
Aditivos químicos: quais são, como usar para conservar alimentos?
Eles estão em praticamente todos os produtos industrializados que consumimos, mas, por incrível que pareça, muita gente desconhece sua existência e funcionalidades.
Sim, estamos falando dos aditivos químicos alimentares.
E você sabia que se não fosse a presença deles nos nossos alimentos, a maioria das coisas que você compra nos supermercados não teria o cheiro, o sabor e a duração característica que estamos acostumados.
Por isso, neste artigo vamos desmistificar para você quais os principais aditivos químicos que compõem a nossa alimentação e as variadas formas de conservação e função deles.
Esperamos que você faça um bom proveito dessas importantíssimas informações.
Vem com a gente!
Mas afinal, o que são aditivos químicos?
Podemos definir os aditivos dizendo que são substâncias dotadas ou não de valor nutritivo, intencionalmente adicionados aos alimentos com diversas finalidades tais como:
- Impedir alterações nos alimentos;
- Manter, conferir ou alterar aroma, sabor e coloração;
- Modificar ou manter seu estado físico.
Além disso, bastam pequenas porções de alguns aditivos para garantir o visual e os aspectos favoráveis ao consumo do produto.
Já no Brasil, a legislação vigente nº 55871, defini aditivos para alimentos como a “substância intencionalmente adicionada, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar as propriedades, desde que não prejudique o valor nutritivo dos alimentos.”
Você também pode gostar:
> Como escolher as melhores embalagens de alimentos?
> Como conservar os alimentos perecíveis da sua empresa?
Para que serve o uso dos aditivos químicos?
De uma maneira geral, os aditivos devem ser utilizados sempre como um meio suplementar nas cadeias processuais dos alimentos e jamais como um modo de substituí-los.
Existem as mais diversas finalidades de uso dos aditivos químicos na nossa alimentação e invariavelmente sua constituição parte do princípio de que eles não são encontrados naturalmente nos alimentos.
Vamos conhecer os quatro grupos principais de aditivos que são encontrados nos alimentos?
Quais os principais tipos de aditivos químicos?
Em geral, podemos resumir eles em quatro grandes objetivos:
1. Estender o tempo de vida útil ou reduzir a deterioração do alimento;
2. Alterar as características do alimento melhorando sabor, cor e textura;
3. Alcançar uma variação do valor nutritivo dos alimentos;
4. Formar substâncias que ocorrem em alimentos, devido a contaminações acidentais.
Por que usar aditivos nos alimentos do seu negócio?
Usados há séculos por nossos antepassados, quando se adicionava sal nas carnes e peixes, ou na colocação de ervas e temperos para aprimorar o sabor, os aditivos químicos foram se remodelando e avançando em forma, função, e claro, com tecnologia.
Hoje existem diversos empregos para que possamos ter variação no alimento que consumimos.
Vai além do prolongamento de vida útil do alimento e é isso que iremos mostrar para você agora.
-
Manter a consistência do produto: certos ingredientes como emulsificantes, estabilizantes, espessantes e agentes anti-aglutinantes ajudam a manter a textura e a característica dos alimentos.
-
Melhorar o valor nutricional: diversos nutrientes dos alimentos podem desaparecer durante o processo de manufaturação, por isso são adicionadas vitaminas variadas como a D, A, K, bem como também ferro, zinco, cálcio e outros elementos a vários alimentos para que se possa consumir com a certeza de que existem os nutrientes necessários.
-
Para conter a palatabilidade: é natural que os alimentos percam sabor e frescura por conta do envelhecimento, umidade, oxigênio e outros elementos.
Para que isso não ocorra, as indústrias adicionam certos aditivos químicos para que se evite a perda do sabor e a oxidação dos alimentos processados. -
Aumentar a maciez ou o PH: algumas vezes é necessário modificar o PH de certas comidas para melhorar o sabor ou a aparência.
Um caso muito comum nos lares é o fermento que utilizamos nos bolos, afinal sem fermento o bolo não cresce. - Aprimorar o sabor ou a cor: vários temperos naturais e aromatizantes são empregados para melhorar o sabor dos alimentos. Assim acontece com as cores, que podem ser alteradas com o uso de certos aditivos, numa tentativa de atrair a atenção e as expectativas do consumidor.
Conclusão
Bem agora que você conhece um pouco mais sobre o universo dos aditivos químicos, suas funções e propriedades, de certo que ficará mais fácil identificar na hora da compra se de fato o que você está adquirindo atende as suas exigências alimentícias.