
Desenvolver um novo produto: confira 4 Erros mais comuns!
Vivemos na era da experiência. Cada vez mais as empresas do ramo alimentício se preocupam em desenvolver um novo produto que gere sensações únicas e inovadoras para seus clientes e, em uma era de pessoas tão singulares, como desenvolver um produto pode fazer com que o seu negócio tenha sucesso? Preparei um conteúdo para garantir que você tenha conhecimento de desenvolver um produto nosso sem cometer os 4 erros mais comuns na hora de desenvolvê-los.
Mas porque devo me preocupar em desenvolver um produto?
Embora cada vez o mercado esteja competitivo, quando se fala em inovar, os números ainda dizem que as empresas brasileiras estão remando pra direção contrária. Álvaro Prata, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), afirmou que apenas 36% de empresas estão ousando quando a questão é inovar.
Nisso é importante que você reflita o quanto a sua empresa pode se beneficiar lançando um produto alimentício novo.
Mas muito cuidado! Muitas empresas podem ter esse mesmo pensamento, mas durante a execução erram em coisas que fazem com que a iniciativa não tenha sucesso.
Quer exemplos de empresas que cometeram erros ao criar novos produtos?
- Você compraria comidas congeladas da Colgate?
Pois é, é isso mesmo que você está pensando. A marca de higiene bucal Colgate já criou uma linha de comidas congeladas, dentre elas essa lasanha da foto!
O resultado, entretanto, não foi dos melhores. A linha não teve uma aceitação do público que continuava ligando a marca aos seus produtos mais populares, saiu em pouco tempo de linha pela falta de engajamento do público.
- Quando falamos em Mc Donalds, o que você pensa?
Você pensou em hambúrguer, acertei? Então, mas houve época que eles tentaram uma estratégia diferente. Em 1990, a marca estava com problemas para conseguir clientela no período noturno e, na tentativa de reverter a situação, eles implementaram pizzas no cardápio.
A aceitação também não foi muito boa, porque a produção de pizza demandava mais tempo do que a de hambúrguer e isso acabou descaracterizando o modelo fast-food do negócio. Resultado? A linha também não foi prosperou, o sistema não foi implantado nas franquias da Mc Donalds, mas curiosamente existem algumas pouquíssimas lojas que ainda possuem esse modelo.
E o que você deve não deve fazer para não cometer o mesmo erro?
Metade dos produtos lançados anualmente na américa latina fracassam e para que evitar que fosse passe por isso, confira os quatro erros mais comuns na hora de desenvolver um produto:
1. Não definir os parâmetros do seu produto
Essa é a primeira e uma das mais importantes para a confecção de um novo produto alimentício. Um dos maiores erros é não ter parâmetros claros para começar a fase de estudos legítimos de como será a inserção desse produto no mercado e, por conta disso, passar muito tempo realizando vários tipos de protótipos, que encandeia mais gastos do que o necessário, pela simples falta de um planejamento eficaz.
“Eles não recebem aporte correto porque a estratégia é feita em bases frágeis e com um modelo de análise impreciso”, explica Cassiana Costa, especialista da prática de Inovação da Nielsen Brasil.
Por exemplo, como você pode pensar em desenvolver um novo produto sem definir a que público você quer atingir, quais seriam os canais e estratégias a serem atingidos, entender do que esse público gosta e como você vai gerar, por meio do produto que irá desenvolver, uma boa experiência para o consumidor?
Esses parâmetros são cruciais na hora de planejar o seu produto pois é por meio deles que você irá definir que características e diferenciais o seu produto terá. Se você possuir alguma dúvida de quais os principais questionamentos para ter boas informações na formulação dos parâmetros, trago uma matéria da exame que mostra 7 perguntas obrigatórias antes de lançar um novo produto.
Como exemplo de uma avaliação de um ramo do mercado alimentício, trago uma matéria do nosso blog sobre Mercado de Alimentos Veganos: vale a pena investir?. Esse tipo de análise é um exemplo do que você pode analisar para validar o seu produto!
