Realidade Aumentada E Pokemon Fluxo Consultoria

Realidade Aumentada: A Incrível Revolução Tecnológica do Pokémon GO

Em julho, durante um congresso internacional, escutei falar de um jogo para celular que estava usando uma tecnologia avançada do Google. Pouco depois, em agosto, com o lançamento no Brasil, resolvi baixar e experimentar o Pokémon GO.

Junto comigo, mais de 100 milhões de outras pessoas pelo mundo também baixaram o Pokémon GO. Mas, mesmo saindo às ruas par jogar, levei um bom tempo para descobrir que, na realidade, estamos vivenciando uma das maiores revoluções tecnológicas da história: a massificação da Realidade Aumentada!

Ao perceber o real potencial dessa tecnologia, resolvi buscar a fundo na internet tudo sobre o assunto para escrever esse artigo.

O que descobri foi surpreendente!

A Realidade Aumentada, do inglês Augmented Reality, significa sobrepor o que vemos na realidade com elementos virtuais.

Essa tecnologia não serve apenas para inserirmos Pokémons em nosso ambiente, ela já encontrou espaço em diversas outras áreas. Por exemplo, um funcionário usando um óculos ou capacete de Realidade Aumentada pode enxergar instruções técnicas para consertar uma máquina. Outra aplicação da R.A., pode ser um time de resgate enxergar o mapa de um local para facilitar a busca por pessoas.

Incrível, não?

Agora, é verdade que o Google está por trás de tudo isso? Por que o lançamento do Pokémon GO foi o ponto de virada para essa tecnologia? Qual a diferença entre Realidade Aumentada e Virtual? Quais aplicações tecnológicas a Realidade Aumentada e a Virtual possuem? Como o Pokémon GO já está alterando o nosso ambiente?

Prepare-se para perceber que o futuro chegou!

Vou responder essas perguntas ao longo desse artigo, além de colocar vários vídeos e links caso queira ir mais a fundo em cada assunto.

Aliás, quase todos os vídeos e referências estão em inglês, então, se preferir, é possível colocar legenda e traduzir cada um deles. Para traduzir as páginas da web, se estiver usando o navegador Chrome, basta clicar no símbolo do Google Tradutor ao final da url. No caso dos vídeos de Youtube, basta colocar legenda e, nas opções, escolher a tradução para o português.

Vamos lá?

Realidade Aumentada e Pokémon GO, o Google está por trás de tudo isso

niantic-labs-realidade-aumentada-pokemon-go

Por mais simples que o Pokémon GO pareça, nunca existiu nenhum outro jogo que fez tantas pessoas levantarem do sofá e saírem as ruas, parques e praias para jogar.

O mais especial é que o Pokémon GO reconhece exatamente onde você está. Ele junta o GPS do celular com um mapa mostrando as ruas, prédios, monumentos históricos, artes de rua ao seu redor. Aliás, qual outra tecnologia que nos permitiu há alguns anos ver tudo isso junto? Claro! Vimos o início disso com o Google Maps, o Google Street View e o Google Earth!

É exatamente dessa equipe que saíram os desenvolvedores do Pokémon GO!

Ok. Vou explicar melhor. A Niantic Lab’s, startup desenvolvedora do jogo, foi fundada dentro da Alphabet (holding responsável pelo Google). Ela teve, como equipe de desenvolvedores, os veteranos do Google Maps e Google Earth. Então, boa parte da tecnologia que permite essa interação do Virtual com o Real, vem das tecnologias do próprio Google.

A Niantic já havia ganhado espaço no mercado de jogos para celular com outro jogo de Realidade Aumentada, o Ingress. Mas, para o lançamento do Pokémon GO, ela recebeu um investimento gigante de 30 Milhões de dólares da Pokémon Company, Google e Nintendo! Dessa soma, 20 Milhões foram de investimento inicial e um adicional de 10 Milhões baseadas em certas metas a serem conquistadas.

