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Alugar O Espaço Do Próprio Negócio: Confira Os 5 Erros Mais Comuns!

Alugar o espaço do próprio negócio: confira os 5 erros mais comuns!

  • outubro 26, 2019
  • Fluxo Consultoria
  • Arquitetura e Construção
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Alugar o espaço para o próprio negócio é uma das primeiras decisões a se fazer quando se quer empreender em algo, principalmente nos dias de hoje, uma vez que o crescimento das cidades promoveu uma maior concentração de pessoas no espaço urbano causando condensação de pontos comerciais em uma única região. Porém, para quem acha que essa é uma decisão fácil, está enganado. São comuns os erros na hora de se escolher um espaço para o empreendimento e por isso listamos 5 erros ocorridos na hora de alugar o espaço empresarial.

  1. Falta de planejamento

planejamento

            Para qualquer coisa a se fazer, é preciso planejar! Ainda mais na iniciativa privada, já que ocorre investimento alto e existem grandes valores financeiros a se perder com apenas uma possível falha no negócio. Realizar um bom planejamento é essencial na hora hora de abrir uma empresa e, dentro dele, a escolha do espaço físico para se trabalhar é bastante importante.              

Vários critérios têm que ser levados em consideração quando se quer alugar o espaço em que vai trabalhar, e uma solução para isto, é o planejamento de todo o negócio. A pesquisa de mercado, se encaixa nessa fase inicial do empreendimento e é neste recolhimento de dados que algumas perguntas básicas são respondidas, facilitando a escolha do espaço ideal para trabalho. Quais são as minhas necessidades de negócio? Qual o meu público alvo? Meu negócio é mais promissor em qual localização da cidade? Quanto eu posso gastar em aluguel? É mais vantajoso dividir uma sala comercial? O ponto comercial tem boa visibilidade? Respondendo essas perguntas na fase de planejamento do negócio, as chances de ter sucesso na decisão do espaço são bem maiores.

Além disso, outros fatores devem receber atenção e devem ser listados durante o planejamento:

  • Infraestrutura e indicadores de desenvolvimento da região;
  • Oferta de serviços públicos;
  • Acessibilidade do negócio;
  • Análise de concorrência empresarial;
  • Expectativa de crescimento e ampliação do espaço.
  1. Querer gastar mais do que pode

Esse problema é bem comum quando surge a dúvida: alugar ou comprar o espaço comercial? Entretanto, essa simples pergunta pode ser respondida com uma análise de caixa, de quanto dinheiro eu tenho e de quanto posso gastar para dar início ao meu negócio. Se existir um grande investimento por parte do empreendedor e se determinado espaço a se comprar realmente valer a pena, é mais recomendado que compre. Mas é claro, deve existir um bom planejamento de todos os riscos a se correr e já falamos sobre este ponto mais acima.

A principal desvantagem do aluguel é a questão do “dinheiro jogado fora”, como popularmente se fala. Mas em negócios pequenos, com baixos investimentos, é mais certo se fazer isso, para que não exista prejuízo financeiro só por conta desse questionamento. Espaços pequenos geram menos gastos e muitas vezes são suficientes para um bom início empresarial.

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  1. Querer gastar de menos

Este tópico pode ser uma contradição do tópico anterior, mas realmente acontece. O famoso “o barato pode sair caro” se encaixa perfeitamente nessa problemática, já que muitos empresários preferem alugar os pontos comerciais mais baratos para economizar, mas que podem existir diversas limitações e problemas envolvidos no imóvel. Isto é comum em prédios comerciais bastante antigos com baixa especulação imobiliária, fazendo atrair pequenos empresários que procuram um endereço para se instalar com pouca grana.

Dentre os principais problemas que podem surgir nesses espaços, estão aqueles que envolvem a estrutura física do prédio comercial. A falta de manutenção de muitos endereços comerciais antigos pode oferecer risco ao empresário, além de que estruturas antigas podem dificultar a instalação de serviços básicos para uma empresa, como por exemplo o de internet. Por isso, deve-se sempre questionar “vale a pena pagar mais barato por este espaço físico?”, antes de tomar decisões precipitadas.

  1. Divisão de espaços comerciais

alugar o espaço

Esta é uma situação que normalmente ocorre na iniciativa privada e pode se tornar um erro com o passar do tempo. Inicialmente, para dividir as despesas e começar o negócio, muitos empresários recorrem em alugar o espaço comercial e dividirem esse espaço entre eles, cada um com seu negócio próprio. Isso tem maior probabilidade em acontecer entre empreendedores conhecidos entre si, e de certa forma isso pode ser vantajoso. Porém, “amigos, amigos, negócios à parte” pode gerar problemas e essa parceria ser prejudicada. 

Por conhecer a outra pessoa, pode ocorrer que o empresário não procure regulamentar esse acordo em contratos formais e não ter os seus direitos assegurados por lei. Com isso, em uma situação de intrigas pessoais, por exemplo, pode existir complicações por essa divisão do ambiente de trabalho. Além disso, a privacidade de cada ramo empresarial é afetada e, se for duas empresas com a mesma atividade comercial, ainda existe o risco do vazamento de informações sigilosas e da concorrência mercadológica.

Uma tendência na área empresarial hoje em dia é o Coworking, que são ambientes de trabalho compartilhados e que são projetados para promover um espaço produtivo e colaborativo entre os empreendedores. Esses espaços podem ser alugados e criam uma atmosfera empresarial bastante agradável para os envolvidos, sendo uma alternativa para essa questão de divisão de pontos comerciais discutidas neste tópico, uma vez que existe uma colaboração entre os empresários para o sucesso empresarial, e o espaço é propício para isto ocorrer.

  1. Falha na negociação do espaço comercial

Um último erro, mas não menos importante, é a falha na negociação e formulações de contratos entre o locador e o locatário. A negociação na hora de alugar o espaço de um imóvel é de fundamental importância na hora de decidir o valor do aluguel, além da aquisição de descontos e da criação de uma boa convivência entre os negociadores. É comum o imóvel comercial precisar de reformas durante o tempo que o empresário permanecer nesse local e esses reparos, ou melhorias do imóvel alugado, devem estar presente nas cláusulas do contrato para obtenção de descontos e consequente redução de custos do negócio. Pode parecer um erro simples de acontecer no momento de escolha do espaço empresarial, mas uma boa conversa durante a negociação e assinatura do contrato, deve ser levada em consideração.

E aí, gostou das nossas sugestões? Se sim, então dá uma olhadinha em outros artigos nossos que podem ser úteis ao seu negócio. Basta clicar aqui. Faça bom proveito!

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