
3 dicas para aumentar os negócios da sua indústria B2B
Entenda como conseguir mais negócios para o mercado B2B
O mercado B2B (business to business) se refere a todas as vendas de produtos ou serviços realizados de uma empresa para outra. É um ramo que possui grande expressão, e por isso, existem estratégias de marketing específicas para essa área.
Diferente do marketing tradicional, que visa alcançar o maior número de pessoas possíveis, as práticas de divulgação do B2B trabalham com um perfil específico de comprador, que em geral, é de um especialista que também busca algum benefício com aquela compra.
Para ter uma ideia do tamanho desse mercado, as transações digitais realizadas entre empresas movimentaram R$ 1,81 trilhão em 2017, marcando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da E-Consulting.
As empresas que buscam maior visibilidade para novas oportunidades de negócio devem se atentar às formas de captar clientes. Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas para alavancar as vendas no mercado B2B:
Entenda o mercado B2B
O mundo das vendas B2B se refere a comercialização de serviços ou produtos que ocorrem entre empresas. Para atingir o público-alvo, as ações de marketing devem ser voltadas para esse perfil.
Para um público industrial, por exemplo, entendendo que o mercado B2B lida com fornecedores de matéria-prima, todo o marketing deve ser elaborado para a captura desse tipo de comprador.
Supondo que você seja um fornecedor de matéria prima, o seu cliente, neste caso, é uma indústria. Ou seja, não faz sentido utilizar uma forma genérica de anunciar, pois atingir pessoas que não estejam inseridas nesse ramo acaba sendo uma perda de recursos.
Os clientes do mercado B2B são exigentes e entendem do assunto. Por isso, mais que apenas uma forma de anunciar os produtos, o marketing desse segmento visa apresentar soluções para os clientes industriais.
Formas de atuar no mercado B2B
Uma maneira eficiente de fazer com que o seu negócio cresça é com a utilização de um marketplace. Antes que se pergunte o que é marketplace e como ele funciona para as vendas B2B, irei explicar.
Uma plataforma de marketplace se trata de um site ou aplicativo que possibilita a junção de compradores e vendedores de um produto ou serviço.
De um modo geral, esse modelo de negócio é voltado para uma quantidade grande de pessoas, ofertando produtos ou serviços de segmentos específicos. Exatamente por essa especialização, os marketplaces são eficientes no mercado B2B.
A possibilidade de trazer um tráfego segmentado significa maiores chances de negócios. Ou seja, o marketplace pode ser comparado a um shopping center, que no caso é virtual.
São vitrines online, que unem produtos específicos aos potenciais clientes que desejam consumi-los. Tudo isso de forma segura e com a credibilidade transmitida pelo marketplace.
Encontre novos clientes
Na internet existem diversas ferramentas e plataformas disponíveis, todas com a finalidade de promover a sua indústria.
Os canais de divulgação são plataformas com o potencial de atrair mais pessoas e criar um bom relacionamento com os potenciais clientes (leads). Conhecido como lead, é a representação de qualquer pessoa que tenha demonstrado interesse no seu produto ou serviço.
Para alcançar isso, entre os canais mais famosos estão os sites, blogs, redes sociais e e-mails, e cada um deles possui uma linguagem específica. De modo geral, podem ser descritos da seguinte forma:
Sites
Um site pode ser considerado o cartão de visitas da sua indústria na internet. Por isso, ele é responsável por causar uma boa primeira impressão e, para isso, deve conter informações importantes sobre os objetivos da sua empresa.
Além de boas informações, o site deve ser agradável para o usuário. Dessa forma a pessoa se sente mais confortável em seu site e passa mais tempo desvendando os dados colocados ao longo da página.
Blogs
Mesmo que seja muito usado de maneira pessoal, os blogs também podem ser extremamente eficientes para as indústrias. Por meio deles é possível propagar informações e compartilhar textos didáticos.
Essa é uma forma de engajar os potenciais clientes com conteúdos educativos e que agreguem algum valor ao usuário.
Redes sociais
As redes sociais fazem parte dos canais mais utilizados da atualidade. Isso porque, entre todos, divulgar sua empresa nas redes sociais é uma forma de impulsionar a sua imagem de forma eficiente.
Pois com as redes sociais é possível estabelecer uma comunicação próxima e descontraída, com fotos e vídeos curtos. Além disso, as diferentes redes possibilitam abordar os públicos de formas distintas, se adequando a linguagem mais eficiente em cada rede.
Mesmo que seja considerado um meio ultrapassado por algumas pessoas, o e-mail marketing na verdade ainda é um recurso eficaz para a captura de clientes.
Com ele é possível alcançar um público que não costuma passar muito tempo navegando em sites, blogs ou redes sociais, além de ser uma ferramenta que possibilita enviar mensagens para pessoas que estão interessadas em recebê-las.
Aumente os negócios no ramo B2B
Para alcançar mais clientes no segmento B2B, a estratégia de marketing deve ser voltada a isso. Pois diferente do marketing tradicional, o público desse segmento é especialista e procura boas oportunidades de negócio.
Por isso, o perfil de público-alvo industrial é diferente do comum, e deve ser bem compreendido antes de elaborar sua estratégia. Dessa forma é possível ser mais assertiva.
Os marketplaces são ótimas plataformas para esse tipo de divulgação, pois reúnem compradores e fornecedores com diferentes produtos e serviços em um mesmo lugar.
Além dos marketplaces, utilizar os melhores canais de divulgação também traz mais visibilidade para a sua indústria. Entre os mais eficientes estão os sites, blogs, redes sociais e e-mails, e cada um possui uma linguagem específica. Entender essa diferença é o caminho para se comunicar com todos de forma eficiente.
Mas, agora que chegamos aqui, o que achou das dicas dadas ao longo deste conteúdo? Entender as informações necessárias antes de elaborar sua estratégia é uma maneira assertiva de conseguir alavancar suas vendas.
Com mais visibilidade, sua indústria consegue aumentar o número de clientes no ramo B2B, elevando as vendas e consequentemente o lucro e a relevância do seu negócio.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.