Pokemon Go, a Revolução da Realidade Aumentada

pokemon-go-revolucao-realidade-aumentada-pokemon-go

Você se lembra do Google Glass? Sim, aquele óculos do Google que podíamos ver através de uma lente algumas informações. Quantos de seus amigos usam ele? Quantos experimentaram? Poucos ou nenhum, certo?

O Google Glass e diversas outras tecnologias já foram desenvolvidas com Realidade Aumentada e Virtual, mas, em todas elas, havia uma enorme barreira de aceitação das pessoas. Poucas pessoas estavam dispostas a comprar esses aparelhos e sair pelas ruas usando.

Portanto, o Pokémon GO foi a revolução nesse sentido. Ele juntou um acessório que todos possuem, o smartphone, com um desenho animado mundialmente famoso, o Pokémon e uma usabilidade que fez os usuários sentirem-se confortáveis em aderir à nova tecnologia.

A aceitação foi tão grande que hoje, o Pokémon GO é o aplicativo que as pessoas mais investem tempo usando nos smartphones.

O avanço da Realidade Aumentada

A tecnologia e popularidade que vemos aqui é apenas o primeiro passo. Com a aceitação massiva da tecnologia, ela avançará muito nos próximos anos. Desenvolvedores avançarão para integrar cada vez mais o mundo real com o virtual.

Novas tecnologias como os da startup Magic Leap, que é sustentada pelo grupo Alphabet e pela Holding Alibaba Group, ou então da HoloLens, que está sendo desenvolvida pela Microsoft, estão despontando!

Antes de mostrar alguns exemplos do poder e das possíveis aplicações da Magic Leap e da HoloLens, quero mostrar o investimento que está sendo feito nessas tecnologias.

Em fevereiro de 2016, a Magic Leap recebeu um investimento da Holding Alibaba de 800 Milhões de dólares, isso elevou a estimativa do valor dela para 4,5 Bilhões de dólares! Isso tudo sem nem ainda ter lançado seu primeiro produto!

No futuro, com tecnologias como essa, os Pokémons não apenas vão aparecer no mundo real, como também poderemos interagir com eles.

Uma possível aplicação, seria tornar tudo que está a nossa volta em uma arena de batalha Pokémon, ou seja, as criaturas poderiam usar objetos do mundo real, como por exemplo uma mesa ou um arbusto, para se defender de ataques.

Qual a diferença entre a Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

Antes de falarmos das aplicações futuras e mais exemplos do que já existe, temos que entender qual a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

A Realidade Virtual, que até o momento era a maior aposta das empresas de tecnologia para o futuro. Significa criar um mundo completamente em paralelo com o real. Então, é possível modelar virtualmente um objeto, uma montanha-russa, uma casa, um campo de futebol ou qualquer outro ambiente e visualizar ele através de um visor especial.

No entanto, com a Realidade Virtual, temos apenas uma reprodução virtual de um ambiente fictício ou real. Então, não é possível usá-lo a qualquer momento como um acessório, pois você ficaria por fora da realidade.

Já com a Realidade Aumentada, existe um enorme potencial em integrar, com sobreposição de imagens, o ambiente virtual com o real. Então, essa segunda tecnologia poderá ser usada no dia a dia das pessoas, sem perdermos conexão com o mundo real.

Quais Aplicações esperar da Realidade Aumentada?

realidade-aumentada-pokemon-go

Agora sim, você chegou na melhor parte deste artigo! Vamos falar do que já existe e das principais aplicações para o futuro da Realidade Aumentada.

Para começar, nada melhor que um vídeo da Realidade Aumentada da Startup Magic Leap:

Incrível, não? Já perdi a conta de quantas vezes assisti a esse vídeo. Infelizmente, essa tecnologia ainda não foi lançada. Ela é apenas um teaser do que podemos esperar da Magic Leap.

Mas, como dito no início desse artigo, a Realidade Aumentada não irá se restringir apenas ao mercado de entretenimento.

Como exemplo prático, a HoloLens, da Microsoft, em conjunto com a Case Western Reserve University, está desenvolvendo uma tecnologia que pode mudar como a medicina vem sendo ensinada nos últimos 100 anos!

