Rotulagem Nutricional De Alimentos-Fluxo Contultoria

Rotulagem: você comercializa alimentos saudáveis?

Valor energético, carboidratos, proteínas e gorduras; saiba como a rotulagem possui um papel importante na promoção da alimentação saudável e na redução dos índices de obesidade e doenças cardiovasculares.

A Política Nacional de Alimentos e Nutrição define a Rotulagem Nutricional como uma estratégia importante no combate a diversas doenças crônicas que estão diretamente ligadas aos hábitos alimentares do ser humano. Se você é dono de restaurante, de um estabelecimento produtor de alimentos ou ainda um empreendedor que pensa em começar um negócio no ramo, é necessário incluir as informações nutricionais.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rotulagem nutricional é toda descrição destinada a informar ao consumidor as características nutricionais de um alimento e o seu uso obrigatório é regulamentado no Brasil desde 2001.

É necessário que as informações contidas nos rótulos sejam completas e verdadeiras quanto à composição, qualidade, quantidade e demais características do alimento. Dessa forma, evitam-se confusões no entendimento das informações por parte do consumidor. Para garantir uma declaração correta e clara dos dados nutricionais, são necessários: Cálculo dos valores nutricionais e percentuais diários do alimento, que envolvem metodologias analíticas aprovadas por órgãos fiscalizadores, além de informações adicionais que informem o consumidor o que ele está ingerindo.

Em que consiste a Rotulagem?

Para o cálculo dos valores nutricionais, é obrigatória a declaração do valor energético dos seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Além disso, também precisam constar no rótulo informações como: ingredientes (exceto alimentos de ingrediente único, como açúcar, farinha, etc), origem, prazo de validade, conteúdo líquido e lote.

Já os valores percentuais diários, são números que indicam o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação à uma dieta de 2000 calorias. Além disso, também deve constar o valor da porção do alimento, que mostra a quantidade média do produto que deve ser ingerida por uma pessoa sadia cada vez que o alimento é consumido, a fim de promover hábitos de alimentação saudáveis.

Seguindo as normas determinadas pelos órgãos fiscalizadores, a elaboração das informações nutricionais possui papel importante na geração de melhor qualidade de vida para a população. A rotulagem nutricional deve ser vista pelo fabricante como algo que vai além apenas do cumprimento da lei, pois ela é a ferramenta que dá, ao consumidor, o direito de conhecer, analisar e selecionar os produtos que farão parte da sua alimentação diária como explicamos nesse artigo de rotulagem para consumidores.

Quer empreender na área de alimentos ou ficou com alguma dúvida sobre  como fazer rotulagem nutricional? Mande seu comentário e não deixe de seguir o Blog da Fluxo Consultoria. A partir da rotulagem, seu número de clientes irá crescer, você pode buscar os melhores conservantes e até solicitar uma consultoria em engenharia química e de alimentos

Luiza Guimarães

Graduanda em Engenharia Química, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing. Gerenciou projeto de Métodos de Conservação em Alimentos.

This Post Has 4 Comments

    1. Olá, Letícia.

      No seu caso a rotulagem seria muito importante, pois mostraria ao público (interessado em alimentos saudáveis) os benefícios do seu produto (quantidade de açucar), valor energético e outros componentes. Além disso, é uma exigência da Anvisa obrigatória para vendas em estabelecimentos comerciais como supermercados.

      http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/rotulagem-nutricional/?utm_expid=100901639-5.EhzdDrgWTJCCHIl_d__Qjg.0

      Você pode entrar em contato com um consultor e enviamos uma proposta, esses projetos costumam ser bem rápidos, com retorno imediato.

  1. Boa tarde desenvolvi um equipamento para fazer raspa da batata doce após vou fazer a secagem e triturar para produção da farinha de batata.Quais são os procedimentos para eu legalizar esse produto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *