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Home » Blog de Engenharia da Fluxo Consultoria » Gestão Empresarial » 6 Estratégias para Vencer a Concorrência
6 Estratégias Para Vencer A Concorrência

6 Estratégias para Vencer a Concorrência

  • outubro 25, 2015
  • Daniele Araújo
  • Gestão Empresarial
  • 25 Comments

Não importa o setor de atuação, o produto ou a empresa em que você trabalha. Por mais diferente que seja seu negócio, você sempre terá que vencer a concorrência.

Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, existem algumas estratégias básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência:

1. Pesquise e analise seus concorrentes

Monitorar a concorrência é algo que todo empreendedor deve realizar com frequência. Você não quer simplesmente acompanhar o que eles estão fazendo, você quer saber como o mercado está reagindo, quais as últimas tendências e se planejar para estar sempre um passo à frente de todos.

Conhecer os preços e os serviços oferecidos pela concorrência é fundamental. Para isso, é interessante fazer uma pesquisa sobre o perfil dos concorrentes no mercado e analisar friamente seus maiores erros e acertos. É importante também saber negociar preços com fornecedores. Além disso, uma consultoria em pesquisa de mercado pode te ajudar.

2. Agregue valor a seu produto

Quando falamos que a concorrência está acirrada, não queremos apenas dizer que existem inúmeras empresas oferecendo determinado produto, mas que existem várias organizações se especializando cada vez mais no atendimento ao cliente. Para contornar essa situação, a dica é sempre buscar agregar valor ao produto, seja na diferenciação e personalização do atendimento, seja até mesmo realizando a entrega do produto em tempo mais ágil.

A regra é vender valor e não preço. Para competir e vencer a concorrência, abaixar o preço nem sempre é a melhor solução. Você pode até obter vantagens caso tenha uma oferta mais atraente. Porém, tal atitude pode comprometer o fluxo de caixa ou até mesmo desvalorizar o seu produto.

3. Utilize uma boa estratégia de marketing

De que adianta ter um negócio mas não ser encontrado pelo seu potencial cliente? Muitas empresas deixam o mercado por acabar perdendo espaço para a concorrência e não conseguir atingir as pessoas.

O empreendedor precisa saber vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o cliente desse valor e saber se diferenciar e vencer a concorrência. A função do marketing é divulgar o nome da sua empresa, é fazer com que seu negócio seja reconhecido pelo seu público e pelo mercado.

As estratégias de marketing devem ser, sobretudo, apoiadas no tripé: conteúdo, produto e relacionamento com o cliente. Enquanto as ações de conteúdo engajam, as estratégias de relacionamento constroem laços com os consumidores e as iniciativas de produto buscam alcançar objetivos específicos relacionados à venda. Porém, mesmo que estruturadas de maneira independente, todas essas frentes devem estar integradas e abastecidas pelo trabalho de monitoramento com métricas. Desta forma, é possível verificar se suas estratégias estão sendo realmente eficazes.

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4. Faça uma matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia.  O que se pretende é definir as relações existentes entre as forças e fraquezas da empresa com as tendências que se verificam no ambiente externo à empresa (as ameaças e oportunidades), como por exemplo o mercado global, a conjuntura econômica e as imposições legais.

A concorrência, naturalmente, entra como ameaças. Entretanto, uma das características da análise da matriz SWOT é não apenas diagnosticar os fatores, mas também se atentar as ameaças para tentar transformá-las em oportunidades. Esse é só o início da definição de sua estratégia empresarial.

Matriz An%C3%A1lise Swot Como Fazer uma Figura 01 1

5. Seja rápido na inovação

Empresas com melhor desempenho em inovação são mais propícias a crescer e se destacar e vencer a concorrência. No entanto, surge a dúvida: como eu posso inovar? Nos produtos, na experiência de compra, nos serviços oferecidos, na comunicação, no pós-venda, no formato da loja e, até mesmo, nos processos internos, garantindo à empresa maior eficiência e, consequentemente, melhores resultados em questões como redução de perdas e ruptura e controle de estoque, por exemplo. Na maioria das vezes, a inovação está atrelada à tecnologia – algo ainda caro no Brasil. Por isso, muitas empresas deixam de investir. Um erro, porque é possível gastar menos. Basta ter um planejamento e investir num ambiente que estimule a inovação.

