
Análise PEST: Como usar para entender seu mercado e ficar a frente da concorrência?
Ao se pensar em investir na empresa, é necessário que se leve em consideração as particularidades e o cenário em que a empresa está inserida. Para essa tarefa, é necessário que se tenha bastante atenção, pois ao se fazer sem um embasamento que direciona as escolhas, pode se tornar bastante complexa.
Essas ferramentas têm como principal função evidenciar quais são os pontos fortes e fracos do negócio, como também identificar as oportunidades e ameaças. A partir desses fatores, é possível tomar as decisões de forma eficiente.
Nesta publicação será introduzida um das metodologias mais utilizadas para se obter essas informações, e muitas vezes utilizadas em conjunto com outras, a análise PEST.
O que é análise PEST
Essa análise PEST se trata de um modelo analítico que tem como a principal função proporcionar uma visão mais ampla para a empresa. Partindo do entendimento de fatores externos, como a situação política e econômica do país em que a empresa está situada, causam impactos significativos nas operações da empresa.
Separando os fatores em tópicos e em um exercício de pesquisa e raciocínio, listando as tendências relacionadas àqueles que podem trazer algum reflexo no negócio. Portanto, precisamos entender quais os elementos externos que consideram relevantes para a análise.
O termo PEST é um acrônimo que relaciona das palavras Política, Economia, Social e Tecnologia, onde alguns profissionais ainda recomendam a adição de dois fatores: o Ambiental e o Legal. Assim, a nomenclatura se modificaria, para Análise PESTEL, ao incluir os dois últimos fatores mencionados (utilizando o termo environment, que referente a ambiental em inglês).
Qual a importância da Análise PEST?
Um dos primeiros passo para se expandir suas atividades ou lançar um novo negócio é a execução de uma matriz PEST, que quando feita da forma correta pode ser fundamental para o futuro do empreendimento.
Esse modelo possibilita benefícios tanto para novos empreendimentos quanto expansões, quanto para manter os gestores da empresa a par dos diversos fatores externos da empresa, o que possibilita tomadas de decisão precisas e que gerem benefícios reais para a empresa, por meio dos gestores.
Deste modo, o principal benefício trazido pela utilização desse modelo é a possibilidade de compreensão que ela propõe. Onde, a partir das informações que forem geradas pela realização do estudo, é possível montar e otimizar as estratégias que possibilitam a elevação dos níveis de desempenho da empresa, e consequentemente o seu lucro.

Mas como usar a análise PEST de maneira eficiente?
Mesmo utilizando outros métodos e modelos, adicionar a análise PEST na estratégia da empresa irá maximizar a compreensão sobre o cenário em que se está inserido e, a partir disso, elevar a capacidade de se tomar decisões mais eficientes.
Antes de se iniciar os estudos, é necessário que sejam definidos os fatores que serão trabalhados, realizar um brainstorm com as ameaças e as oportunidades em cada um deles.
Fatores políticos
O cenário político pode causar impactos diretos nos setores privados, onde quando um governo que cause muitas interferências na economia pode criar muitos desafios para a rentabilidade das operações.
Do mesmo modo, um modelo político que cria muitas tarifas sobre a importação pode impactar a matéria-prima utilizada em determinados setores.
É importante se ter em mente quais os fatores políticos que podem influenciar sua empresa e tentar compreender e antecipá-los. Pontos importantes a serem tratados são:
- Quando serão as próximas eleições e quais impactos poderão ser trazidos?
- Como é o comportamento do governo em relação a questões de proteção ao consumidor?
- Quais restrições impostas ao setor pelo governo?
- Quais os prováveis vencedores das eleições e como isso irá influenciar o mercado?
Fatores Econômicos
Ao tratarmos dos fatores econômicos, é possível dividir em macroeconômicos e microeconômicos. Os macroeconômicos são aqueles que contemplam as condições gerais de oferta e demanda na economia. Onde o surgimento de uma falta de interesse em um item, pode significar a perda de relevância no mercado.
Enquanto os elementos microeconômicos são mais voltados para a individualidade dos consumidores. Em uma economia próspera, onde o pública tem um aumento na renda mensal, pode indicar uma maior abertura para os serviços selecionador e de preços mais robustos.
Para essa análise dos fatores econômicos, os pontos importantes a se questionar são:
- Se a equipe está estagnada, em crescimento ou em declínio?
- A renda da persona está aumentando ou diminuindo?
- Qual a taxa de desemprego?
- Quais taxas estão estáveis ou apresentam variações?
Fatores Sociais
A segmentação demográfica do público é essencial para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente da empresa. Compreender o contexto social no qual a persona está inserida possibilita a criação de campanhas mais direcionadas que terão mais chances de engajar e transformá-los em clientes.
Ter esse conhecimento facilita os gestores a evitarem a maioria dos erros. Crenças, normas de conduta, costumes e culturas, todos afetam as escolhas do público, além de permitir que não sejam criadas campanhas e matérias que possam ser considerados ofensivas ou inapropriadas.
Os pontos sociais importantes a serem questionados são os seguintes:
- Como está o crescimento populacional e idade média da população?
- Quais regiões têm o maior volume populacional?
- Como a cultura da população influencia suas decisões?
- Qual a demanda gerada pela situação social da população?
Fatores Tecnológicos
O avanço tecnológico afeta todas as áreas da empresa, da produção a distribuição. Portanto, entender as tendências tecnológicas podem gerar oportunidades de entrada em mercados que ainda não são tão explorados.
Ter este conhecimento evita que a empresa empregue investimentos no desenvolvimento de produtos que podem se tornar rapidamente obsoletos. Além de mapear o mercado em busca de novas soluções mais eficientes para os desafios operacionais. Pontos importantes a serem analisados são:
- Existem tecnologias que permitam a automação dos processos?
- Quais inovações podem afetar diretamente a empresa?
- Os concorrentes contam com tecnologia mais avançada?
Fatores Ambientais
Cada vez mais, os fatores ambientais afetam a gestão empresarial, sendo um dos principais motivos para isso a mudança na relação das marcas com os consumidores. Onde o público espera que as companhias acompanhem seus ideais.
Portanto, importante enumerar os elementos relacionados à ecologia, assim, políticas que prejudicam o meio ambiente podem sofrer com a rejeição do público e punições legais. Outros pontos relacionados são:
- A persona prefere produtos sustentáveis?
- Qual impacto o ambiental causado pela empresa?
- É possível reduzir esses impactos?
- Como é a regulamentação ambiental do mercado?
Fatores Legais
É importante que se tenha o conhecimento de todas as leis e normas que regem o negócio da empresa. Ter esse conhecimento permite que se evite sofrer problemas legais que podem representar danos financeiros e prejudicar a credibilidade com o público.
Na matriz PESTAL, os fatores legais ligados aos direitos dos consumidores e a das relações de trabalho. Deve-se atentar para os seguintes pontos:
- Existe uma legislação que possa impactar a empresa?
- A empresa está de acordo com todas as leis vigentes?
- A atuação da empresa está de acordo com as leis trabalhistas?
A análise PEST, permite que os gestores adquiram um amplo conhecimento em relação ao mercado, a sociedade e ao país como um todo. Com esse conhecimento em mãos, é possível planejar as ações e inovações que irão conduzir a empresa ficar a frente da concorrência.