Linguagem-de-programacao-qual-a-melhor-iniciantes-fluxo-consultoria

Linguagens de programação e suas aplicações: qual a melhor?

Não é novidade que o mundo vive a revolução da era digital e cada vez mais estamos abrindo mão da gestão da informação na forma física (papéis, jornais, relatórios, anúncios ). Para isso, contamos com a crescente capacidade de armazenamento e processamento de informações dos computadores. Assim, surge a necessidade que profissionais de diferentes setores conheçam melhor as linguagens de programação, dissociando-as da imagem dos tradicionais geekies e nerds.

“Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.

Se com as formas de comunicação impressas tínhamos conhecimento sobre suas ferramentas de publicação, hoje, na era da informação, a produção de conteúdo digital depende da popularização do conhecimento de linguagens de programação.

O que é uma linguagem de programação?

Linguagens de programação nada mais são do que conjuntos de instruções padronizadas para que um computador entenda determinados comandos, ou seja, torne-se uma máquina capaz de processar e até armazenar dados. Elas estão cada vez mais próximas do nosso cotidiano, muitas vezes sem percebermos.

Quais os benefícios de cada uma? Como escolher a melhor para iniciantes em projetos?

Smartphones, tablets, laptops e cada vez mais uma infinidade de dispositivos estão inseridos nesta categoria, e não necessariamente a mesma linguagem de programação será utilizada para produzir software para cada um deles. Conforme a aplicação, uma linguagem pode ser mais indicada que outra e a seguir estão presentes algumas das principais linguagens com seus principais usos atualmente.

Linguagem de programação em Aplicativos para celular

As linguagens mais usadas para programar aplicativos de celular hoje em dia são o JAVA para dispositivos Android e Objective C e Swift para iOS. O JAVA é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo, e também é utilizada para desenvolvimento Web e Desktop. Muitos aplicativos são feitos na forma Híbrida (funcionando em ambas as plataformas), neste caso, podendo usar javascript. Aprenda os segredos do desenvolvimento de aplicativos de sucesso.

Linguagem de programação no Desenvolvimento de Sites

Embora não seja uma linguagem de programação, e sim de marcação, o HTML não pode deixar de ser citado para o frontend do desenvolvimento web. Ele é responsável pelo “esqueleto” da página, como cabeçalhos e rodapés. Junto com ele estão o CSS , usado para estilizar o conteúdo dos sites (cores, imagens, fontes e detalhes). No backend são utilizados o PHP e o MySQL (Banco de Dados). Muitas outras linguagens são utilizadas para desenvolvimento web, sendo estas as mais comuns para quem quer  começar a empreender com o pé direito. Saiba mais sobre como a tecnologia está mudando a forma das pessoas abrirem empresas.

Linguagem de programação em Banco de Dados (SGBDs)

Para um banco de dados, são utilizadas linguagens de manipulação de dados (DDL), que fazem basicamente a consulta, modificação e remoção de informações em um banco de dados. Algumas destas linguagens são o SQL e o PostgreSQL. Conheça as etapas do desenvolvimento de um banco de dados através desse outro artigo.

Linguagem de programação em Sistemas Operacionais

Devido à velocidade e desempenho necessários para um sistema operacional, o C e o Assembly são as linguagens utilizadas para escrever o kernel (núcleo) dos sistemas operacionais mais conhecidos atualmente (Windows, MAC e Linux), juntamente com o C++).

Linguagem de programação em Sistemas Embarcados

Arduino, Raspberry e PIC são alguns exemplos de sistemas embarcados. Enquanto o Arduino tem sua IDE escrita em Java/C++, na programação do Raspberry e no PIC é utilizado o C e eles são usados em diversos projetos de automação a baixo custo. Quer saber mais sobre o tema? Conheça as aplicações do arduíno em projetos e como utilizar sensores em projetos mecânicos e industriais.

Java, PHP, HTML e CSS: qual é a melhor e qual critério utilizar?

Como você pôde ver, a melhor linguagem para um projeto pode variar muito e para escolher aquela que fornece o melhor custo-benefício, deve-se avaliar além do desempenho, a facilidade de manutenção e frequência de atualização.

Espero que tenha gostado da nossa introdução sobre linguagens de programação. Seu comentário é muito importante para que possamos produzir conteúdos cada vez mais relevantes e ricos, então não deixe de comentar com críticas, sugestões ou elogios. Além disso, não deixe de se inscrever na nossa newsletter, assim podemos avisá-lo(a) sempre que tivermos um novo artigo do seu interesse sobre tecnologia e sistemas de automação.

Clarissa Manfrinato Pedrotti da Rosa

Graduanda em Engenharia de Controle e Automação, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Qualidade na Fluxo. Já gerenciou projeto de Desenvolvimento de Software e Desenvolvimento Aplicativo Mobile.

1. oi gostei do post
    fkei com uma duvida, to me aventurando na net
    e quero construir um sistema, para vendas e pra almoxarife.
    e nao sei qual linguagem usar!
    e nem qual IDE!
    me da uma luz?

1. Voce pode utilizar HTML, PHP com MySql. Uso a IDE Netbeans. Isso para um sistema basico aonde o usuario utilizaria direto do Navegador

2. Olá. Parabéns pelo artigo.

Acho muito dificil definir a melhor linguagem de programação. Tudo depende do tipo de aplicação, da arquitetura, do cliente, dos profissionais e etc.

1. Exatamente, Paulo! É muito comum que os clientes cheguem com a ideia fixa de uma linguagem para o projeto, é aí que entra o trabalho de consultoria para saber adaptar as necessidades e garantir o alto desempenho.