Tendo entendido isso, ainda é necessário a principal análise: como as informações do que você coletou vão influenciar no seu produto? Após tudo isso, você precisará definir onde irá chegar com o produto que está desenvolvendo, e algumas perguntas podem te ajudar para definir isso:
- Qual tamanho/gramatura terá o meu produto?
- Qual a forma do meu produto?
- Qual o valor médio de investimento para a produção?
- Qual o valor médio de venda?
- Quais serão os diferenciais?
- Como será a embalagem?
- Onde irei vendê-lo?
A definição desses parâmetros básicos irá te poupar de ter retrabalhos e mais gastos por falta de um bom planejamento. Fará toda a diferença para a fase de desenvolvimento e te tornará muito mais focado no seu objetivo.
2. Não realizar pesquisas sobre as variáveis envolvidas para uma possível produção
Defini os parâmetros, entendi como planejo meu produto, qual o próximo passo?
Se você pensou executar, errou! Para a produção do melhor produto, você precisa entender como fazê-lo da melhor forma, principalmente se tratando do ramo alimentício. A escolha dos melhores ingredientes, do por que utilizá-los juntos, de quais utensílios e maquinários devo usar na minha produção, como deve ser o meu ambiente de produção, qual embalagem usar, fazem total diferença!
Já imaginou você investir nisso tudo sem um bom estudo prévio e depois descobrir que não era aquilo que você precisava? Todo cuidado é pouco!
Além disso, o ramo alimentício é muito delicado por envolver o bem estar e a saúde do público que irá consumi-lo. Estudar as normas e especificações da ANVISA pode te evitar de muitas dores de cabeça no futuro e até mesmo multas. Já pensou cometer esse erro por falta de preparação e estudo? Não dá!
Deixo de dica conteúdos que já produzimos para a parte de embalagens, pode te ajudar bastante nesses estudos:
Como escolher as melhores embalagens para alimentos?
Embalagem de alimentos: O que você precisa saber desde cedo!
3. Não realizar vários testes
Diante tantos estudos prévios, a época de teste acaba virando uma das fases mais importantes e esperadas no processo de criação de um produto! Mas como garantir que não haja erros nela também?
Teste muito! Muitas receitas/formulações diferentes, usando ingredientes e quantidades variadas. Já imaginou se você cria, por meio dos seus estudos, pensou na receita ideal, mas um conservante não se adequou da forma que pensava a sua receita (inclusive tenho um conteúdo para te indicar sobre conservantes)
É uma época de, além de achar a receita ideal na prática, você tem que buscar encontrar qual o processo ideal de produção (para que quando começar a vender, faça sempre ele) e como torná-lo otimizado, ou seja, como produzir mais em menos tempo.
Muitas pessoas cometem o erro fazer apenas um protótipo (produto de trabalho da fase de testes e/ou planejamento de um projeto) e, após colocar o produto no mercado, precisam falar com remodelações, pausas nas vendas, por coisas que poderiam já ter sido feitas anteriormente.
4. Não receber feedbacks do consumidor (análise sensorial)
Já fiz vários testes, escolhi o meu favorito, agora finalmente é a hora de vender, correto? Errado!
Principalmente no ramo alimentício, faz se indispensável colher feedbacks de muitas pessoas para entender se possuem a mesma aceitação que você sobre o produto. Um dos grandes erros de quem desenvolve um produto para colocar no mercado é se apegar as suas próprias conclusões sobre aquilo e esquecer que você está desenvolvendo algo para vender para pessoas, então saber a opinião delas sobre isso é fundamental.
Para passar por êxito pelo processo de validação do produto faz-se muito importante a existência de uma análise sensorial. Esse processo nada menos é do que “uma ciência que utiliza os sentidos humanos visão, olfato, tato, paladar e audição, para avaliar as características ou atributos de um produto”.
Existem vários parâmetros e métodos a serem usados nesse processo para torná-lo uma representação mais fiel possível do que o público pode achar do produto que você desenvolveu, onde na execução existem até laboratórios próprios para a execução dessa análise.
Achou burocrático desenvolver um produto? Lembre-se, todo esse processo pode ser responsável a dar segurança a uma grande nova ideia para o mercado, então é muito importante ter cuidado!
Além disso, a presença de profissionais qualificados nesse processo faz com que tudo se torne mais fluido.