Pgrs-plano De Gestao De Residuos Solidos

O que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a licença que evita multas à sua empresa e reduz seu impacto ambiental (PGRS)

Este artigo foi escrito pela CONSEQ – Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior da UEM

Benefícios do plano de gerenciamento de resíduos sólidos para empresas PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental, que comprova a capacidade de uma empresa de gerir de modo ambientalmente correto todos os resíduos que gera. Ele oferece uma segurança de que os processos produtivos serão controlados, minimizando a geração de resíduos na fonte, reduzindo e evitando grandes poluições ambientais e suas consequências para a saúde pública e desequilíbrio da fauna e da flora.

pgrs-plano-residuos-solidos

Legislação na gestão de resíduos sólidos

Para entender o que é um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, precisamos saber como a legislação ambiental se adaptou com o passar do tempo. No Brasil, desde 2010, os PGRS são obrigatórios para determinados setores e a elaboração destes deve ser feita pelo setor público a nível federal, estadual e municipal e por empresas públicas ou privadas, de acordo com a Lei 12.305/2010.

No projeto, é feito um resumo das informações gerais sobre o organograma da empresa, um fluxograma dos procedimentos realizados e um diagnóstico da situação da empresa no momento, com relação às fontes pontuais de cada resíduo e aos procedimentos de gerenciamento, caso já forem realizados.

Além disso, é elaborado um descritivo dos procedimentos a serem adotados no gerenciamento dos resíduos para as etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final, entre outros. É proposto que se realize um acompanhamento e controle eficaz da implantação, manutenção e aprimoramento do PGRS na empresa. E, ainda no escopo do projeto, é oferecida capacitação aos funcionários da empresa sobre diversos aspectos ambientais.

Como mostrado no E-book, o PGRS é um projeto simples e essencial para a normalização de comércios ou industrias, sendo de grande importância para se manter dentro das leis e para não agredir o meio ambiente.

Exemplo de projeto de resíduos sólidos (PGRS)

Desde 2008, o PGRS é um projeto que está presente no portfólio da CONSEQ (empresa de Consultoria e Soluções em Engenharia Química, situada em Maringá – PR) e até hoje  foram realizados nove projetos de plano de resíduos, sendo que o mais importante deles teve como cliente Terminais Aéreos Maringá – SBMG  – S/A, responsáveis pela gestão do Aeroporto Regional de Maringá. Foi realizado em 2012 e teve a maior duração dentre os PGRS já feitos, durando em torno de 4 meses para a elaboração do relatório final.

Sendo assim, ele contém, detalhadamente, as instalações do aeroporto, dados estatísticos da entrada de viajantes, embarcações, aeronaves e meios de transportes terrestres. Além disso, também possui a listagem das empresas instaladas para tipificação e quantificação da carga movimentada com média mensal, assim como a legislação envolvida, diagnóstico situacional e as diretrizes para o plano de gerenciamento de resíduos. Essa divisão é feita de acordo com o tipo de resíduo e características dos equipamentos de acondiciamento e transporte dos resíduos sólidos para cada concessionária.

Ficou interessado sobre o plano de gerenciamento de resíduos sólidos? Entre em contato conosco.

A CONSEQ e os Planos de gerenciamento de resíduos

Hoje em dia, a CONSEQ também acompanha todo o processo de aceitação do PGRS dos seus clientes nos órgãos municipais responsáveis. Em Maringá, por exemplo, é necessário que aconteça  o preenchimento online de um formulário da Prefeitura conforme Lei 12.305/2010, onde todo o Plano de Gerenciamento da empresa é detalhado. Saiba mais sobre a licença no Blog da CONSEQ.

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *