Reformar Casa: Como Evitar Transtornos

Reformar uma casa pode apresentar mais dificuldades que o esperado. É uma tarefa que exige muita paciência e planejamento, e se feito da forma correta, entrega o resultado esperado. Neste artigo, apresentaremos problemas que podem acontecer durante ao reformar uma casa e como evitá-los.

Quais os possíveis problemas que podem surgir ao reformar casa?

Um ponto muito importante, que muitas vezes não é levado em consideração é a necessidade de regularização do imóvel. Isso permite garantir que o projeto da reforma esteja de acordo com as normas e padrões estabelecidos pela prefeitura.

Não havendo esse cuidado, e a obra for alvo de fiscalização, a regularização do projeto se torna ainda mais trabalhosa. Isso acontece devido, muitas vezes, não serem respeitados parâmetros que a prefeitura exige. Em alguns casos é necessário até mesmo realizar a demolição de parte do que foi construída. Tudo para conseguir regularizar uma obra que começou sem alvará.

Por que legalizar seu imóvel?

É essencial assegurar que não ocorram alguns problemas comuns atualmente. Entre eles sobrecarga na estrutura, impermeabilização excessiva do solo, dentre outros. Esses pontos são importantes tanto para segurança, quanto para possibilitar a regularização do imóvel.

Além disso, irregular, o imóvel perde valor, efeito contrário do desejado pelo proprietário. Por esses e outros motivos, qualquer alteração na concepção original da edificação necessita da aprovação e autorização da prefeitura.

Caso queira saber mais detalhes sobre o processo de legalização de imóveis, leia o artigo sobre esse assunto.

Como diminuir custos e evitar problemas de execução?

Uma forma eficiente de reduzir custos é compreender todos os detalhes que fazem parte de cada etapa dos projetos. Não tendo essa preocupação, o valor final da obra pode sair maior que o esperado. Para isso, planejamento torna sua obra mais resistente a imprevistos.

Um problema comum em obras, principalmente de maior porte, é a produção de lixo. Uma medida para contornar isso é a gestão de entulhos e resíduos. Além de ser uma medida sustentável, também ajuda na redução de custos significativamente no gerenciamento de obras e reformas. Uma vez que o planejamento prévio permite que menos desperdício aconteça, e facilita a alocação desse material descartado de maneira mais adequada.

O que um projeto de reforma envolve?

1 – Planejamento Orçamentário

Um número de passos precisa ser seguido para alcançar um resultado com o mínimo de imprevistos possíveis para a obra. Entre eles uma etapa para planejamento orçamentário, afim de evitar transtornos com despesas surpresas e inviabilidade da obra, sendo então uma etapa de extrema importância para o sucesso da reforma. Essa etapa calcula e especifica materiais e despesas para o levantamento da reforma.

2 – Projeto Arquitetônico

Quando se fala em reforma, estamos considerando uma série de alterações no layout do imóvel, que precisam ser idealizadas em um projeto arquitetônico antes de colocado em execução. Esse projeto tem todas as características de layout da construção. Ou seja, sua forma e volumetria, além de informações importantes da localidade.

Projeto Arquitetônico Reformar Casa

Além de ser de suma importância para a legalização da obra, esse projeto permite facilitar a tomada de decisões das alterações no imóvel, tornando essas mudanças muito mais visíveis ao proprietário.

Outro ponto de reformar uma casa, é que essa altera a área construída do imóvel, afetando diretamente no cálculo de IPTU. Muitas vezes, o cálculo automático feito pela prefeitura superestima essa nova área, elevando significadamente o valor do IPTU. A forma mais eficiente de se lidar com isso é iniciar um processo de recálculo da área construída. A prefeitura pede um jogo do projeto arquitetônico, atualizado com a reforma, para refazer o cálculo do IPTU.

3 – Visualização 3D

Outro jeito de dar mais visibilidade do projeto ao dono da construção, é fazer um projeto de visualização 3D, que permite ter uma ideia muito mais fiel e completa dos resultados da reforma.

Visualização 3D Reformar Casa

Esse projeto é muito útil em diversas situações. Podemos usá-lo para termos uma ideia mais concreta de como ficaria uma construção. Dessa forma, é possível identificar elementos que não são satisfatórios e alterá-los antes mesmo da execução de fato. Assim, são poupados possíveis gastos que seriam decorrentes da alteração posterior dessas características.

Além disso, é possível divulgar o produto final para possíveis inquilinos ou compradores antes mesmo da obra ser finalizada!

4 – Instalações Prediais

Outros pontos para reformar uma casa são as alterações na alvenaria dela. Se não planejadas em conjunto com as instalações, tanto as elétricas quanto hidrossanitárias, podem acarretar em incompatibilidade no projeto. Isso gera várias dores de cabeça e talvez impossibilite a reforma, tornando necessário realizar um projeto de adequação de instalações prediais. Esse tipo de projeto permite planejar as alterações que serão sofridas pelas instalações do imóvel no processo da reforma.

Um projeto de instalações elétricas requer uma organização baseada nos hábitos e necessidades das pessoas que utilizarão o ambiente. Quando uma instalação é feita sem planejamento, podem faltar ou haver o mal posicionamento de tomadas, dentre muitos outros problemas.

Já uma Instalação Hidrossanitária sem um projeto anterior é arriscado, pois podem ocorrer erros básicos como: ligação da rede sanitária diretamente na rede pluvial, falta de um sistema de tratamento de esgoto, improviso na escolha de conectores e tubos, ineficiência da pressão de água, ruído nas tubulações, vazamentos, infiltrações e retorno de gases mal cheirosos pela tubulação.

Quer saber por que sua reforma precisa de um projeto de instalações?