Api-tecnologia

O que são API’s e porque você deve se importar com elas?

Você deve estar se perguntando o que é API e por que nunca ouviu falar disso. Bom, nesse artigo você vai entender o por qual motivo mais de 70% das empresas brasileiras usam API’s em suas estratégias para aplicativos e suas vantagens . API ( Application Programming Interface) é um tipo de “teia digital” que liga diversas aplicações, integrando sistemas com diferentes linguagens e é essencial para o funcionamento de milhões de sistemas e Apps.  Mas por que nunca ouvi falar disso se é tão importante?

A grande maioria das pessoas não tem ideia do que se trata, e é por um motivo simples: elas agem no back-end (a parte da programação que o usuário comum não tem acesso visual), ou seja, você está navegando em um site ou mexendo em um aplicativo e não tem ideia que por trás disso existe ela tornando tudo possível.

MERCADO BRASILEIRO

Essa tecnologia vem crescendo muito no mundo, consequentemente também no Brasil, e não só em multinacionais. Segundo uma pesquisa realizada, entre empresas de médio e grande porte, 50% começaram a utilizar nos últimos 2 anos. Outros dados são que 75% dessas empresas utilizam isso como uma maneira de integrar e agilizar processos internos e 65% para melhorar a experiência do usuário.

Mas quais são suas vantagens para um crescimento tão alto nos últimos anos? Já falamos bastante sobre o que é API em si, mas o que diferencia ela das outras tecnologias e por que é tão importante no mundo digital?

seguranca-virtual-api

SEGURANÇA

Essa troca de informações entre sistemas é feita de forma totalmente segura, pois possui uma ‘porta’ na qual a empresa que é proprietária da aplicação define o que irá estar disponível ou não. Um exemplo disso é um banco que tem diversas informações sigilosas e deseja que só certas pessoas tenham acesso. O responsável por realizar isso é o API Gateway, que possui diversas funções para aumentar a segurança.

AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS

O que é mais valioso para qualquer empresa do mundo? O tempo. Empresas nunca param de buscar novos métodos para diminuir o tempo de seus processos internos, pois isso está ligado diretamente ao lucro ou prejuízo que a empresa terá.

Imagine que você tem um website que seja a maior fonte de chegada de projetos da sua empresa, e toda vez que alguém acessar um artigo você manda um e-mail com mais materiais sobre determinado assunto. Mas existe a possibilidade de você esquecer, fora o tempo que perde para mandar vários e-mails. Com ela você consegue automatizar esse processo, agora com o e-mail sendo enviado automaticamente para o potencial cliente. E os exemplos não param por aí, podendo ser bem mais complexos.

Todos conhecemos sites de comparação de preço, como o Buscapé. Agora, será que eles contratam um funcionário específico para ir procurando os preços e jogando no site deles? Não. Eles automatizam essa tarefa, transformando algo muito demorado e complexo em algo rápido e simples.

MONETIZAÇÃO

Através dela você consegue monetizar seu sistema através do acesso, ou seja, só quem terá acesso a um determinado conteúdo seriam os assinantes do mesmo, através de um pagamento definido pelo administrador. Vou citar um exemplo que tenho certeza que você conhece: Netflix. Você só consegue ter acesso ao se tornar um assinante, e a empresa só consegue monetizar seu serviço dessa forma através dessa tecnologia.

Essas são algumas de suas vantagens, mas onde podemos vê-las na prática?

EXEMPLOS DE API’S NO DIA-A-DIA

Existem muitos exemplos de API’S que interagimos em nossa rotina, mas definimos algumas das mais populares para você ter ideia de sua influência no mundo atual.

api-para-fazer-login-facebook

LOGIN

Ao acessar um site ou aplicativo, você já se deparou com um botão para se cadastrar com sua conta do Facebook ou Gmail? Então, isso só é possível através dela, que agiliza o processo de validação dos dados e melhora a experiência do usuário no determinando site. Obviamente que isso é uma via de mão dupla, pois a empresa que disponibiliza a API também tem uma vantagem: ao integrar as aplicações, o proprietário da plataforma que está sendo usada pelo usuário tem acesso à diversas informações que podem ser bem úteis sobre quem navega nessa plataforma.

GOOGLE MAPS

Essa também é muito popular e essencial para o melhor funcionamento de muitas empresas, principalmente do ramo da hotelaria. Imagine que sua empresa de hotelaria tenha um site. O usuário possivelmente vai acessar o site desejando saber como chegar ao destino dele. É aí que a API entra em ação. Você pode, no próprio site, possuir um mapa do Google no qual o cliente não precise sair da sua página para encontrar o caminho. Além de ser uma grande otimização e melhora a experiência do usuário, ainda aumenta o tempo do usuário na sua página, o que pode se converter em futuros negócios.

MARKETPLACE

Para quem não sabe, Marketplace é um conceito de loja online. Um exemplo disso é o site da Americanas, onde os produtos são vendidos por outros lojistas, cada um com um preço e prazo de entrega diferentes. Se isso fosse feito manualmente, seria praticamente impossível, pois toda vez que o produto fosse alterado ou vendido, seria necessário mudar as informações do produto no estoque, o que certamente causaria erros humanos e trabalho desnecessário. Com as API’S esse processo de automação se torna possível, permitindo que diversos lojistas se conectem aos sites e vendam seus produtos lá, sem necessitar de todo o trabalho manual.

Após ler esse artigo você agora tem uma ideia da importância dessa tecnologia que, além de ser tão presente em nossas vidas, pode ser o diferencial para o sucesso de uma empresa e agregar valor para o cliente, pois a junção de todas essas vantagens melhoram e muito a Experiência do Usuário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *