
3 dicas para otimizar resultados industriais com equipamentos, manutenção e monitoramento
Endomarketing e produtividade: consiga mais resultados na indústria
Já ouviu falar de endomarketing? Caso não, entenda que essa estratégia pode ser muito importante para diversas indústrias, e seu objetivo principal é melhorar a imagem da empresa internamente por meio de campanhas voltadas para os colaboradores.
O seu foco é manter toda a equipe motivada e, dessa forma, reduzir a rotatividade do quadro de funcionários. Essa troca constante diminui o engajamento e prejudica o trabalho da equipe como um todo.
De modo geral, não ter conhecimento sobre os procedimentos da empresa ou como as suas ações impactam o coletivo são os principais desmotivadores.
Segundo pesquisa da Gallup, cerca de 65% dos funcionários que pediram o desligamento do seu antigo trabalho o fizeram por não se sentirem devidamente reconhecidos dentro da empresa.
Sabendo disso, preparamos este conteúdo explicando o que é endomarketing e mostrando como essa estratégia, aliada a uma boa gestão empresarial, podem trazer mais resultados para indústria. Confira!
Saiba como o endomarketing funciona
O trabalho de endomarketing é um conjunto de ações tomadas visando melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores. Garantir a satisfação e reduzir a troca de funcionários melhora o ambiente de trabalho.
Geralmente, as ações do setor de marketing nas empresas e indústrias é responsável por promover a marca para o seu público-alvo, não é? No caso do endomarketing esse público se encontra dentro da própria empresa.
Da mesma forma que um comercial de carros procura gerar desejo dos consumidores, o endomarketing trabalha para que os colaboradores se sintam atraídos e engajados pelos processos da empresa, desde a criação do projeto, fundição de aço, procura das peças, montagem e entrega do produto pronto.
A toyota é um grande exemplo da utilização do endomarketing! As suas ações de divulgação interna visam trabalhar o relacionamento com os colaboradores de forma positiva, buscando ser uma referência nessa área.
Após a contratação de um novo colaborador, a pessoa passa por um processo de treinamento durante 5 meses, aprendendo sobre a cultura da Toyota e tudo o que envolve a produção dos carros.
Dessa forma, o colaborador inicia os trabalhos completamente integrado às rotinas da empresa e se sente parte ativa da equipe, se dedicando às suas atividades.
Conheça os benefícios de se trabalhar com endomarketing
Inicialmente, para aplicar a estratégia de endomarketing é necessário compreender o seu funcionamento, mas adianto que todos os negócios podem utilizar!
Por exemplo, se você comercializa móveis de madeira rústica, possui um setor de atendimento, vendas e estoque, não é mesmo? Por isso precisa manter essa equipe motivada, sendo o endomarketing uma boa forma de fazer isso. Seus serviços podem trazer os seguintes benefícios:
Os colaboradores se mantém motivados
Essa é uma grande ajuda na motivação dos funcionários. Isso porque, com constantes divulgações internas de projetos a empresa se mostra aberta à ideias e melhorias dos funcionários.
Isso faz com que os colaboradores se sintam mais felizes, tornando o ambiente profissional mais agradável.
A produtividade é otimizada
Essa motivação impacta diretamente na produtividade. Isso porque, um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos faz com que executem suas tarefas da melhor forma, se mantendo proativos e buscando resultados.
Pensando no setor de vendas, essa pode ser a resposta de como vender mais e atingir novos clientes, por exemplo.
É possível reduzir a troca de funcionários
Funcionários satisfeitos com o ambiente profissional passam o dia a dia sem pretensão de deixar o local. As práticas de endomarketing diminuem essa rotatividade e mantém a equipe inserida no ambiente profissional.
Assim, o colaborador passa a pensar não só em salário, mas na sua importância na empresa como um todo.
Um ambiente de trabalho de qualidade
Em todos os cargos e funções existem os momentos estressantes do trabalho. No entanto, algo que não pode ser uma preocupação para os colaboradores é o ambiente profissional.
Por isso, um local que se preocupa com a saúde mental dos funcionários é mais agradável e reduz o stress que ocorre naturalmente nos escritórios.
Contrate serviços eficientes
A limpeza industrial é um dos serviços contratados pela indústria, e entre as maiores atribuições, podemos destacar que além da estética, ela é responsável pela manutenção da segurança da indústria em muitos aspectos.
Geralmente, a limpeza industrial é feita em duas etapas. A primeira é responsável por remover sujeiras e resíduos aparentes, para que na sequência o ambiente seja desinfetado.
É importante manter essa ordem pois os aparelhos devem estar prontos para o uso logo após o fim da limpeza, sem nenhum risco.
A limpeza industrial é feita com o auxílio de um jato de água, e pode ser feita tanto em pisos como tanques, reservatórios de água, filtro de ar industrial, caixas de gordura e esgotos. Esse tipo de limpeza é chamado de hidrojateamento.
Com ele, todos os resíduos devidamente removidos pelo jato são retirados com aspiradores industrias de alta potência, que possuem tanques especiais próprios para a coleta de água com restos de componentes químicos.
Consiga mais resultados para a sua indústria
Como vimos ao longo deste conteúdo, o endomarketing é uma das melhores formas de aumentar a produtividade na indústria. As ações buscam engajar os funcionários por meio de propagandas internas.
Essa ação reduz a rotatividade de funcionários e os mantém motivados em seus ambientes profissionais, algo que como consequência, cria um ambiente de trabalho mais saudável e focado na produção de todos.
Entendendo os conceitos do endomarketing, o que acha de aplicá-lo na sua indústria? Essa estratégia ajuda na imagem interna e deixa os colaboradores felizes, resultando em um desempenho maior e consequentemente melhores resultados.