Manual de Boas Práticas de Fabricação Fluxo Consultoria

Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

O Manual de Boas Práticas de Fabricação e Manuseio de Alimentos (Manual BPF) registra os procedimentos de preparação, manipulação e higienização de alimentos sendo obrigatório para restaurantes, bares, food trucks,  indústrias e lanchonetes.

Benefícios para seu negócio

• Insumos para regulamentação perante à ANVISA evitando multas
  • Definição de processos para potabilidade da água, controle de pragas, higienização, saúde e estoque
  • Consultoria de acordo com a resoluções RDC 275 e 216
  • Estruturação de Procedimentos Operacionais Padrão
  • Estruturação das Instruções de Trabalho para Padronização da Produção

Peça seu Projeto

Quem Somos

Somos uma empresa júnior sem fins lucrativos, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia que abrangem todos os cursos da Escola Politécnica e da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tudo isso, com a supervisão dos professores dessas instituições e mentoria de grandes empresas do mercado

Lei da Empresa Júnior – 13.267/2016

• Melhorar as condições de aprendizado em nível superior;

• Promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade ao mesmo tempo em que fomenta o empreendedorismo;

• Assessorar a implantação das soluções indicadas para os problemas diagnosticados.

Acompanhe as etapas do Manual BPF Completo

Diagnóstico Gratuito
Contrato Assinado
Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP's)
Elaboração das Instruções de Trabalho (IT's)
Elaboração do Manual BPF

Rede de Restaurantes Ekkos

manual-bpf-restaurante-ekkos-fluxo-consultoria-boas-praticas

A rede de restaurantes inaugurou o Ysa Café e, a fim de adequar o novo restaurante às normas da Anvisa e padronizar os processos realizados na cozinha, contou com um projeto da Fluxo para a confecção de um Manual BPF.

Fábrica de Saneantes Contratipo

bpf-saneantes-2-300x199

A empresa Contratipo, especializada na fabricação de saneantes, entrou em contato com a Fluxo Consultoria devido a uma mudança na Legislação de Boas Práticas de Saneantes. Dessa forma, contratou a Fluxo Consultoria para realizar as adequações à nova legislação e elaborar um Manual BPF para adequar todos os procedimentos a essa nova exigência legal.

Principais dúvidas de nossos clientes

Quem é obrigado a ter o manual de BPF?

Restaurantes, indústrias de alimentos, indústrias de saneantes, indústrias de fármacos e farmácias de manipulação.

Quem assina o manual?

A Fluxo assina o manual como empresa responsável pela elaboração do documento, porém o proprietário deve assinar como responsável pelo empreendimento e responsável por colocar em prática as boas práticas de produção e manipulação descritas no manual.

Qual o valor da multa para quem não tem o Manual?

O valor da multa pode chegar a 70 mil reais.

Posso ser autuado durante o projeto?

Sim. Porém, em casos onde o manual está sendo elaborado, a ANVISA dá um prazo para que o empreendimento adquira o manual e se regularize.

O que o manual BPF abrange?

O manual de BPF abrangem os Procedimentos Operacionais Padrões e as Instruções de Trabalho relacionados a fabricação e manipulação de alimentos, desde a escolha de matéria prima até o processo de entrega do alimento ao consumidor.

fluxo consultoria projeto de engenharia

Fluxo Consultoria – Empresa de Consultoria sem fins lucrativos