Por exemplo, em uma aula sobre anatomia, será possível para os alunos e professor enxergarem relações entre os ossos e músculos em 3D, aproximar e isolar a visão do coração e, até mesmo, enxergar cortes em órgãos e tecidos.

No vídeo abaixo, é possível ver com mais detalhes. Ele está em inglês, mas é possível colocar legenda em inglês ou português para facilitar.

Por fim, se ainda não está convencido de que Realidade Aumentada é o futuro, que tal mais uma algumas aplicações da HoloLens no dia a dia e no trabalho?

Agora,  Quais Aplicações temos com a Realidade Virtual?

realidade-virtual-realidade-aumentada-pokemon-go

Apesar de eu achar muito mais interessante a Realidade Aumentada, não posso desmerecer o potencial e aplicações da Realidade Virtual.

Inicialmente, as aplicações mais fortes são para o entretenimento. Existem jogos nos quais é possível vivenciar uma montanha russa, voo em um caça ou pulo com uma asa delta, como se estivesse no local. Em casos mais extremos de interatividade, é possível sentir-se como um pássaro voando sobre uma cidade, veja o voo nesse vídeo aqui.

Mas, não só para o mercado de entretenimento temos aplicações. Escritórios de Arquitetura pelo mundo vêm usando programas como o Lumion 3D, em conjunto com o Óculus Rift. Assim, criam maquetes eletrônicas para investidores, clientes e construtoras visualizarem um empreendimento antes mesmo de construí-lo! Veja um exemplo simples desse uso aqui.

Agora, o exemplo mais incrível da Realidade Virtual é na medicina:

Você se lembra de ter assistido, em junho de 2014, na abertura da Copa do Mundo, o chute inicial que foi dado por um paciente paraplégico? Isso só foi possível, pois, com auxílio de um robô exoesqueleto controlado pelo cérebro, o paciente foi capaz de se levantar e chutar esse chute inicial na bola.

Apesar de pouca repercussão na época, essa tecnologia faz parte do Projeto Andar de Novo, do neurocientista Miguel Nicolelis. O projeto teve início em 2013, envolvendo uma interface cérebro-máquina, realidade virtual e estímulos táteis, para trabalhar com 8 paciente paraplégicos.

Acontece que, em agosto desse ano, 8 pacientes com um treinamento cerebral intensivo, conseguiram recuperar um controle e sensibilidade parcial das partes paralisadas, mesmo tendo sidos diagnosticados como casos irreversíveis! Isso foi um feito inédito na medicina mundial!

Veja o artigo da Singularity University sobre esse avanço científico. Também deixo o vídeo o próprio Nicolelis explicando sobre o projeto e essa última descoberta:

Além de Tecnologia, o Pokémon GO está moldando um novo ambiente

pokemon-go-pessoas-jogando-realidade-aumentada-pokemon-go

Falei muito de futuro, não? Que tal olharmos como o Pokémon GO está impactando as pessoas e marketing?

Primeiro, Pessoas.

No início desse artigo, disse que, assim que o Pokémon GO lançou no Brasil, baixei para experimentá-lo.

Era uma situação engraçada. Dezenas de pessoas estavam andando nas ruas olhando para o celular. De vez em quando alguém parava e apontava o celular para alguma direção e começava a deslizar o dedo na tela para capturar algum Pokémon.

Na sua maioria, estavam grupos de crianças e adolescentes. Mas também vi várias famílias caminhando juntas.

Então, fui a fundo e descobri dezenas de sites na internet recomendando aos pais para baixarem e jogarem Pokémon GO com seus filhos, pois além de ser saudável sair do sofá e ir a um parque o jogo permite uma enorme interação entre a família, raramente vista nos dias de hoje.

Além dessas vantagens, uma notícia me emocionou mais do que todas as outras que vi. A BBC publicou um vídeo mostrando como o jogo mudou a vida do Adam, um adolescente de 17 anos com autismo.

