Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Aprenda 4 ideias de design biofílico para o mundo pós-covid

design biofilico

Contexto pandêmico

No final de Dezembro de 2019, o vírus da COVID-19 começou a ser observado em Wuhan, cidade localizada na China. E, diante da situação, a Organização Mundial da Saúde declarou que vivia-se uma nova pandemia.

A primeira grande mudança e consequência foi o fato de todas as cidades do mundo entrarem em lockdown, ou seja, só era permitida a circulação para serviços essenciais. O confinamento social fez com que todos ficassem em casa 24 horas por dia, coisa que antes raramente acontecia.

Alguns arquitetos até consideravam a residência como um dormitório gigante, onde os adultos acordavam cedo, iam trabalhar e voltavam à noite para dormir. Já os adolescentes e crianças viviam dentro dos seus quartos e dificilmente convivem nos outros cômodos.

Entretanto, o cenário mudou e se transformou na era do home office, no qual o trabalho, os estudos, o esporte e o entretenimento, tudo isso a partir de agora era feito dentro de alguns metros quadrados. Paralelamente, todos começaram a reparar mais na própria casa, em como tudo era ao redor. Particularidades que antes não eram notadas passaram a ser mais observadas e o ambiente passa a ter papel principal no bem estar.

Como a pandemia refletiu em todos os segmentos, com a Arquitetura não seria diferente. As cores, os aspectos, as texturas e a organização passaram a ser componentes interessantes para auxiliar a manter um bom estado de saúde mental.

O destaque desse artigo vai ser para o Design Biofílico, que já existia antes, voltou com tudo e apareceu como favorito dos profissionais da área.

Banner1

O que é o Design Biofílico?

O Design Biofílico, originário do termo em inglês Biophilic Design, é uma concepção que amplia a conectividade entre o ser humano e a natureza por meio de recursos arquitetônicos.

Outro conceito interessante é o de Biofilia, que significa amor à vida. Dessa forma, fica mais fácil entender como esse tipo de Design se tornou tão evidente no contexto pandêmico. Além do mais, a arquitetura, desde sempre, se adequa ao contexto histórico que é vivido, e sempre lançando tendências, que acabaram abrindo espaço para o Design Biofílico surgir no cenário atual e se estabelecendo no ramo de estética decorativa.

Qual a importância do Design Biofílico?

O Design Biofílico tem inúmeras vantagens, como o bem-estar. Um estudo feito pela Universidade de Brasília demonstrou que estar em maior contato com a natureza traz diversos benefícios para a saúde, como a redução do estresse.

Por outro lado, por conter uma estética agradável, a valorização do imóvel é uma consequência. E, somando-se a isso, acaba sendo um método de decoração mais rentável. Além dos aspectos econômicos e de saúde, temos também o fato do Design Biofílico conseguir trazer uma proposta de aumento de produtividade e otimização da concentração, visto que o ambiente se torna mais harmônico e leve.

Como aderir ao Design Biofílico?

Existem várias maneiras de adequar esse tipo de decoração na construção, seja ela residencial, comercial ou corporativa. A seguir, vamos listar vários exemplos para inspiração:

1- Estáticos (como em vasos, por exemplo)

design biofilico em vasos pendurados em home office
Foto: Dear Designer’s Blog
design biofilico em uma vaso no chão e dois na parede
Jabuticabeiras por Cipó Paisagismo
Foto por Vanilla Fotografia

2- Incorporado

design biofilico incorporado, com uma árvore passando pelo teto
Foto: Ricardo Bassetti

Gostaram do artigo? Se tiverem qualquer comentário ou precisarem de ajuda para decorar o seu ambiente, entrem em contato com a gente que será um prazer ajudar!

Banners5

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.