Como ter um crescimento acima da média? Veja formas de gerenciar o crescimento da sua empresa.

6. Treine seu pessoal para vencer a concorrência

Treinar funcionários pode parecer caro para alguns empreendedores. Mas, quando bem feito, costuma compensar. Ao criar um programa de treinamento para os funcionários, a primeira providência é fazer um diagnóstico. Das áreas em que é necessário melhorar a formação, quais são as prioritárias? De tudo o que pode ser ensinado, o que é mais urgente? Que capacitação pode ser dada aos bons funcionários para que eles se tornem ainda melhores?

Respondendo essas perguntas e criando um programa de treinamento efetivo, sua empresa pode se diferenciar dos concorrentes. Afinal, gente capacitada gera mais resultados.

Precisa melhorar o funcionamento da sua empresa?

Leia este artigo!

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Daniele Araújo

Graduanda em Engenharia de Produção, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Gestão de Pessoas. Gerenciou projeto de Plano de Negócios, Pesquisa de Mercado e Estudo de Viabilidade Econômico Financeiro. Responsável pelo Processo Seletivo da Fluxo.

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This Post Has 25 Comments
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    novembro 18, 2015 às 8:06 am

    […] escolha de objetivos estratégicos. Para isso, ferramentas como a Matriz Swot (saiba mais em: “6 estratégias para vencer a concorrência”) e as 5 Forças de Porter (abordadas em “Como entender o ambiente externo de uma indústria […]

    Responder
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  3. Aplicativo de Sucesso - segredos de como desenvolver o seu. disse:
    maio 7, 2016 às 7:17 pm

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    Responder
  4. Janaina Carolina disse:
    maio 12, 2016 às 1:36 am

    achei bem interessante o artigo, não conhecia seu blog ainda, mais adorei o conteúdo parabéns

    Responder
  5. Patricia Pimentel disse:
    maio 14, 2016 às 12:00 am

    Incrivel, adorei esse artigo, esta muito bem escrito parabéns.

    Responder
  6. Aplicativo de Sucesso - segredos de como desenvolver o seu disse:
    setembro 27, 2016 às 12:04 pm

    […] Não importa qual é o seu negócio, o desenvolvimento de aplicativo móvel pode ajudar a fidelizar e atrair mais clientes. É evidente que, nos dias atuais, antes de mais nada os clientes irão procurar por um produto ou serviço online. Se a sua empresa possui um aplicativo de sucesso que os usuários possam baixar, ela irá passar uma ótima impressão, além de se destacar da concorrência. […]

    Responder
    1. Antonielma disse:
      janeiro 28, 2017 às 9:26 pm

      Eu trabalho em casa com bolos decorados e brawnie,só que a concorrência estar grande em relação a preços,pois moro no interior e as pessoas nao dão tanto valor a perfeição e sum apreço o q faço me ajudem pois faço c produtos de qualidade e de muita dedicação.

      Responder
      1. Leonardo Terra disse:
        janeiro 30, 2017 às 10:35 am

        Olá, Antonielma.
        Essa é uma dúvida muito frequente para pessoas que estão começando seus negócios, principalmente na área alimentícia.
        Nesses casos, é sempre muito importante um bom enfoque na estratégia de Marketing do produto, pois hoje temos no mercado uma forte pegada do Marketing 3.0, onde grande parte dos serviços e produtos que se compra têm embutido em seu preço uma oferta de experiência, e não somente um objeto.
        Uma boa dica para começar seria você vender a experiência de se comer um brownie artesanal, feito com toda a qualidade que você oferece. Isso pode agregar valor ao seu produto, fazendo você se diferenciar dos seus concorrentes.
        Te indico a leitura também de três dos nossos artigos que falam um pouco mais da dica anterior e ainda acrescentam pontos essenciais que podem alavancar seu negócio.
        6 estratégias para vencer a concorrência
        Facebook marketing: 5 dicas para o sucesso em vendas!
        Como construir um bom relacionamento com o cliente
        Estamos ansiosos para saber se as dicas ajudaram.
        Até breve!

