Aplicativos Para Empreendedores

Como desenvolver um aplicativo de sucesso?

Uma análise realizada pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2012, mostrou que o número de aparelhos celulares no Brasil ultrapassou 245 milhões. Já em fevereiro de 2013, outra pesquisa realizada com donos de smartphones de 5 países, pela empresa de tecnologia Apigee, mostrou que 82% dos entrevistados não passaria um dia sequer sem determinados aplicativos de seus celulares. Qual seriam os segredos de um aplicativo de sucesso?

Quanto custa um aplicativo: Entenda o preço dos projetos.

Atualmente, grande parte das pessoas utiliza celulares, tablets ou outros dispositivos móveis não só para fins pessoais mas também para fins comerciais. É por isso que os aplicativos são importantíssimos no mercado atual. Eles proporcionam aos clientes a facilidade de acesso à informações e serviços de forma rápida e prática.

Não importa qual é o seu negócio, o desenvolvimento de aplicativo móvel pode ajudar a fidelizar e atrair mais clientes. É evidente que, nos dias atuais, antes de mais nada os clientes irão procurar por um produto ou serviço online. Se a sua empresa possui um aplicativo de sucesso que os usuários possam baixar, ela irá passar uma ótima impressão, além de se destacar da concorrência.

Além disso, você pode não ter um empreendimento, mas desejar criar um aplicativo de sucesso para o público e fazer disso o seu empreendimento. Para ambos os casos, seguem os benefícios que podem gerar para sua empresa e para seus clientes, além de dicas pontuais para tornar seu aplicativo um sucesso.

1 Benefícios para sua empresa

  • Fidelização dos clientes que estarão em contato mais intenso com sua marca;
  • Dinamizar o contato com o público, facilitando o contato entre empresa e cliente;
  • Fortalecer a sua marca pois o aplicativo estará presente no dia-a-dia;
  • Ter feedback dos seus clientes de forma prática;

2 Benefícios para os clientes

  • Ter praticidade e comodidade para tirar dúvidas sobre a empresa;
  • Ter acesso rápido aos serviços;
  • Fazer compras pelo aplicativo, se for o caso;
  • Entrar em contato com a empresa de forma rápida;
  • Dar sugestões ou críticas diretamente para empresa de forma prática.

Dicas para aumentar a visibilidade e ter um aplicativo de sucesso

  • A maioria dos aplicativos de sucesso são gratuitos, por isso busque patrocinadores que se interessem pela sua marca e pelo público alvo a ser atingido, além de outras formas de obter retorno financeiro;
  • O desenvolvimento de aplicativo deve levar em conta a facilidade dele ser encontrado, por isso é importante a divulgação do app em redes sociais e a publicação em plataformas como Play Store ou App Store;
  • Deixe claro os serviços que você proporciona, para isso, faça uma descrição e apresentação do aplicativo que condiz com os serviços prestados;
  • Entregue algo de valor, que tenha utilidade no dia-a-dia do usuário fazendo com que ele seja utilizado regularmente. Um aplicativo que só é utilizado uma vez ou poucas vezes não faz sucesso e logo é esquecido;
  • Crie um design bonito, algo que deixe o usuário confortável em usar o seu app e que passe a impressão de que sua empresa é profissional e de qualidade. Para isso, é importante que o programador e o designer que irão desenvolver o aplicativo tenham experiência;
  • Faça um aplicativo simples e de fácil manuseio, é importante que o programador e o designer envolvidos no desenvolvimento de aplicativo se preocupem que todas as funções sejam intuitivas, pois ninguém perderá tempo lendo um manual de instruções de um aplicativo;
  • Capte o feedback dos usuários e implemente melhorias que se adaptem ás críticas e necessidades dos usuários. Uma das melhores metodologias é o NPS.

E então, já está preparado para buscar uma consultoria em aplicativos e empreender de uma forma moderna e promissora? Se ainda possui alguma dúvida, deixe um comentário e se gostou do post, compartilhe nas redes sociais. Para mais informações sobre esse e outros tipos de empreendimento, continue acompanhando as postagens do Blog e cadastre-se na nossa newsletter.

Carlos Serra Menezes

Graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gerente de Projetos e Assessor de Marketing na Fluxo Consultoria. Já gerenciou projetos Banco de Dados, Sistema Web e Aplicativos, na metodologia SCRUM. Responsável pelo Site da Fluxo Consultoria, Marketing Digital e a área de Divulgação da Empresa.

This Post Has 14 Comments

  1. […] Essas são algumas informações para entendermos e decidirmos que tecnologia escolher. Observamos que além das definições técnicas, devemos levar em consideração a conjuntura momentânea da empresa. Mas depois de desenvolvido, você ainda precisará saber como obter os melhores resultados a partir do seu aplicativo. Para isso, leia nosso outro artigo sobre “Como desenvolver um aplicativo de sucesso“. […]

  2. Bom dia, gostaria de saber que curso devo fazer para desenvolver aplicativos?
    Obrigado.
    E para informação, gostei muito do seu site, das informações que nos passa.
    Vocês estão de parabéns.

    1. Olá!
      A dúvida que muitos tem, IOS ou Android, posso te dar uma dica pessoal, não existe resposta correta, vai depender das funcionalidades do seu app, ele atende mais as necessidades de usuário de Iphone ou os usuários de Android?

      Ele será gratuito ou pago?, pois para desenvolver e publicar um app na App Store você precisa fazer parte do iPhone Developer Program. A inscrição custa 99 dólares e precisa ser renovada anualmente. Já para colocar no Google Play você precisa pagar apenas 25 dólares uma vez só e pode colocar quantos apps você quiser.

      Para o seu aplicativo ser aceito pela Apple você precisa ser inovador e seguir algumas regras.

      A busca por desenvolvedor de IOS é muito árdua em comparado com desenvolvedores de Android.

      O Android possui muito mais usuários.

      Espero ter lhe ajudado, se ainda tiver alguma dúvida é só falar. Obrigado por seguir as nossas publicações e para mais informações continue nos acompanhando.

  3. Excelente post,realmente essas dicas são de grande valia para quem está iniciando um negócio online e não sabe como iniciar ou alavancar seu negócio ja existente. O meu blog considero a ferramenta fundamental para construir credibilidade e tráfego orgânico e gratuito.Mesmo que funcione a médio longo prazo considero ideal para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *