é importante que a ideia seja “comprada” por todos os funcionários, sendo uma ótima oportunidade de relacionamento, educação e engajamento.

  • Alie a sustentabilidade ao branding do seu negócio

Atualmente, os consumidores tendem a procurar marcas que possuem a sustentabilidade como um de seus pilares. Por isso, ser sustentável tornou-se também um fator de competição por esse crescente perfil de consumidor no mercado.

Atividades produtivas ou eventos neutros são ótimas oportunidades para a venda da imagem sustentável de uma empresa ou fábrica, ao mesmo tempo em que se contribui com a preservação do meio ambiente. Por isso a Neutralização de Carbono é cada vez mais utilizada como uma estratégia de marketing e também uma ação ecologicamente correta. Essa neutralização consiste em mapear todos os gastos energéticos de uma atividade ou evento, e quantificá-los em relação a quantidade de gases emitidos, geralmente compensando essa emissão por meio do plantio de árvores.

Neutralização de Carbono no desenvolvimento sustentável

Um exemplo em que a Fluxo realizou essa neutralização foi no projeto Neutralização de Carbono XI Semana Fluxo. Foram calculados o consumo de energia elétrica durante o evento e a emissão de gases no transporte das pessoas até o evento, na Ilha do Fundão. Depois, essa quantidade foi convertida no número de árvores necessário para compensar os Gases de Efeito Estufa (GEE’s). Com o apoio do Projeto Ilha do Catalão da UFRJ, foram fornecidas mudas, que foram plantadas na Ilha do Catalão, viabilizando a sustentabilidade do evento.

Para saber mais sobre como tornar-se uma empresa sustentável e ao mesmo tempo valorizar a sua marca, entre em contato conosco e siga o blog da Fluxo para ficar por dentro de todas as dicas.

Carolina Cinelli

Graduanda em Engenharia Química, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Gestão de Pessoas. Gerenciou projeto de Desenvolvimento de Produto e Fórmula.

This Post Has 3 Comments

  1. Cada vez mais o cliente busca uma empresa que além de realizar bons serviços também inspira valores. Muito bem executada a ligação do tema com o marketing da empresa.
    Parabéns Carol! Mais um lindo texto pro nosso Blog!

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