instalações prediais elétricas hidrossanitáris UFRJ

Instalações Prediais Elétricas, Hidráulicas e Sanitárias

Instalações Prediais mal dimensionadas aumentam em cerca de 15% o custo de construções e reformas de um imóvel. O bom planejamento das Instalações envolve o Dimensionamento Elétrico, Hidráulico e Sanitário e evita gastos desnecessários com materiais, tornando menor o investimento para construção. 

Além disso, o projeto de dimensionamento traz mais conforto e segurança para quem opta por uma solução profissional com garantia de responsabilidade técnica perante ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Oferecendo um ótimo custo benefício, no projeto de instalações são entregues a planta baixa de instalações, esquema elétrico, diagrama trifilar-multifilar, desenho isométrico hidráulico, memoriais descritivos de cálculo além do dimensionamento do quadro de cargas.

Peça seu Projeto –
Instalações UFRJ


Por que fazer um Projeto de Instalações Prediais?

office

Evita Desperdício de Material

Estime melhor a quantidade de material, tipo dos fios e canos que serão utilizados antes da obra começar

shield (1)

Segurança e Qualidade

Com um projeto de instalações bem elaborado seu estabelecimento ficará mais seguro e livre de curtos circuitos decorrentes de problemas elétricos.

wheelbarrow

Facilita Reformas Futuras

Esquemas de localização das instalações elétricas auxiliam na hora de realizar modificações ou reformas em seu estabelecimento.

Nosso Portfólio - Instalações Ilha Pura

ilha-pura

O complexo Ilha Pura é o primeiro bairro sustentável da América Latina e já recebeu 18.000 atletas durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o maior evento de esportes do mundo. A obra do empreendimento recebeu certificações sustentáveis e para isso várias soluções inovadoras foram idealizadas.

Para o projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, ao contrário do habitual, as caixas d’água dos edifícios ficavam embaixo e dessa forma, a estrutura do edifício não precisa ser dimensionada para suportar uma caixa d’água, diminuindo a quantidade de materiais com estrutura. Além disso, a água não precisa ser bombeada até o topo e depois distribuída, ela é bombeada diretamente para os diferentes níveis. E por consequência, o processo de bombeamento da água gasta menos energia e o empreendimento torna-se mais sustentável.

Porém, o projeto de instalações do empreendimento foi feito por uma empresa estrangeira e, durante a execução da obra, percebeu-se que ele não foi realizado de forma adequada e estava incompleto para ser utilizado na construção.

Para resolver esse problema e garantir a execução adequada das obras, o Consórcio Ilha Pura procurou a Fluxo para conferir e atualizar as Instalações Hidráulicas e Sanitárias de 4 edifícios, localizados no condomínio 3 da Vila dos Atletas.

Com uma equipe formada por alunos de Engenharia da Politécnica da UFRJ e orientação de um profissional com vivência de mercado, a Fluxo assumiu o desafio de encontrar todos os erros de compatibilidade do projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias e propor as soluções necessárias para consolidar o projeto. Fornecendo, dessa forma, um relatório autodidático com todos os problemas somados às respectivas propostas de solução, além de elaborar um novo projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias revisado, com a implementação das soluções propostas em relatório e aprovadas pelo cliente.

Por fim, garantiu-se a execução de uma parte de um complexo formado por 31 edifícios de 17 pavimentos com total infraestrutura, distribuídos por 7 condomínios independentes.

fluxo consultoria projeto de engenharia