Manual Bpf

A importância do Manual BPF para o funcionamento de um restaurante

Por que o Manual BPF é necessário?

Esse artigo sobre manual BPF faz parte da nossa série de dicas para ter um restaurante lucrativo:

O Manual de Boas Práticas de Fabricação (Manual BPF) é um documento que descreve informações e procedimentos sobre produção, manipulação, transporte, armazenagem e comércio de alimentos. Portanto, qualquer estabelecimento( bares, restaurantes e indústrias) que realize alguma dessas etapas precisa possuí-lo pois ele garante a qualidade sanitária aos consumidores, além de fazer com que esses locais se adequem à lei sanitária federal.

As informações contidas nesse documento são únicas para cada estabelecimento, uma vez que esses têm rotinas distintas e, dessa forma, precisam de diferentes adequações. O manual bpf é composto por uma série de regras que devem ser seguidas em cada procedimento que o estabelecimento realiza, certificando assim a qualidade e higiene dos alimentos.

Além disso, é possível o desenvolvimento de  planilhas de controle que verificam se os passos descritos no documento estão sendo, de fato, seguidos, controlando a adequação dos funcionários ao manual. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o BPF torna-se obrigatório para todos os estabelecimentos ou empresas que trabalham com alimentos exigindo que as boas práticas de manipulação e higiene sejam documentadas.

Já pensou no dia-a-dia do seu restaurante ou food truck? Em tudo que é feito diariamente por um funcionário de forma correta e padronizada? E se esse funcionário saísse da sua empresa? Como ficaria a produção?

Por isso que, para caso esse cenário ocorra, fornecemos duas dicas que serão mais bem exploradas no manual BPF, mas que já podem ajudar na otimização do seu estabelecimento, melhorar a qualidade do trabalho e consequentemente a satisfação dos clientes:

1 Faça uma levantamento dos processos realizados diariamente no seu estabelecimento e documente-os

É simples! Basta desenvolver uma forma de padronizar a sua produção, fazendo o levantamento dos processos realizados para que qualquer funcionário possa executar a ação e o resultado ser sempre o mesmo! Assim, na falta de um funcionário que executaria uma tarefa, um outro poderá ler essas informações e segui-las, conseguindo, assim, o mesmo resultado que o funcionário habitual. A padronização dos produtos é muito importante para esse tipo de empreendimento e com certeza os clientes ficarão muito satisfeitos ao terem sempre o mesmo padrão de qualidade nos pedidos.

2 Manual BPF e a Higiene

Defina e documente os procedimentos de higiene necessários para o estabelecimento

É importante, tanto para a saúde dos próprios funcionários quanto dos clientes, garantir que seus funcionários estejam todos alinhados em relação à higiene. Por isso, é necessário identificar quais procedimentos de higiene são essenciais para a manipulação de cada alimento, como os recipientes devem ser lavados e como os produtos devem ser conservados.

E que tal informar a toda a sua equipe essas formas corretas? É importante criar nos funcionários a cultura do cuidado com os procedimentos de higiene. Com certeza, com esse alto padrão de higiene, seus clientes vão perceber o cuidado com que são tratados.

Mas lembre-se: essas são apenas dicas para uma otimização de um bar ou restaurante, porém o manual ainda se faz necessário, pois engloba mais ações rotineiras e específicas de cada estabelecimento. Além disso, de acordo com a Anvisa,  apenas em posse desse documento o local é autorizado a funcionar e servir seus clientes.

Então, já se convenceu de como é essencial ter um Manual BPF (Boas Práticas de Fabricação)?

Ficou com alguma dúvida sobre esse documento? Veja esse artigo sobre os benefícios de um BPF antes de solicitar nossa consultoria em BPFDeixe um comentário e não deixe de seguir o blog para mais dicas sobre esse e outros tipos de empreendimentos.

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

This Post Has 9 Comments

  1. TRABALHO NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MAGÉ RJ E NECESSITO DE ESTAR SEMPRE ME APERFEIÇOANDO, GOSTARIA DE SABER SOBRE PÓS NA ÁREA

    1. Boa noite, estou iniciando uma confeitaria, gostaria de saber a disponibilidade e valores para confecção de um manual para a mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *