Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

5 novidades de tecnologia que revolucionaram o mercado

5 novidades de tecnologia que revolucionaram o mercado

No mundo atual, as novidades de tecnologia estão a aparecer a todo momento. E enquanto algumas delas resolvem problemas simples, outras revolucionam um mercado inteiro para melhor. Basta lembrar do Uber para entender do que estamos falando.

No artigo a seguir, você conhece 5 dessas tecnologias que revolucionaram mercados e transformaram a vida de milhões de pessoas. Acompanhe!

1. Fintechs

As fintechs foram uma das novidades de tecnologia que revolucionaram o mercado e trouxeram uma nova forma de se lidar com serviços financeiros. Elas simplesmente jogaram fora o livro de regras e as práticas pré-estabelecidas nesse setor para fornecer um serviço completamente novo e muito mais eficiente.

Sem agências bancárias físicas, filas, portas giratórias e toda a burocracia usada pelos bancos para amarrar seus clientes, elas se baseiam na tecnologia para fornecer um serviço mais eficiente, mais humano e menos burocrático.

Mas é importante ressaltar que as fintechs não se resumem aos bancos digitais, como é comum se pensar. Existem fintechs de pagamentos, crédito, moedas digitais, investimento, controle financeiro e muitas outras. E em cada um desses setores elas provocaram mudanças profundas.

Talvez o melhor exemplo disso, no Brasil, seja o Nubank, empresa que começou como uma fintech de crédito e hoje é um banco digital quase completo. Quando foi criado, ele trouxe uma nova forma de se oferecer cartão de crédito, até então quase desconhecida no Brasil. 

Sem taxas, anuidade, burocracias e com um atendimento ao cliente sensacional, o Nubank cresceu exponencialmente e conquistou o coração de milhões de brasileiros. Atualmente, já está fazendo o mesmo com a Nuconta, seu novo produto.

2. Aplicativos de transporte

Hoje, já é normal chamar um Uber para te levar em praticamente qualquer lugar que você queira ir. Mas há alguns anos, o Uber não existia por aqui e havia duas opções para se locomover pelas cidades: pagar caro por um táxi e ter um serviço de baixa qualidade ou pegar o transporte público, lotado, demorado e também com um péssimo serviço.

Mas então o Uber e outros aplicativos de transporte apareceram e mudaram essa história, oferecendo uma terceira opção, que é barata, eficiente e que presta um ótimo serviço. Obviamente que o público não demorou a passar a preferir a terceira alternativa e os números dos aplicativos de transporte hoje impressionam.

Em São Paulo, maior metrópole do país, os carros do Uber e de outros serviços como o 99 e Cabify já ultrapassam o número de táxis. O Uber hoje já possui mais de 500 mil motoristas cadastrados e cerca de 20 milhões de usuários. Em 2017, o setor movimentava 3 milhões de reais por dia e esse número só cresceu de lá para cá.

Por esse e diversos outros motivos, os aplicativos de transporte são uma das novidades de tecnologia que revolucionaram o mercado de transportes. E para o futuro, a expectativa é que eles evoluam e causem um impacto ainda maior no setor.

3. Crowdfunding

imagem de pessoas pensando em novidades de tecnologia e tendo ideias pra ganhar dinheiro

Você, muito provavelmente, já deve ter ouvido falar em Crowdfunding. O termo em inglês, que significa “financiamento coletivo”, é uma das novidades de tecnologia que surgiram nos últimos anos e revolucionaram não só um, mas vários mercados.

Através dele, qualquer um pode buscar financiar projetos com rapidez e simplicidade, o que deu voz e vez a muita gente que tinha uma boa ideia, mas não tinha como tirá-la do papel. É o caso, por exemplo, do Oculus Rift, um projeto de óculos de realidade virtual que nasceu no Kickstarter, uma das muitas plataformas de Crowdfunding.

O projeto conseguiu chamar a atenção de muita gente na plataforma e arrecadou 2,4 milhões de dólares. Dois anos depois do início do financiamento coletivo, Facebook e Samsung viram seu potencial e Mark zuckerBerg comprou a empresa por 2 bilhões de dólares. A coreana também investiu muito em uma parceria para o desenvolvimento da tecnologia.

Atualmente, o Oculus Rift já foi lançado e, apesar de não ser muito popular no Brasil, é um sucesso de vendas em diversos países do mundo. E este é apenas um exemplo de como o Crowdfunding pode dar vida a projetos revolucionários. Há diversos outros, que ajudaram a transformar vários outros mercados e a criar novos conceitos e tecnologias.

Porém, não é só de grandes projetos que vive o Crowdfunding. Essa novidade de tecnologia tem ajudado muita gente em diversos outros aspectos. Produtores de conteúdo, por exemplo, têm conseguido dar vida a projetos menores, mas muito interessantes para o público para o qual são direcionados.direcionado. E isso tem transformado diversas áreas, como o entretenimento e o jornalismo.

4.  Streaming

O Streaming já é parte integrante da vida de todos nós e é outra novidade de tecnologia responsável por profundas transformações em diversos mercados diferentes. Para quem não sabe, o streaming é a tecnologia que permite que você consiga ver vídeos na internet sem ter que baixá-los antes no seu celular ou computador.

E ela tem evoluído muito nos últimos anos revolucionando o mercado de entretenimento como um todo e até mesmo o jornalismo. A Netflix, por exemplo, oferece milhares de filmes, séries e documentários para serem assistidos quando, como e onde o cliente quiser.

Com isso, muitos espectadores migraram da TV aberta e a cabo para a internet, o que transformou o mercado de mídia brasileira como um todo. Outro novidade de tecnologia responsável por essas mudanças é o Youtube, que oferece conteúdos de todos os tipos para os espectadores assistirem como bem quiserem.

5. As novidades de tecnologia que trouxeram uma nova forma de hospedagem

Por fim, temos as novidades de tecnologia que transformaram o mercado de hospedagem e turismo pelo mundo. O maior exemplo delas talvez seja o Airbnb, aplicativo que conecta pessoas com imóveis para alugar a pessoas que querem alugar esses imóveis.

Pode parecer algo simples, mas o Airbnb e outros aplicativos desse segmento têm sido os responsáveis por uma verdadeira revolução no setor de hotelaria pelo planeta. Isso porque esses serviços conseguem oferecer mais opções aos viajantes, por preços muito mais em conta do que o que seria pago por um hotel, por exemplo.

Para se ter uma ideia, pelo Airbnb é possível alugar até mesmo um contêiner ou um iglu para passar as férias pagando muito pouco. Isso tem forçando as grandes empresas de hotelaria a se reinventarem completamente. Algumas estão lançando seus próprios aplicativos para competir e outras têm sido forçadas a baixar os preços de seus serviços.

E você, conhece outras novidades de tecnologia que assim como o Airbnb revolucionaram o mercado? Conta pra gente nos comentários!

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.