Neutralização De Carbono Em Eventos

Neutralização de Carbono: como aliar sustentabilidade ao seu evento

O acúmulo excessivo de gás carbônico na atmosfera é um dos principais causadores do aquecimento global. Desde o início dos anos 90, o debate sobre sustentabilidade tem ganhado força e feito com que muitas empresas invistam na neutralização de carbono de seus eventos oficiais.

Gases de efeito estufa são emitidos quando viajamos de avião, andamos de carro, utilizamos ar condicionado e geramos resíduos, por exemplo. Reduzir as emissões de gás carbônico é essencial nos dias de hoje, mas as emissões inevitáveis podem ser compensadas através de ações ambientais. Ou seja, a mesma quantidade de CO2 emitida nas empresas, produtos, eventos ou no seu dia a dia pode ser retirada através da Neutralização de Carbono com o plantio de árvores, por exemplo.

O que é um evento neutro?

Um evento é neutro em carbono quando: as emissões de gases de efeito estufa devido ao evento são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção.

Como é feita a neutralização de carbono em eventos?

Primeiramente, é preciso compreender a dinâmica do evento. Após ter uma noção da sua área de atuação e proporção, é possível elaborar uma forma de identificação das principais fontes poluentes, que normalmente se dividem em gastos energéticos, gastos de transporte e geração de resíduos. É realizado então, um levantamento de todos esses dados durante a realização do evento, fazendo, por exemplo, a identificação do meio de transporte e o combustível utilizados por congressistas e palestrantes. A partir daí, é possível calcular as emissões de gases de efeito estufa associadas às atividades do evento.

Quais são os benefícios da neutralização de carbono em eventos?

O mercado de eventos está aquecido no Brasil e o segmento de eventos carbono neutro cresce na mesma proporção do interesse de grandes corporações e empresas de todos os portes, que querem ver suas marcas ligadas às práticas sustentáveis.

Eventos neutros são ótimas oportunidades para as organizações venderem a sua imagem e dessa forma, a Neutralização de Carbono vem sendo cada vez mais utilizada para potencializar o marketing e valorizar a marca de empresas e eventos. E assim, além de promover a sustentabilidade, a Neutralização funciona como uma ferramenta para a captação de investimentos e patrocinadores para os eventos.

Por que neutralizar o carbono do seu evento?

A neutralização de carbono, além de promover melhora da qualidade de vida, também promove o uso sustentável de recursos. Fomentar práticas sustentáveis significa ser responsável perante a sociedade, contribuindo para a educação e engajamento público quanto às mudanças climáticas.

Projeto Ilha do Catalão

Um exemplo é o impacto que o projeto Neutralização de Carbono XI Semana Fluxo obteve na Ilha do Catalão da UFRJ, uma reserva ecológica localizada dentro da Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.

Foram levados em conta o consumo de energia elétrica durante as atividades do evento e a queima de combustível com o transporte de cada congressista credenciado até a Ilha do Fundão. A neutralização das emissões se deu por meio do plantio de árvores, que ao consumir gás carbônico durante o seu crescimento, compensarão a quantidade de gases de efeito estufa (GEE’s) que foi emitida durante o evento.

Esse projeto contou com o apoio do Projeto Ilha do Catalão da UFRJ, que fomenta atividades de ensino, pesquisa e extensão no Catalão, uma península anexada à Ilha do Fundão. Essa ilha vinha sofrendo grande degradação, e graças à esse trabalho vem sendo revitalizada de forma surpreendente. Para tal, o projeto conta com o apoio operacional, de segurança e de infraestrutura por parte da Prefeitura Universitária da UFRJ.

neutralizacao-carbono-eventos-ufrj-catalao-fluxo-consultoria

Para Neutralização de Carbono da XI Semana Fluxo, o projeto forneceu as mudas das plantas, além de realizar uma visita guiada ao local, onde as mesmas foram plantadas, garantindo a redução do impacto ambiental causado pelo evento.

Para conhecer mais e colaborar com o projeto que está rendendo muitos frutos e impactando diretamente na mudança da realidade local? Acesse a página do Parque do Catalão da UFRJ no Facebook clicando aqui e fique por dentro de todas as atividades.

Gostou do artigo? Espero que você procure nosso suporte para reparar a pegada ecológica do evento da sua empresa.

Luiza Guimarães

Graduanda em Engenharia Química, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing. Gerenciou projeto de Métodos de Conservação em Alimentos.

This Post Has One Comment