Tecnologia

Como a tecnologia está mudando a maneira como as pessoas abrem empresas

Você já parou para pensar na forma que a tecnologia mudou a nossa forma de fazer negócios?

Quando você precisa do telefone de uma pizzaria ou de algum outro serviço, aonde você costuma pesquisar? Com certeza não é por meio daquelas enormes listas telefônicas que costumávamos receber, certo? A internet está tão intrínseca em nosso cotidiano que a maioria das propagandas é feita por e-mail ou pelas redes sociais. Dessa forma, é inegável o fato de que não só o modelo de fazer negócios mudou, mas também o perfil dos empreendedores e dos consumidores foi influenciado pela tecnologia.

No entanto, não é só de uma grande ideia que nasce um pequeno negócio. Segundo Relatório realizado pela Global Enterpreneurship Monitor, o Brasil já é o país com maior número de abertura anual de empresas, todavia, embora nossos clientes já estejam vivendo o século XXI, as pessoas continuam adotando o mesmo estilo gerencial de tempos passados. Por mais que a aparência tenha mudado, a essência do empreendedorismo continua a mesma, uma vez que o empresário ainda deseja encontrar o público alvo para adquirir a sua ideia.

Nesse sentido, confira a seguir algumas mudanças advindas da tecnologia e que alteraram a estruturação da sua empresa.

  • Internet como Fonte de Conhecimento e Divulgação

Em um primeiro momento, principalmente durante a fase de estruturação do seu negócio, a internet funciona como aliada do empreendedor ao fornecer uma vasta quantidade de informações úteis. Nesse sentido, se você deseja abrir a sua empresa e começar o seu negócio, basta clicar em Empreenda com o Facebook ou em Conecte Seu Negócio para desfrutar das informações presentes nessas plataformas online. Além disso, essa tecnologia alterou a maneira a qual as pessoas abrem empresas, uma vez elas podem validar as suas ideias por meio de formulários online, e não por meio de pesquisas realizadas nas ruas. Nesse sentido, a divulgação pelas redes sociais favorece a consolidação da sua marca no mercado.

  • Soluções tecnológicas para desenvolver seu negócio

 A tecnologia permitiu que os empreendedores inovassem na maneira de abrir uma empresa ao facilitar diversos aspectos da gestão administrativa. Como exemplo, podemos citar o Aplicativo Conta Azul, na qual o usuário tem acesso ao controle financeiro de sua empresa, além de emissão de nota fiscal, permitindo que uma pessoa investisse menos capital nesse setor devido a sua praticidade. Para maiores informações sobre aplicativos, sugerimos a leitura do artigo 6 Aplicativos para empreendedores desenvolverem seu negócio e demais artigos da árrea de tecnologia e engenharia.

  • Tecnologia em negócios 100% Virtuais

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é uma tecnologia que funciona via Web e facilita não só a busca e obtenção de dados, mas também a gestão dos documentos do seu negócio. Ao passo que antigamente era necessária uma grande parcela do espaço físico da sua empresa para administrar esses documentos, pode-se utilizar o GED ou um Serviço de Compartilhamento nas Nuvens para armazenar esse tipo de dado. Sendo assim, a quantidade de empresas 100% Virtuais vem crescendo nos últimos anos devido a essa independência de um espaço físico, além da praticidade proporcionada pela internet. Embora esse modelo de negócio ( uso de tecnologia ) tenha um baixo custo inicial, empresas 100% virtuais operam com margens de lucro menores dada a alta concorrência.

  • Contabilidade Online

De fato, hoje em dia é mais fácil abrir uma empresa do que no passado. Caso você não deseje se envolver com as questões burocráticas relacionadas à abertura de uma empresa, você pode contatar um serviço de Contabilidade Online e gestão de informação, sendo necessário somente pagar as taxas relacionadas à mensalidade do serviço de tecnologia e informar os dados necessários, que você terá todos os insumos para abrir o seu negócio.

Por fim, ao empreendedor, resta estar atento às novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e que podem fazer a sua ideia decolar.  Sendo assim, por que não investir você também em tecnologia na hora de abrir a sua empresa? A Fluxo oferece consultoria em engenharia e teve um crescimento altíssimo quando se adaptou a esse novo modelo de negócios.

Se gostou do artigo, deixe um comentário para estimular o autor e responda de que forma a tecnologia está influenciando a sua empresa.

Luís Felipe Piragibe

Graduando em Engenharia Mecânica, e atualmente trabalho como Coordenador de Projetos no setor de mecânica, materiais, metalúrgica, naval, nuclear e petróleo. Já gerenciou projetos de Modelagem, Desenvolvimento de Máquina, Desenvolvimento de Aplicativo e Construção Civil.

This Post Has 7 Comments

  1. […] Embora não seja uma linguagem de programação, e sim de marcação, o HTML não pode deixar de ser citado para o frontend do desenvolvimento web. Ele é responsável pelo “esqueleto” da página, como cabeçalhos e rodapés. Junto com ele estão o CSS , usado para estilizar o conteúdo dos sites (cores, imagens, fontes e detalhes). No backend são utilizados o PHP e o MySQL (Banco de Dados). Muitas outras linguagens são utilizadas para desenvolvimento web, sendo estas as mais comuns para quem quer  começar a empreender com o pé direito. Saiba mais sobre como a tecnologia está mudando a forma das pessoas abrirem empresas. […]

  2. […] Empreender requer muito mais que uma boa ideia de negócio e já faz parte do senso comum entre empreendedores experientes que a execução bem-feita de um projeto é o diferencial entre cases de sucesso e fracasso. Por isso, reunimos os aplicativos para empreendedores desenvolverem seu negócio. No artigo, aqueles que desejam a disciplina e organização encontrarão os fatores essenciais para definir os rumos que sua empresa pode tomar a longo prazo, principalmente quando avaliamos o impacto da tecnologia nas empresas. […]

  3. Com certeza teremos que nos adaptar a tecnologia. Me arrisco a dizer que ao invés de um diferencial, o uso do gerenciamento digital alcançará a trivialidade em breve; sepultando os que não acompanharem.

    Gostei do texto, me lembrou Darwinismo digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *