skip to Main Content
4 Inovações Tecnológicas Na Indústria

4 Inovações Tecnológicas na Indústria

Os avanços tecnológicos na indústria transformaram a história da humanidade e continuam a evoluir e a provocar mudanças. Confira algumas das tecnologias que estão influenciados a indústria atual.

Vivemos em tempos velozes, em que novas tecnologias surgem a todo momento e logo se tornam obsoletas. No entanto, algumas tecnologias permanecem para sempre na história ao  transformar de vez a área a qual pertencem, iniciando novas eras. 

Muitos estudiosos afirmam que estamos em plena quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0. Esse conceito foi desenvolvido pelo alemão Klaus Shwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial. 

Sua teoria afirma que a indústria atingiu uma quarta fase, na qual a indústria mostra-se totalmente automatizada, formada por sistemas que combinam máquinas e processos digitais. Essa tendência é chamada de fábrica inteligente.

Abaixo confira algumas inovações que fazem parte desse novo cenário industrial. 

A Internet das coisas

inovações tecnológicas

Hoje em dia é incomum encontrar alguém que não tenha um celular com acesso à internet. Nesses pequenos aparelhos podemos navegar pela rede,  pagar contas, fazer negócios, entre outras infinidades de possibilidades. 

Agora imagine poder fazer tudo isso pelo seu relógio ou geladeira? Pois é, produtos, como relógios e geladeiras, com acesso a internet já estão sendo disponibilizados para a compra, ainda que, por enquanto,  a maioria das pessoas não tenha acesso. Entretanto, as smart tvs já são figura comum nas casas da população.

Assim, a internet das coisas (IoT) permite que eletrodomésticos, máquinas industriais, veículos, entre outros, troquem dados entre si por meio da internet. 

Na indústria a IoT pode ser aplicada em processos como na logística dos transportes, monitorando o tráfego e gerenciando a frota, no gerenciamento dos estoques, monitoramento de possíveis falhas nas máquinas, geladeiras inteligentes, no caso da indústria alimentícia, entre outras possibilidades. 

Cloud Computing

inovações tecnológicas

Também conhecido como computação por nuvem, o cloud computing é o exercício da computação por meio de serviços. Isso quer dizer que o armazenamento e compartilhamento de dados é feito não mais unicamente por meio de computadores, mas por meio de servidores online disponibilizados por empresas especializadas. 

Dessa forma, empresas e pessoas normais podem contratar espaços nesse servidores para armazenar documentos, imagens, áudios, vídeos, bancos de dados, softwares e qualquer outra coisa que quiser.

O cloud computing pode ser utilizado na indústria quando as empresas precisam trocar grandes volumes de dados com suas filiais ou fornecedores e parceiros de negócios. 

Dentre as vantagens desse serviço está a possibilidade de acessar e construir informações rapidamente a qualquer hora  e de qualquer lugar do mundo. 

Outra vantagem é que a computação por nuvem enxugou significativamente as estruturas dos hardwares e a necessidade de investimento nas máquinas. Caso a empresa queira mais ou meno espaço na nuvem, basta contratar junto a empresa do servidor, sem precisar trocar equipamentos. 

Em ambos os casos para gerenciar a nuvem é preciso apenas de um navegador e acesso à internet. 

Robótica 

inovações tecnológicas

A robótica é, talvez, o símbolo mais representativo da quarta revolução industrial para o público em geral. Isso porque, quando vemos imagens de uma linha de produção, a imagem de braços robóticos realizado tarefas, como montagem de carros completos e separação de produtos, se destaca por parecerem braços humanos.

Nos últimos anos a precisão dos movimentos de peças robóticas ampliou consideravelmente a capacidade produtiva nas indústrias. Esse fato se deve a junção da robótica com a inteligência artificial. O uso da IA possibilitou que as máquinas robóticas aprendessem melhor o ambiente, tornando o trabalho nas fábricas mais seguros. 

Atualmente já é possível utilizar robôs para a fabricação, manutenção, limpeza e outras funções. 

Esse cenário tende a avançar ainda mais, no entanto, para alguns especialistas a ampliação no uso da robótica não acontecerá unicamente para substituir a mão de obra humana, mas sim para aumentar a produtividade nas linhas de produção ao combinar o ser humano e sua  capacidade de prever e lidar com situações atípicas com a capacidade de produção dos robôs. 

Além disso, a robotização de certas etapas no processo industrial  melhora a segurança no ambiente de trabalho ao evitar que os funcionários realizem trabalhos mecânicos que exigem a repetição de movimentos e reparos perigosos nas máquinas, por exemplo. 

Odontologia 

inovações tecnológicas

Não é apenas dentro das fábricas que a tecnologia revolucionou a vida das pessoas, dentro dos consultórios as inovações fizeram da ida ao dentista um processo menos doloroso. 

Hoje é possível um check-up completo por meio de um processo totalmentente digital. Uma câmera intrabucal de alta definição captura diversas imagens, que podem ser ampliadas até 70 vezes,  da boca. Assim, o dentista consegue identificar possíveis problemas, como infiltração ou início de cáries, sem precisar mexer na boca do paciente. 

Outra evolução tecnológica é a cirurgia guiada. Trata-se de uma forma inovadora de fazer o implante dentario.  O dentista planeja todo o procedimento antecipadamente  por meio de um software, onde é possível simular o procedimento e determinar exatamente a posição e inclinação dos implantes. 

Após a simulação digital o dentista consegue um guia cirúrgico que será posicionado na boca do paciente para orientá-lo durante o procedimento, de modo que ele não precise cortar a gengiva do paciente para saber a melhor posição dos implantes.  

Outras inovações odontológicas estão ligadas a estética dos dentes. Por meio da aplicação de uma lente nos dentes, o paciente conseguirá um sorriso branco e assimétrico como os das capas de revista. Não é preciso refazer o procedimento em pouco tempo, como é o caso do clareamento, apenas trocar a lente de contato dente depois de, em média, 10 anos ou em caso de fratura. 

O aparelho ortodôntico transparente é outra ferramenta que ajuda os pacientes a corrigir os dentes de forma quase imperceptível e sem  interferir na estética do seu sorriso durante o tratamento, como acontecia com os aparelhos metálicos.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto. 

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *