Pesquisa de Mercado

Consultoria em Pesquisa de Mercado

Para que você consiga ter sucesso em seu novo negócio, é essencial que você tenha amplo conhecimento de como sua ideia irá funcionar, que segmento de clientes você irá atingir e de que forma irá prosperar. 

A primeira etapa de um projeto de pesquisa de mercado (que pode ser quantitativa ou qualitativa) é a elaboração de hipóteses junto ao dono da ideia.

Após a ideação das hipóteses, é elaborado um questionário que contenha perguntas que validem o que foi formulado. Ao final, são tiradas conclusões acerca das hipóteses que foram elaboradas anteriormente. Portanto, as conclusões geradas fornecem insumos para a abertura do seu empreendimento de acordo com as demandas dos clientes, existência de concorrentes e fornecedores.

Orçamento para Pesquisa de Mercado


Por que fazer uma Pesquisa de Mercado?

magnifying-glass

Validar novas ideias sobre o empreendimento

pesquisa de mercado

Conhecer melhor o perfil dos clientes e concorrentes

website

Gerar insumos quantitativos e qualitativos a respeito do negócio

Nosso Portfólio - Pesquisa de Mercado Cinema

Pesquisa de Mercado

Interno_SalaCinema-2

O cliente procurou a Fluxo com o objetivo de obter um feedback a respeito da aceitação do público das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo em relação à ideia de oferecer planos pelos quais clientes pagariam uma taxa mensal para frequentar cinemas sem se preocupar com o pagamento. Além disso, ele queria também mapear as características do público alvo que o serviço iria atingir.

Com isso, elaboramos determinadas hipóteses e as convertemos em um questionário. O mesmo foi respondido por habitantes das duas cidades em questão, e em seguida as respostas foram criticamente analisadas. Foi utilizada uma metodologia específica em tal aplicação, onde obtivemos mais de 1000 respostas. O cliente ficou satisfeito com os resultados da Pesquisa de Mercado e o nível de aceitação do serviço.

Principais dúvidas de nossos clientes

Qual a diferença entre Estudo e Pesquisa de Mercado?

Estudo de Mercado tem por objetivo estudar os principais fatores externos que podem facilitar ou dificultar a entrada em um novo mercado. Enquanto a Pesquisa de Mercado tem o objetivo de testar hipóteses acerca um negócio específico. Esses testes são estruturados através de  um questionário.

A quem o questionário é direcionado?

O questionário é direcionado ao segmento de clientes do produto ou serviço que será oferecido. A definição desse público alvo é feita no início do projeto, quando são determinadas as hipóteses a serem testadas e as perguntas.

Como serão aplicados os questionários?

Os questionários podem ser aplicados tanto virtualmente quanto presencialmente. A forma de aplicação do questionário depende da especificidade do segmento de clientes ao qual esse será aplicado.

Quantas respostas serão coletadas?

O número de respostas a serem coletadas é determinado de forma a garantir uma confiabilidade aceitável à pesquisa, calculada através de forma estatística. Por exemplo: caso queira-se realizar uma pesquisa para um público de 300 mil pessoas, para conseguir aplicar uma pesquisa com uma confiabilidade em suas respostas de 95%, deverão ser colhidos 385 questionários válidos.

A Fluxo Consultoria realiza projetos de Pesquisa de Mercado para todo o Brasil?

Devido às particularidades de cada Pesquisa de Mercado, alguns projetos podem demandar questionários presenciais. Dessa forma, atendemos preferencialmente a região metropolitana do Rio de Janeiro.

fluxo consultoria projeto de engenharia