Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

6 Estratégias para Vencer a Concorrência

6 Estratégias para Vencer a Concorrência

Rodovia com quatro setas brancas e uma vermelha apontando para o mesmo lado da direção da rua

Não importa o setor de atuação, o produto ou a empresa em que você trabalha. Por mais diferente que seja seu negócio, você sempre terá que vencer a concorrência.

Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, existem algumas estratégias básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência:

1. Pesquise e analise seus concorrentes

Monitorar a concorrência é algo que todo empreendedor deve realizar com frequência. Você não quer simplesmente acompanhar o que eles estão fazendo, você quer saber como o mercado está reagindo, quais as últimas tendências e se planejar para estar sempre um passo à frente de todos.

Conhecer os preços e os serviços oferecidos pela concorrência é fundamental. Para isso, é interessante fazer uma pesquisa sobre o perfil dos concorrentes no mercado e analisar friamente seus maiores erros e acertos. É importante também saber negociar preços com fornecedores. Além disso, uma consultoria em pesquisa de mercado pode te ajudar.

2. Agregue valor a seu produto

Quando falamos que a concorrência está acirrada, não queremos apenas dizer que existem inúmeras empresas oferecendo determinado produto, mas que existem várias organizações se especializando cada vez mais no atendimento ao cliente. Para contornar essa situação, a dica é sempre buscar agregar valor ao produto, seja na diferenciação e personalização do atendimento, seja até mesmo realizando a entrega do produto em tempo mais ágil.

A regra é vender valor e não preço. Para competir e vencer a concorrência, abaixar o preço nem sempre é a melhor solução. Você pode até obter vantagens caso tenha uma oferta mais atraente. Porém, tal atitude pode comprometer o fluxo de caixa ou até mesmo desvalorizar o seu produto.

3. Utilize uma boa estratégia de marketing

De que adianta ter um negócio mas não ser encontrado pelo seu potencial cliente? Muitas empresas deixam o mercado por acabar perdendo espaço para a concorrência e não conseguir atingir as pessoas.

O empreendedor precisa saber vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o cliente desse valor e saber se diferenciar e vencer a concorrência. A função do marketing é divulgar o nome da sua empresa, é fazer com que seu negócio seja reconhecido pelo seu público e pelo mercado.

As estratégias de marketing devem ser, sobretudo, apoiadas no tripé: conteúdo, produto e relacionamento com o cliente. Enquanto as ações de conteúdo engajam, as estratégias de relacionamento constroem laços com os consumidores e as iniciativas de produto buscam alcançar objetivos específicos relacionados à venda. Porém, mesmo que estruturadas de maneira independente, todas essas frentes devem estar integradas e abastecidas pelo trabalho de monitoramento com métricas. Desta forma, é possível verificar se suas estratégias estão sendo realmente eficazes.

4. Faça uma matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia.  O que se pretende é definir as relações existentes entre as forças e fraquezas da empresa com as tendências que se verificam no ambiente externo à empresa (as ameaças e oportunidades), como por exemplo o mercado global, a conjuntura econômica e as imposições legais.

A concorrência, naturalmente, entra como ameaças. Entretanto, uma das características da análise da matriz SWOT é não apenas diagnosticar os fatores, mas também se atentar as ameaças para tentar transformá-las em oportunidades. Esse é só o início da definição de sua estratégia empresarial.

5. Seja rápido na inovação

Empresas com melhor desempenho em inovação são mais propícias a crescer e se destacar e vencer a concorrência. No entanto, surge a dúvida: como eu posso inovar? Nos produtos, na experiência de compra, nos serviços oferecidos, na comunicação, no pós-venda, no formato da loja e, até mesmo, nos processos internos, garantindo à empresa maior eficiência e, consequentemente, melhores resultados em questões como redução de perdas e ruptura e controle de estoque, por exemplo. Na maioria das vezes, a inovação está atrelada à tecnologia – algo ainda caro no Brasil. Por isso, muitas empresas deixam de investir. Um erro, porque é possível gastar menos. Basta ter um planejamento e investir num ambiente que estimule a inovação.

Como ter um crescimento acima da média? Veja formas de gerenciar o crescimento da sua empresa.

6. Treine seu pessoal para vencer a concorrência

Treinar funcionários pode parecer caro para alguns empreendedores. Mas, quando bem feito, costuma compensar. Ao criar um programa de treinamento para os funcionários, a primeira providência é fazer um diagnóstico. Das áreas em que é necessário melhorar a formação, quais são as prioritárias? De tudo o que pode ser ensinado, o que é mais urgente? Que capacitação pode ser dada aos bons funcionários para que eles se tornem ainda melhores?

Respondendo essas perguntas e criando um programa de treinamento efetivo, sua empresa pode se diferenciar dos concorrentes. Afinal, gente capacitada gera mais resultados.

Fluxo Consultoria

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.