Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

5 Benefícios em Fazer um Projeto de Climatização

5 Benefícios em Fazer um Projeto de Climatização

Um projeto de climatização tem como objetivo o correto dimensionamento de aparelhos de refrigeração e outros equipamentos para garantir o conforto térmico e entrega de documentos exigidos por normas pela legislação vigente. 

Para isso o projeto abrange desde a escolha correta do aparelho, a partir de cálculos baseados nas informações do local e dimensionamento de dutos para a circulação do ar, até os mínimos detalhes como as grelhas e filtros que serão utilizados. 

Entretanto, o produto de tal projeto não são só apenas os documentos legais. Quando bem projetado, existem diversos benefícios na climatização para o seu local. Além do conforto de todos no local, há também redução dos custos e gastos. Os benefícios são portanto:

1. Menor Gasto Energético

Desde o começo, o projeto de climatização utiliza-se das variáveis e informações do local e do uso que ele terá para obter a maior eficiência possível. Com esses dados, é então feito um cálculo de carga térmica, que servirá de base teórica para os dimensionamentos do aparelho.

A partir da escolha consciente e embasada por cálculos, o aparelho certo garante menor gasto energético para a climatização necessária a cada ambiente. Um aparelho que consuma energia demais pode fazer a refrigeração correta, até excessiva em alguns casos, mas não garantirá o menor custo na conta de luz no final.

Por outro lado, um aparelho não consiga efetuar o trabalho necessário operará consumindo muita energia para fazer uma refrigeração que não será nem suficiente para o local. 

2. Redução do Custo de Manutenção

Como é bem sabido com máquinas e equipamentos, quanto mais otimizado e planejado for o uso deles, menor será o custo de manutenção. Isso se deve pois os aparelhos em questão não funcionarão em sobrecarga e assim evitam-se problemas prematuros que necessitem de maiores revisões.

Consertos podem ser recorrentes em projetos de climatização feitos sem cálculos embasando as escolhas e preparos dos projetistas. Todas as variáveis devem ser consideradas de forma a permitir a vazão para cada ambiente. Com isso, o ar condicionado, os ventiladores e as outras máquinas térmicas operarão dentro da sua eficiência desejada e não haverá problemas devido ao mau uso.

No cenário ideal, e o qual é visado com projetos de climatização, as temperaturas corretas são atingidas e a manutenção é planejada, tornando a ocorrência de imprevistos muito menor. Isso acontece justamente devido a existência da programação tendo em vista todas os fatores do local. Negligenciando tais etapas, a manutenção pode ser um contato recorrente e com isso vêm mais gastos para a sua empresa.

3. Maior Conforto Térmico

O objetivo de todo projeto de climatização é a refrigeração correta, para isso a temperatura correta deve ser atingida em cada local dentro da faixa pré-estabelecida. Sem isso, é comum haver grandes oscilações durante o dia em função da incidência maior do sol em algumas partes do local, além de ambientes no qual os usuários e frequentadores chegam a ficar com frio ao trabalhar ou visitar o local.

De forma a evitar o desconforto das pessoas, a refrigeração adequada é pensada, em um projeto de climatização, visando o número de pessoas que estarão em cada ambiente. Também se levam em conta os equipamentos que existirão e atividade de cada um dos trabalhadores.

Em hospitais, por exemplo, a existência de pacientes também é dimensionada sendo fator e alterando, por exemplo, a faixa de umidade permitida naquele local, para que não se torne um ambiente muito seco que prejudique os enfermos. Escolas também têm de possuir sistemas de climatização que são pensadas para as crianças que estarão no local estudando. Todas essas regras seguem normas que visam o maior conforto térmico das pessoas.

Outro fato comum é o calor excessivo que ocorre ou à tarde, ou de manhã, quando o sol incide com maior intensidade em janelas de uma região  específica nos prédios. Com um projeto de climatização, a orientação do local em função da incidência solar é considerada nos cálculos e existe portanto uma preocupação com esse fator. Dessa forma, existirão menores oscilações na temperatura e, consequentemente, maior conforto dos usuários do local.

4.  Maior Produtividade de Funcionários e Atratividade para Clientes

O bem-estar dos funcionários é muito importante para garantir a produtividade dessas pessoas, além de evitar incômodos como frio excessivo ou calor demais para qualquer pessoas que transite pelo empreendimento. Dessa forma o local pode ser aconchegante e confortável. Sem isso, inconscientemente pode-se criar uma imagem errada e negativa do local. Esses dois fatores podem levar a prejuízos a médio e longo prazo para sua empresa.

Além disso, com equipamentos que funcionem corretamente e uma temperatura dos seus ambientes internos que se mostre refrescante em dias quentes, mas que também seja aconchegante e não excessivamente gélido, é possível ter um local que seja atrativo e no qual clientes queiram voltar no futuro. 

5. Adequação com a Legislação

Dois documentos são exigidos por lei para um projeto de climatização, são eles a planta baixa do local com simbologia e o memorial descritivo. Sem tais documentos não é permitido nem a instalação dos aparelhos.

A planta baixa serve como um guia para o local, no qual são incluídos símbolos corretos para cada aparelho. Também são incluídos os dados referentes ao cálculo de carga térmica, como a vazão de cada ambiente, o BTU dos aparelhos e os trajetos para circulação do ar pelos dutos.

Já o memorial descritivo é um documento no qual constam as especificações de cada um dos equipamentos e dos sistemas de refrigeração, além das variáveis do local. A partir desses dois documentos é autorizado legalmente que seja feita a instalação no local.

O projeto de climatização é um investimento que têm como objetivo não só o cumprimento de normas técnicas exigidas por lei a partir de documentos legais, mas também a diminuição de gastos no futuro. Os benefícios supracitados são de fato os exemplos do que se esperar a partir de um projeto bem planejado.

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.