Projetos Com Arduino - Fluxo Consultoria

Projetos com Arduino: como colocar sua ideia em prática- Automação

Você já se deparou com algum problema e com a ideia certa para solucioná-lo, mas não encontrou as ferramentas necessárias? Conheça os Projetos com Arduíno.

Normalmente percebemos os problemas ao nosso redor, temos uma noção de como resolvê-los, mas então pensamos que essa solução só poderia ser implementada por grandes empresas ou engenheiros altamente capacitados. Entretanto, isso não é mais uma verdade graças aos projetos com arduíno.

Com eles, é possível resolver questões que aparentam ser grandes desafios de forma mais simples através do Arduino, que consiste em uma placa com um microcontrolador ATmel. Um microcontrolador nada mais é do que um cérebro ou uma CPU como a que existe no seu computador de escritório ou residência, que é responsável pelo processamento das informações e controle dos dispositivos conectados a ele. Com o tamanho de um celular, este pequeno computador é capaz de controlar os mais diversos dispositivos, motores, telas de LCD, sensores de temperatura, sensores de umidade, etc.

Benefícios dos projetos com arduíno

Ele é programado em qualquer computador com Windows, Linux ou Mac, utilizando linguagem C/C++ através do software disponibilizado gratuitamente pelo fabricante. Com seu baixo custo, ele se torna a solução para diversos projetos de engenharia, automação industrial, projetos de automação residencial ou projetos pessoais. Existe um número grande versões do Arduino (aqui) cada uma com um poder de processamento ou peculiaridade cuja a escolha variará de projeto para projeto.

Os projetos com Arduino permitiram as mais diversas implementações, gerando soluções, economias e melhora de processos. Através dele podemos construir de forma mais barata quase todo tipo de sistema e dispositivo. Por exemplo: podemos usá-lo como o computador que fará o controle do nível da quantidade de um material em um tanque e enviará informações via Wi-Fi para uma central de controle em outro prédio distante, ou até mesmo um smartphone, trazendo segurança, praticidade e permitindo com isso recolher informações sobre o processo, possibilitando maior agilidade na tomada de decisões. Além disso, com o Arduino podemos construir um sistema que aciona luzes ou motores com objetivo de economizar energia para sua empresa ou residência.

O que não faltam são exemplos de projetos com Arduino que fizeram sucesso na internet.

O primeiro deles é um projeto mais complexo, que fez muito sucesso e demonstra a capacidade do Arduino fazendo parte de sistemas mais complexos, o Barduino.

Barduino-projetos com Arduino-Fluxo Consultoria

O Barduino consiste de uma máquina controlada por Arduino no qual o usuário escolhe dentro de uma lista alguns drinks e suas quantidades, que serão misturados e servidos. No final, você ainda pode postar a receita no Facebook e apresentar aos seus amigos!

Outro mais simples é a caixa de brinquedo com segurança biométrica, que só abre quando a criança dona dos brinquedos a aciona para abrir. Este projeto consiste  em um leitor biométrico acoplado ao Arduino que compara a impressão digital pré-programada com a de quem está tentando abrir e só permite a abertura da caixa quando a respectiva criança usa seu dedo para abri-la, como uma senha.

Caixa de brinquedo-projetos com Arduino-Fluxo Consultoria

O último dos exemplos que cito de projetos com Arduino, que considero uma das mais importantes aplicações da plataforma é o projeto Athena.

Athena-projetos com Arduino-Fluxo Consultoria

Esse exemplo demonstra todo o potencial dos projetos com Arduino, que junto com sistemas de controle e internet das coisas é também um meio barato para soluções gigantescas. Através dele, o seu criador, Jayvis Vineet Gonsalves, conseguiu desenvolver com apenas 100 dólares, um sistema de localização de carro. Apesar de existirem muitos no mercado, esses sistemas costumam ser caros e muitas vezes demandar um valor mensal de manutenção para a prestadora de serviço e foi através de projetos com Arduino que Jyvis desenvolveu um sistema open-source de baixo custo que pode ser implementado e alterado pelo usuário de acordo com sua necessidade.

Projetos com arduino e sitemas embarcados

Na onda do Arduino, a qual também podemos chamar da onda de sistemas embarcados, diversas outras placas nasceram, como Raspberry PI, Intel Edison, Parallel, etc. Apesar do grande número dessas placas o grande diferencial do Arduino é seu baixo custo, a quantidade de dispositivos, aos quais chamamos de Shields, desenvolvidos para ele, softwares que empresas grandes produzem para integração de seus hardwares e softwares com o Arduino e a vasta gama de informação, manuais e referências criadas na internet, facilitando e diminuindo seu custo na sua implementação.

E você? Tem alguma ideia e não sabe como implementá-la? Quer automatizar algum processo na sua empresa ou residência, gerando economia, segurança e aumento de produção? A Fluxo pode te ajudar fazendo projetos com arduino!

Através de plataformas como o Arduino Mini/Projects/LCD/Uno/ eraspberry pi/servo e LED, podemos tirar do papel sua ideia e transformar o que antes era feito com equipamentos caros ou por mão de obra muito especializada na solução de um problema ou no início do seu novo negócio.

Seu comentário é muito importante para que possamos produzir conteúdos cada vez mais relevantes e ricos, então não deixe de comentar com críticas, sugestões e elogios. Além disso, não deixe de se inscrever na nossa newsletter, assim podemos avisá-lo(a) sempre que tivermos um novo artigo do seu interesse.

 

Saullo Cardoso

Graduando em Engenharia de Controle e Automação, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Projetos na Fluxo. Já gerenciou projeto de Desenvolvimento de Aplicativo em Scrum.

This Post Has 6 Comments

  1. Boa noite, Saulo.

    Parabéns pelo site, sou estudante de Automação Industrial, estou iniciando displina referente ao Arduino, não tinha noção até ler a sua publicação, estou muito entusiasmado com o assunto, muito obrigado!

  2. Boa tarde,

    Gostaria de entrar em contato com o Saullo Cardoso, sou estudante de engenharia elétrica e queria tirar algumas dúvidas com ele.

    Estou com um projeto que envolve Raspberry Pi e Sensor Biometrico.

    Obrigado.
    Luis Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *