“Os professores acompanham e orientam os projetos, durante a sua execução, para contribuir para aplicação prática de conhecimentos teóricos. Trabalho pela Fluxo e para a Fluxo porque Eu Acredito!”

Elaine Garrido Vazquez, Vice Diretora da Escola Politécnica

Por que eles são importantes?

Eles são essenciais para o desenvolvimento e a qualidade dos  nossos projetos. E por meio dessa colaboração, a Fluxo pôde realizar mais de 400 projetos em diversas áreas de Engenharia.

O que o Orientador faz?

Durante reuniões, o Orientador verifica e aprova o trabalho desenvolvido pelo gerente e o estagiário ao longo do projeto. Apoia os alunos a se desenvolverem e aprenderem.

Quem são os Orientadores?

São Professores da UFRJ ou Consultores de empresas parceiras que compartilham seu vasto conhecimento técnico e sua experiência com o gerente e o estagiário do projeto.

A atuação de um professor orientador em nossos projetos garante o alto padrão de qualidade e um impacto direto no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos da UFRJ.

Marcelo Soares, Presidente Fluxo 2015

Impacto na Universidade

Através dos diversos projetos realizados na Fluxo, conseguimos trazer para a UFRJ conhecimento de mercado de diversas áreas da Engenharia.

Horas de Orientação

Ao orientar um projeto, a Fluxo fornece um Termo ao Orientador que pode ser utilizado para comprovar as horas nas quais ele se dedicou à orientação de projetos de extensão na Universidade junto ao seu respectivo departamento.

Atuação em Projetos Variados

O orientador auxilia em vários projetos de curto e médio prazo que impactam diretamente o mercado. Muitas vezes, trata-se de áreas específicas, não tão presentes na UFRJ, como desenvolvimento de aplicativos e plano de negócios.

Impacto na Sociedade

Um dos valores que guia a Fluxo é o impacto na sociedade. Dessa forma, buscamos realizar projetos que agreguem valor para a comunidade universitária e para a sociedade.

Contribuição no desenvolvimento dos Alunos

O orientador têm um papel extremamente importante em garantir a qualidade do conhecimento que a Fluxo leva para os alunos. Esse conhecimento é absorvido por alunos engajados que querem se tornar melhores profissionais e transformar a sociedade.

Atuação na Solução de Problemas

O orientador contribui com a execução de projetos sérios, com pessoas engajadas, que visam solucionar os problemas dos clientes e impactar a sociedade.

Depoimento de nossos Orientadores

Este impacto todo só é possível a partir do apoio que temos do Orientador. Veja o que eles tem a dizer sobre nossa relação:

São várias as razões que me levam a ter orgulho de fazer parte da fluxo. A mais importante e também a simples, é que a Fluxo é uma empresa com projetos sem fins lucrativos e com fins educacionais, formada exclusivamente por alunos de graduação.

Nos projetos podemos ter contato com alunos de diferentes cursos, em busca de soluções interdisciplinares, com visão compartilhada, gerando conhecimento de forma compromissada. Os alunos aprendem a liderar, negociar e a terem responsabilidades. Os projetos estimulam tanto o crescimento pessoal quanto profissional dos alunos. Os professores acompanham e orientam os projetos, durante sua execução, para contribuir para a aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Outro pronto forte da Fluxo é o fato de abrir um espaço para alunos que não possuem experiência prévia, propiciando a oportunidade para os alunos serem consultores, estagiários, gerentes de projetos e até presidente.

Trabalho pela Fluxo e para a Fluxo porque Eu Acredito!

Elaine Garrido Vazquez, Vice Diretora da Escola Politécnica

A Fluxo Consultoria é uma iniciativa importantíssima dos alunos da Escola Politécnica da UFRJ. Ela cria soluções de engenharia para as organizações-clientes a preços bem acessíveis, contribuindo duplamente para a sociedade a cada iniciativa. É fácil perceber o diferencial dos alunos que passaram pela fluxo, eles se tornam profissionais mais cedo.

Vinícius Cardoso, Diretor do Departamento de Engenharia Industrial

Uma vantagem de se trabalhar com a Fluxo é a oportunidade de professores e alunos vivenciarem a prática profissional do que foi ensinado em sala de aula, aumentando o conhecimento e aprendizagem. Dentre os projetos orientados, aparecem alguns inovadores que possibilitam a pesquisa e a atualização profissional dos participantes.

Roberto Machado, Diretor Adjunto de Desenvolvimento e Extensão da Escola Politécnica. 

Acredito que o professor deve estar pronto a realizar as mais diversas atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Dentre essas atividades, uma que considero muito importante e que estou sempre disposto a trabalhar é na orientação de projetos. Essa atividade nos dá oportunidade de ter um contato direto e mais próximo dos alunos, não apenas auxiliando e indicando um melhor encaminhamento para os trabalhos, mas também incentivando os alunos a pensarem e buscarem soluções adequadas de engenharia. O trabalho em projetos é tão interessante, pois se realizado de forma integrada, lhe permite não apenas transmitir conhecimento, mas também adquirir ou ampliar o mesmo. Nesse contexto, a Fluxo Consultoria tem colaborado de forma significativa na formação profissional dos alunos, principalmente nas questões de planejamento e gestão de projetos.

Por isso fico feliz em poder ajudar e apoiar os projetos da Fluxo, e sugiro a outros colegas que não tiveram essa experiência, que o façam, pois estarão auxiliando na aprendizagem e qualificação profissional de nossos alunos.

Armando Carlos de Pina Filho, Coordenador do Programa de Engenharia Urbana da Escola Politécnica.