Resumidamente, o jovem não conseguia sair de casa por crises de ansiedade em contato com outras pessoas, mas ao começar a jogar começou a querer sair direto. Isso fortaleceu não somente o laço mãe e filho, mas também diminuiu as crises que tinha. Veja a notícia completa no vídeo abaixo.

Segundo, Marketing.

Especialistas de marketing estão intrigados no potencial do Pokémon GO como uma plataforma de marketing. “É uma ideia brilhante para os anunciantes e estabelecimentos pagarem para seus locais terem ‘bônus’ dentro dos jogos,” disse Eric Bradlow, co-fundador da GBH Insights.

“Realidade Aumentada é muito atraente para anunciantes, e nós estamos apenas começando a ver o quão valioso é o marketing baseado no local,” diz David Hsu, professor na Wharton High School, da University of Pennsylvania. “Existem diversos aspectos para super segmentar por geolocalização, nuvem, social e mobile no Pokémon GO. O alcance para anunciantes é muito atraente.”

O grande diferencial desse novo marketing para o antigo, é a possibilidade de fazer seu negócio aparecer apenas para seus potenciais clientes. A segmentação de público alvo para seus anúncios é o ponto-chave para empresas crescerem com Marketing Digital. Por exemplo, no Google AdWords, a plataforma de anúncios do Google, é possível fazer seus anúncios aparecerem apenas para homens da cidade do Rio de Janeiro, entre 20 e 30 anos, com interesse em tecnologia, semelhantes aos atuais clientes de seu negócio!

Com essas super segmentações de público alvo, em breve, vamos ver dentro de nossos jogos e plataformas de Realidade Aumentada, sugestões patrocinadas para visitar estabelecimentos próximos de acordo com nossos interesses e histórico!

Enquanto esse tipo de anúncio não está disponível, vemos diversos estabelecimentos pagando por PokeLures para atrair clientes jovens.

O PokeLure é um bônus do jogo que torna um PokeStop, local do mundo real marcado como ponto de encontro no jogo, mais atrativo para Pokémons. Assim, se os jovens forem para esses locais, terão muito mais chances de capturar novos Pokémons.

O ParkShopping Campo Grande, por exemplo, está usando essa estratégia em frente ao Hot Zone.

realidade-aumentada-pokemon-go-shopping

Conclusão – Realidade Aumentada: A Revolução Tecnológica do Pokémon GO

pokemon-go-realidade-aumentada-conclusao

Nós vimos:

  • Pacientes paraplégicos recuperando movimento nas pernas;
  • Vídeos de diversas aplicações da Realidade Aumentada e Virtual;
  • Mais de 100 Milhões de Downloads do Pokémon GO;
  • Startup recebendo investimento de 800 milhões de dólares.

Já está claro que essa tecnologia não é apenas passageira, não?

Aliás, fique ligado. Essas tecnologias crescem de forma exponencial, ou seja, em questão de meses você pode esperar muitas novidades em seu dia a dia!

Por fim, espero que tenha curtido essa viagem por um futuro muito próximo! Foi um prazer trazer as melhores informações e curiosidades sobre Realidade Aumentada para você!

Gostou do Artigo? :)

Se gostou, deixe um comentário! Pode colocar uma sugestão que eu não tenha abordado, um novo vídeo, uma crítica.. Só não deixe de comentar!

Aliás, assine a nossa newsletter, mandaremos as melhores dicas de artigos sobre gestão, tecnologia, startups e empreendedorismo.

Fontes: MarketWatch, BBC, Warthon, Tech Crunch, Singularity University e Fortune.

Vinícius Chacon Rodrigues

Vinícius é especialista em Google AdWords na Pareto Group, empresa parceira Premier do Google. Com especialidade em SEO, Inbound, AdWords e Neuromarketing, é apaixonado por como o Marketing Digital pode mudar a realidade de um Negócio. Foi diretor de Marketing da Fluxo Consultoria em 2015 e é graduando em engenharia pela UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *