Automacao Industrial Fluxo-consultoria-tecnologia

O que é Automação Industrial? 6 benefícios dos projetos para indústrias

Está na dúvida se deve automatizar processos? Conheça as etapas para usar a automação industrial na sua empresa

Em uma época de necessidade de renovação, gerir inovação se torna a chave para o sucesso. Desta forma, como ter inovação se não temos os indicadores necessários para saber como melhorar os processos? Consequentemente, cheio de tarefas operacionais, deixamos mais altos os custos de produção e operação. Este artigo foi feito para mostrar os benefícios da automação industrial e como aplicá-los em uma empresa. 

Através da automação, o mundo passou a ter excelentes resultados nas linhas de produção industrial e encontrou um meio de resolver esses problemas. No entanto, pequenos e médios empresários, em especial aqui no Brasil devido as dificuldades tecnológicas e altos custos de importação, se encontraram em uma encruzilhada.

Como investir em automação industrial sem ter que arcar com altos custos de equipamentos e mão de obra superespecializada? Como tirar indicadores e estudar o melhor jeito de melhorar meus processos investindo de acordo com meu orçamento?

Dando continuidade ao artigo sobre projetos com Arduino, veja como tornar sua indústria ou negócio mais eficiente a partir do uso de tecnologias de menor custo.

Sistemas embarcados como o Arduino foram uma revolução tecnológica nos últimos anos e, graças a esses pequenos e baratos computadores, conseguimos em boa parte substituir os caros CLP´s. Além de aposentar os Controladores Lógicos Programáveis, inventados para a indústria no começo da década de 60, os sistemas embarcados conseguiram os principais benefícios da automação:

6 Benefícios da Automação Industrial:

  1. Aumento de produtividade;

    Através da automação muitos trabalhos manuais puderam ser feitos por maquinas. Além de trabalharem sozinhas, com maior precisão e velocidade, uma máquina nunca fica doente, certo? É só ter um cuidado especial com a manutenção, como exlicamos nesse artigo sobre erros na gestão industrial.

  2. Melhoria de qualidade do produto final;

    Já experimentou fazer a mesma tarefa repetidas vezes? Agora imagina um funcionário em uma linha de produção, fazendo por horas o mesmo trabalho? Ao longo do tempo ele vai ficando cansado e sua produtividade caindo e consequentemente começa a ficar descuidado. Uma máquina nunca fica cansada e nem descuidada, ela trabalha 24h por dia sem se preocupar com vida pessoal, sem ficar doente. Portanto, uma vez calibrada e programada ela irá manter aquela qualidade pelo tempo que funcionar.

  3. Redução de custos;

    A redução de custos se deve principalmente ao menor desperdício de material e a menor quantidade de mão de obra para produzir. Uma máquina apenas precisa de revisão periódica e energia elétrica para funcionar, seus gastos são pontuais e seu custo benefício promovido pela quantidade produzida e velocidade de produção ajuda na diminuição dos custos por produto.

  4. Segurança aos empregados;

    Através da automação industrial, é possível monitorar 24h por dia, 7 dias por semana, qualquer complexo industrial. Através de alertas sonoros ou luminosos e sensores em processos industriais, podemos monitorar e avisar sobre qualquer irregularidade. Isso pode ser feito desde problemas na produção até alertas de perigo aos funcionários, diminuindo riscos e fatalidades. Com esses processos, podemos verificar sobrecargas e aumentos de temperatura. Assim, garantimos velocidade de tomada de decisão diminuindo prejuízos e danos que não seriam evitados se um homem fizesse o mesmo trabalho.

  5. Competitividade;

    Você tem maior produção, menor custo de produção, maior qualidade. Em um mundo no qual o consumidor preza cada vez mais pela qualidade, custo e cuidados ambientais, como mostra estudos, poder investir no que o consumidor procura sem gerar mais despesas a empresa é o caminho para ser competitivo em um mercado cada vez mais agressivo.

  6. Capacidade de monitoramento, controle e auxilio na tomada de decisão.

    Como tomar decisões, diminuir riscos e garantir maior controle das operações da sua empresa, sem gastar com mão de obra supervisora e horas de auditoria?
    O computador faz esse trabalho por você com sensores, sistemas de controle e alertas contínuos, a automação fornece as ferramentas para quem quer recolher indicadores e ter a chance de estudar como melhorar seus processos.

Exemplos de sucesso para automatização de fábricas:

Com o surgimento dos sistemas embarcados e com sua popularização nas últimas décadas, diversas soluções começaram a aparecer para a manutenção de maquinas que dependiam de peças caras e importadas, como demonstra o engenheiro Paul M Furley no seu blog.

o-que-e-automacao-Industrial-tecnologia-

e para a criação de soluções para automação industrial em substituição as caras máquinas estrangeiras e seus softwares, como demonstra o projeto desenvolvido por esses dois alunos brasileiros utilizando plataformas open-Soure e de baixo custo.

Através de projetos como esses, pode-se desenvolver softwares e equipamentos personalizados (conheça boas práticas) para cada empresa de forma que através de equipamentos de baixo custo se crie soluções que fornecem aos usuários os 6 grandes benefícios da automação e os insumos necessários para seu desenvolvimento.o-que-e-automacao-Industrial-fabrica-tecnologia-fluxo-consultoria

Uma outra solução, além de consultoria em automação industrial é o BPM (benefícios do mapeamento de processos), através dele você será capazes de identificar os gaps e gargalos em seu processos e junto  da automação melhorar a qualidade, tirar os indicadores necessários para a evolução do seu produto e tornar processos operacionais, repetitivos e lentos em processos rápidos e seguros com maior qualidade de produto final.

Saiba mais nesse artigo de automação residencial e internet das coisas

Gostou do artigo? Espero que tenha entendido o que é automação industrial.  Agora não deixe de comentar suas dúvidas sobre a automação em indústrias e empresas antes de solicitar uma consultoria.

Saullo Cardoso

Graduando em Engenharia de Controle e Automação, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Projetos na Fluxo. Já gerenciou projeto de Desenvolvimento de Aplicativo em Scrum.

This Post Has 6 Comments

  1. […] Seu comentário é muito importante para que possamos produzir conteúdos cada vez mais relevantes e ricos, então não deixe de comentar com críticas, sugestões ou elogios. Além disso, não deixe de se inscrever na nossa newsletter, assim podemos avisá-lo(a) sempre que tivermos um novo artigo do seu interesse sobre automação indutrial. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *