
6 dicas para um bom marketing no Instagram
Quando se fala de mídias sociais, não podemos deixar de citar a queridinha de todos: o Instagram. É possível perceber a força desse aplicativo analisando os dados gerados por uma pesquisa realizada pela Forrester Research, Inc.
A pesquisa mostrou que as postagens do Instagram geram uma porcentagem do engajamento por um seguidor de 4,21%. Isso significa 58 vezes mais engajamento por seguidor do que no Facebook e 120 vezes mais engajamento por seguidor que no Twitter.
Entretanto, apesar da força e popularidade da plataforma, muitas empresas ainda não sabem como usá-la, o que, hoje em dia, pode acarretar diretamente em um menor fluxo de vendas e de pessoas conhecendo a marca.
Então, pensando em fazer com que isso não aconteça com você, separamos 6 dicas de como fazer um bom marketing no Instagram. Está preparado para alavancar os resultados dessa rede social?
1. Encontre o seu público
Para fazer um bom marketing no Instagram, algo que você deve fazer antes de começar a publicar deve ser definir qual público você quer atingir.
Por isso, alguns constroem a persona ou o cliente ideal, mas essa definição nada menos é do que: você tem que saber exatamente as características de quem você quer acessando o seu Instagram.
Para definir seu público você deve saber:
- Quais suas características?
- Quais os seus hábitos?
- Quais os seus valores?
- Do que ele gosta?
- Do que ele não gosta?
- Quais problemas ele possui?
A importância dessas perguntas se dá pelo fato que as suas publicações precisam trazer conteúdo relevante para essa pessoa. Entendeu a importância de conhece-la muito bem?
Por exemplo: Qual problema do seu cliente ideal você resolve? Como você, por meio do seu conteúdo, pode se posicionar como um especialista, a ponto de fazer com que tenha interesse em te acompanhar? E principalmente: o que você tem de diferente dentre os outros pela qual ela deve escolher você?
Portanto, ter as respostas dessas perguntas já será um grande avanço no que diz respeito a entrega de valor para o seu nicho. Para te ajudar, a Outbound Marketing possui uma ferramenta para te ajudar a criar o seu cliente ideal.
2. Faça posts com frequência
Muitas vezes, por uma rotina corrida, as empresas acabam deixando o Instagram sem posts por muito tempo, o que acaba sendo bem prejudicial.
Primeiro porque para aqueles que visitam a página, ter sua última publicação postada antiga acaba que mostra descaso com a rede, segundo que para manter uma jornada e algoritmo do próprio instagram de engajamento, esse “sumiço” acaba sendo ruim para o perfil da empresa.
Então, para tornar constante e ainda ter uma boa estratégia de marketing no instagram, muitas empresas contam com agenda de posts. Nada mais é do que programar, antecipadamente, o conteúdo, foto e horário dos posts da semana, dos próximos quinze dias ou até mesmo do mês.
Porém, para essa estratégia, é importante saber como o seguidores da página se comportam nas redes sociais, quais dias e horas da semana fazem com que ele possua mais engajamento para que assim possa se pensar na quantidade ideal de posts por semana, qual o formato dele, entre outras coisas.
Também, algumas empresas também possuem calendário editorial, que é uma programação que norteia estratégia de conteúdo em várias mídias digitais. De acordo com a Social Media Trends, as empresas que seguem um calendário editorial definido para redes sociais apresentam uma média de visitas 1,5 vezes maior em comparação com as que não se planejam.

3. Produza conteúdo em vídeo
E quando se fala em engajar usuários, essa estratégia sempre é uma das destaques: produção de vídeos. Aponta-se que 78% dos usuários consomem vídeos online todas as semanas e 55% fazem isso todos os dias.
O Instagram hoje possui diferentes maneiras de fazer consumo de conteúdo de vídeo, por meio de stories, feed e no IGTV. É importante usá-los porque produção de vídeos gera maior conexão, identificação.
Os vídeos caem bem, atraem e vendem. São conteúdos fáceis de consumir e são reproduzidos automaticamente na rolagem do feed, o que aumenta visualizações e faz, para o algoritmo do Instagram, se tornar mais relevante.
4. Tenha objetivo com seus posts
Como falei na primeira dica, é importante que você saiba para quem está escrevendo para levar um conteúdo relevante. Entretanto, você pode dividir em tipo de conteúdos, para saber mesclá-los e entender como encaixá-los de acordo com cada estratégia.
Podemos dividi-los, de forma básica, em três:
- Conteúdo de atração: conteúdo importante ou interessante que atrai o público que você deseja;
- Conteúdo de engajamento: faz com que as pessoas se envolvam e interajam com o seu perfil.
- Conteúdo de venda: tem objetivo de chamar a atenção do cliente para uma ação.
Para ter uma boa estratégia de marketing é importante que a página garanta que 80% de suas postagens tenha conteúdos informativos, atrativos e agregadores, pois quanto mais engajamento um post possui, mas o instagram mostra ele para outros usuários.
Os outros 20% devem ser dedicados a fins mais comerciais como demonstrar produtos, promoções e afins.
5. Acompanhe as métricas do seu Instagram
No próprio instagram, na aba Informações, contamos com várias métricas disponibilizadas pelo próprio aplicativo para que o administrador possa gerencia-la e usar a rede de forma mais inteligente.
No aplicativo, existem os seguintes grupos de relatórios que você pode acompanhar:
- Relatório de Atividade: Analisa dados como interações, visitas ao perfil, número de seguidores, etc.
- Relatório de Conteúdo: Disponibiliza dados de impressões (quantidade de vezes que seu post apareceu para alguém), alcance do post, engajamento,
- Relatório de Público: Aqui você saberá a localização do seus seguidores, a idade, gênero, etc.
Nos posts do dia a dia e principalmente no impulsionamento de publicações é muito importante analisar essas métricas para fazer campanhas que consigam atingir ainda mais o público alvo da página.
6. Use os recursos certos
Além de tudo que foi citado, vá além e use e abuse de mecanismos que pode aumentar o engajamento e o alcance da página.
Hashtags são um bom mecanismo de alcançar pessoas que não lhe seguem, mas devem ser usadas com sabedoria. Usar hastags que não possuem relação com a sua página/negócio apenas para gerar curtidas ou alguns seguidores não é um marketing inteligente.
Usar recursos interativos nos stories como enquetes, perguntas e afins faz com que sua página consiga interagir mais com o público.
Esses são apenas alguns dos inúmeros recursos que podem ser usados para garantir um bom marketing para o instagram. Teve alguma dúvida ou alguma ideia que não sabe como pode ser executada? Fale conosco que nossa equipe irá te ajudar!