        Responder
  7. Gestão empresarial: saiba como melhorar o funcionamento do seu negócio disse:
    outubro 20, 2016 às 9:14 am

    […] no mercado. É sempre importante buscar definir seu público-alvo, sua proposta de valor e suas estratégias frente ao concorrente, constituindo, assim, uma boa gestão empresarial. Mas como fazer […]

    Responder
    1. Maria graciete disse:
      junho 8, 2017 às 5:55 pm

      Como vencer o concorrente e atrair mais clientes

      Responder
  8. 3 dicas de marketing para ter um produto conhecido- Fluxo Consultoria disse:
    outubro 23, 2016 às 10:57 pm

    […] de descontos praticar dentro de suas possibilidades financeiras, levando em consideração o comportamento dos concorrentes, identificando-os e analisando a forma como precificam seus […]

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  9. Estudo de viabilidade econômica financeira: O que é e Como fazer? disse:
    janeiro 14, 2017 às 2:41 pm

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  10. Aplicativo: 6 motivos para investir nos apps - Fluxo Consultoria disse:
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    Responder
  11. Roberto de Assis disse:
    outubro 26, 2017 às 2:32 pm

    Tenho um restaurante a 1 ano e 8 meses tinha uma clientela boa, mas a 1 mês chegou a concorrência de peso, uma churrascaria perto do restaurante, com todo suporte levando meus clientes, e eu não tenho todo o suporte que essa churrascaria tem que e o come a vontade, já uso um cartão fidelidade onde 5 refeições o cliente ganha um suco e 10 refeições ganha outra refeição, não sei o que implementar para conseguir alcançar mais clientes? Alguém pode me ajudar?

    Responder
    1. Lara Loureiro disse:
      outubro 30, 2017 às 9:33 am

      Bom dia Roberto,

      Podemos te ajudar sim! Entre em contato conosco para que possamos estruturar um planejamento estratégico para seu restaurante alcançar mais clientes.

      Esperamos seu contato!

      Responder
      1. FELIPE disse:
        abril 10, 2018 às 9:24 am

        GOSTARIA DE UMA ajuda. TENHO UMA LOJA HÁ MAIS DE 15 anos só que abriu uma concorrente na frente com preços muito barato. Produtos bons por 8,10,12 reais. O movimento caiu muito em relação a meses passados

        Responder
  12. Rogério Lacerda disse:
    junho 9, 2018 às 4:03 am

    Olá. Tenhoum curso que atua no mercado de preparação para vestibulares e Enem. Desenvolvi um produto muito bom, que foi copiado e desenvolvido com maior agilidade que o meu, e hoje toma conta do mercado que levei anos criando. Estou inseguro a respeito de como me manter no mercado. Como funciona a consultoria de vocês?

    Responder
  13. Prisma R & Servicos disse:
    julho 27, 2018 às 7:48 am

    Saudar o artigo e achei interessante.
    Tenho uma empresa ja a 5 meses num mercado de grande concorrencia e nao consigo introduzir os meus servicos dado que ha barreiras de monopolio das grandes empresas que ja estao no mercado.
    O que devia fazer para introduzir-me?

    Responder
  14. Ana Paula disse:
    outubro 23, 2018 às 8:56 am

    Bom dia.
    temos um pequeno hotel no interior, hotel sempre foi familiar, porem o numero de hospedes caíram absurdamente, estou tentando permanecer no ramos porem esta muito difícil concorrer com a quantidade de novos hotéis, já baixamos os valores de diárias, criamos cartão fidelidade, promoções, faco pesquisas com frequências na concorrência ( valores e serviços) não sei mais para onde correr, sera poderiam de ajudar.

    Responder
  15. Lucio Trindade disse:
    agosto 2, 2019 às 6:15 pm

    Interessante essas informações!

    Responder
  16. Rafaela Vieira disse:
    setembro 19, 2019 às 8:42 pm

    Adorei este artigo estão de parabêns e muito bom !

    Vou compartilhar com os meu amigos

    Parabéns

    Responder
  17. Wanderson disse:
    dezembro 1, 2019 às 12:31 pm

    Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.

    Responder
  18. Leandro disse:
    março 9, 2020 às 4:16 pm

    Informações muito interessantes!

    Responder
  19. Patricia disse:
    março 11, 2020 às 3:44 pm

    Ótimas dicas, adorei! Parabéns pelo conteúdo de qualidade!

    Responder
  20. Maria disse:
    agosto 2, 2020 às 3:12 pm

    Muito interessante. Gostei.

    Responder

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