estudo de viabilidade

Estudo de Viabilidade

Antes de fabricar uma nova máquina, peça ou produto, é necessário avaliar se ele é viável. Isso inclui tanto a parte técnica, quanto a econômica. Caso contrário, o investimento pode se transformar em prejuízo.

Para isso, a Fluxo realiza o estudo de viabilidade técnica e econômica. Ele avalia o dimensionamento e os cálculos do produto, bem como a viabilidade econômica de produzi-lo. Dessa forma, você pode colocar sua ideia no papel e saber se vale a pena investir nela.

Se for de seu desejo, podemos buscar também adaptar a ideia, a fim de que ela traga o esperado sucesso.


Por que fazer um Estudo de Viabilidade?

optimization1

Averiguar a viabilidade técnica

Verifique conosco se a sua ideia é viável em uma análise detalhada do projeto.

browsers

Averiguar a viabilidade econômica

Fazemos um estudo de custos para verificar o quanto, em média, será gasto para colocar sua ideia em prática.

searching

Poupe a criação de um
protótipo

A Fluxo Consultoria realiza toda a concepção de um equipamento e valida tecnicamente todos seus componentes, minimizando os custos.

Nosso Portfólio - Estudo de viabilidade Máquina de Café

Visando atender os anseios da empresa Valor Café, a Fluxo realizou o Estudo de Viabilidade Técnica desse equipamento, analisando os mecanismos que atenderiam ao objetivo de fidelizar os clientes e manter a qualidade do café em grãos. Esse estudo levou em considerações algumas possibilidades, sendo escolhida aquela mais viável em função do custo e do ideias de fidelização, além do visual externo.

Estudo de Viabilidade Máquina de Café

Dessa forma, foi elaborada uma análise mais completa e detalhada do funcionamento interno da máquina para que o cliente pudesse entender melhor o seu funcionamento e que o ajudasse no processo de patenteamento do produto. Foram estudados não só a visualização da máquina, mas também as o detalhamento do sistema operacional e proteção contra fraudes.

Principais dúvidas de nossos clientes

O que é um Estudo de Viabilidade?

O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica identifica a idealização de um sistema mecânico pensado pelo cliente por meio de patentes do mercado e propõe uma análise técnica para atestar a sua funcionalidade. Também é possível atestar a viabilidade de alterações técnicas e realizar diagnóstico financeiro.

Qual a importância desse tipo de projeto para mim?

O Estudo de Viabilidade é o projeto ideal para quem possui uma ideia de um sistema mecânico e deseja atestá-la em termos técnicos. Assim, antes de o cliente realizar protótipo ou fabricação, fornecemos uma análise de possibilidades dos mecanismos mais adequados a sua ideia inicial.

Por que realizar um Estudo de Viabilidade e não um Desenvolvimento Mecânico? Qual a diferença entre eles?

O Estudo de Viabilidade serve para solidificar a ideia de um sistema mecânico idealizado por meio do levantamento e análise de possibilidades existentes. O Desenvolvimento Mecânico consiste em entregar ao cliente um projeto personalizado de um mecanismo completo, realizando os cálculos estruturais para projetar o sistema idealizado.

O que vou obter com um Estudo de Viabilidade Técnica e Financeira?

O Estudo de Viabilidade fornece uma análise das possibilidades encontradas para o projeto em questão. detalhando as barreiras técnicas e financeiras de cada um, além de um esboço visual do modelo mecânico. Ao final, o cliente possuirá as alternativas mais viáveis de colocar o seu projeto em prática sem passar por gastos em desenvolvimentos e protótipos mal embasados e estruturados.

Posso realizar um projeto de Desenvolvimento Mecânico após um Estudo de Viabilidade?

Como nossos projetos são personalizados de acordo a demanda do cliente, há a possibilidade de incluirmos, em único escopo, mais de um item da carta. Para isso, levantaremos todas as informações possíveis para a elaboração de um plano ideal.

fluxo consultoria projeto de engenharia

Quem Somos

Somos uma empresa júnior sem fins lucrativos, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia que abrangem todos os cursos da Escola Politécnica e da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tudo isso, com a supervisão dos professores dessas instituições e mentoria de grandes empresas do mercado

Lei da Empresa Júnior – 13.267/2016

  • Melhorar as condições de aprendizado em nível superior;

  • Promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade ao mesmo tempo em que fomenta o empreendedorismo;

  • Assessorar a implantação das soluções indicadas para os problemas diagnosticados.