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3 Métricas Que Mostram O Impacto Da COVID-19 Nos Aplicativos

3 métricas que mostram o impacto da COVID-19 nos aplicativos

  • junho 23, 2020
  • Fluxo Consultoria
  • Tecnologia da Informação
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Um dos principais efeitos dessas mudanças causadas pelo isolamento, por conta do COVID-19, é o maior tempo que passamos no celular. 

Seja falando com amigos, trabalhando ou fazendo uso de outras tantas funções que temos acesso com os aplicativos e internet.

Mas, para analisarmos esse novo comportamento, precisamos pensar em quais métricas podem ser utilizadas para se mostrar o impacto do isolamento causado pelo COVID-19. 

Dados como a taxa de download, área do aplicativo, áreas dos aplicativos o comportamento dos usuários no tempo são algumas das métricas que se pode utilizar para analisar os impactos da COVID-19 nos aplicativos.

Por isso, hoje separamos aqui as principais métricas que mostram a influência da COVID-19 no uso de aplicativos para smartphones.

Quer descobrir quais são? Continue lendo.

1. Número de downloads

Por ser necessário, em sua maioria, o download para que se faça uso das funções, este deve ser um dos pontos analisados. 

Ao nível de comportamento mundial, aplicativos de redes sociais e chamadas de vídeo são os mais baixados, sendo, no Brasil, acompanhados também de aplicativos de streaming e delivery.

Além disso, outros aplicativos que permitem compras online também apresentaram crescimento nos seus downloads devido o isolamento social

A Sensor Tower, publicou seu top 10 de aplicativos mais baixados tanto na App Store quanto da Play Store, sendo em sua maioria composta por aplicativos de entretenimento e comunicação.

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Imagem por Sensor Tower

Como podemos observar, após o aplicativo responsável pelo auxílio emergencial do governo, os aplicativos são redes sociais e de mensagens, além também, aplicativos de chamadas de vídeo. 

O que mostra uma tendência dos usuários de buscarem se distrair e, ao mesmo tempo, manter contato com pessoas que não podem estar tão próximas durante o período de quarentena.

2. Mudanças nos downloads por categoria

Como dito anteriormente, a mudança do comportamento ocasionada pelo isolamento trouxe consigo mudança no perfil de consumo dos usuários. 

Aplicativos de redes sociais, mensagens e chamadas de vídeo estão sendo mais utilizados para aproximar pessoas que estão longe.

Já aplicativos de delivery, como Rappi e iFood, também tem registrado crescimento na solicitação dos seus serviços.

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Havendo em toda a área de e-commerce (Comércio eletrônico), segundo pesquisa realizada pela Compre&Confie, crescimento de 126,9% no mês de maio. Os itens que mais tiveram crescimento foram:  

  1. Vale-presentes: com o aumento de 1041%
  2. Alimentos e bebidas: com o aumento de 339%
  3. Papelaria: crescimento de 303%
  4. Brinquedos:  aumento de 246%
  5. Móveis: com o crescimento de 228%

Também havendo o crescimento de lojas virtuais, aplicativos de vendas de grandes empresas se reinventaram e se tornaram uma ótima alternativa para esses tempos em que os clientes não podem comprar nas lojas físicas.

Numa época de isolamento social, onde a interação social desnecessária é desencorajada, as empresas de entrega de alimentos tem adaptado suas práticas para que seus clientes se sintam mais seguros.

Uma dessas novas práticas se trata da entrega sem contato, onde o entregador deixará o pacote na porta da casa, e o pagamento será realizado pelo próprio aplicativo.

O que irá poupar ambos de uma interação desnecessária, assim aumentando também a segurança.

Porém, aplicativos de viagens e transportes registram quedas, já que os usuários corriqueiros estão isolados em casa, sem previsão de viajar.

Como mostra nesse gráfico feito também pelo Sensor Flow, mostrando a porcentagem dos downloads por categoria.

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Imagem por Sensor Tower

No mesmo barco dos aplicativos de transporte, estão os aplicativos de hospedagem, sua utilização quase paralisada, por não haver tráfego de pessoas.

3. Tempo de uso

Segundo o relatório do App Annie, um dos principais relatórios sobre o uso do celular, em 2019 as pessoas passaram 3 horas e 40 minutos utilizando aplicativos.

Quanto ao ranking dos países que mais gastam tempo em aplicativos o Brasil ocupou a terceira colocação com 3 horas e 45 minutos.

Porém, com o isolamento social  imposto pelo novo coronavírus, essa média tenderá acrescer, já que diversas atividades estão paradas ou foram transferidas para a internet. 

Aplicativos de relacionamentos e jogos

Devido a maior quantidade de tempo livre, as pessoas têm recorrido também aos jogos de celular para passar o tempo.

O período de quarentena da China trouxe o crescimento de 80% no número de jogos baixados em comparação com a média de 2019.

Junto com o tempo de sobra, o isolamento social causado pelo COVID-19 trouxe também uma maior carência, principalmente dos usuários solteiros. 

Com isso, os aplicativos de relacionamento tiveram um aumento nos downloads.

Aplicativos como o famoso Tinder, tem auxiliado pessoas que precisam conversar, mesmo tendo como objetivo inicial promover encontros, o que não é possível devido à situação atual de quarentena.

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