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Notificação Push: Como Usar E Gerar Mais Engajamento No Seu App

Notificação push: como usar e gerar mais engajamento no seu app

A notificação push é uma estratégia poderosíssima para aumentar o marketing do seu aplicativo e estreitar relações com seus atuais clientes.

Especialmente com os consumidores que estão apenas utilizando uma amostra gratuita do seu serviço e podem se tornar potenciais clientes do seu negócio.

Porém, você ainda não sabe como fazer planejar essa estratégia para seu aplicativo?

Entenda agora como funciona e 4 dicas especiais para te ajudar a aumentar as taxas de conversão das notificações so seu app.

Acompanhe!

O que é a notificação push e como funciona?

imagem de notificação push
Photo by Jamie Street on Unsplash

A notificação push é um alerta recebido na tela inicial do smartphone que têm o objetivo de divulgar informações importantes e incentivar que o usuário realize alguma ação no seu aplicativo.

Ou seja, têm o objetivo de gerar cliques e engajar os consumidores no seu aplicativo.

Isso mostra a forma rápida e eficiente que essa estratégia tem de se comunicar com seus clientes e leads.

Essas notificações, podem aparecer no formato de banners ou pop-ups e podem ser enviadas tanto para dispositivos móveis, como celulares e tablets, quanto para desktop (computadores). 

As duas estratégias, via mobile e via desktop, são classificadas como ações de Marketing de Permissão, um conjunto de ações de marketing direcionadas a um determinado público-alvo somente com sua autorização prévia.

Essas ações têm o objetivo de conquistar o consentimento dos usuários estabelecendo uma relação mais próxima com eles e gerando mais credibilidade para sua marca.

Além disso, as notificações devem ter um conteúdo breve e relevante, podendo avisar seus clientes sobre:

  • novas promoções no aplicativo;
  • lembretes de eventos produzidos pela sua marca;
  • disponibilização de cupons de desconto;
  • informações importantes sobre a utilização do aplicativo;
  • entre outros.

Vantagens das notificações para o seu aplicativo

As notificações push trazem diversos benefícios para o seu aplicativo, desde aumentar o engajamento dos usuários com sua marca, quanto gerar um maior tráfego no seu aplicativo ou um aumento de vendas no produto/serviço ofertado pela sua empresa.

Abaixo vamos conferir as principais vantagens de enviar notificações push:

Aumentar o tráfego do seu aplicativo

As notificações podem ser enviadas sempre que uma nova atualização ou informação relevante pro usuário sobre o aplicativo é postada.

Dessa forma, enviar as notificações é uma forma de deixar o usuário atualizado e um convite para que ele acesse seu aplicativo e possa realizar a determinada ação programada pelo seu app. 

Enviar um lembrete importante

As notificações push também podem e devem ser enviadas para lembrar o usuário de alguma coisa importante.

Como por exemplo, se o usuário não tiver finalizado uma compra no aplicativo, ou se o produto que ele comprou já estiver em trânsito, ou até mesmo se algum boleto que o usuário precise pagar estiver próximo de vencer.

Isso tudo pode ser notificado pelo app se tornando algo bem útil para o usuário e sendo uma estratégia importante pro seu negócio.

Aumentar as vendas

As notificações são um ótimo recurso para possibilitar que sua empresa consiga gerar um número maior de vendas no aplicativo.

Quando seu negócio envia promoções para o usuário, ele sente que está recebendo um desconto especial e corre para aproveitá-lo.

Ou seja, com um call-to-action eficaz você consegue incentivar que seu cliente entre no aplicativo e realize uma compra.

Melhorar o relacionamento os atuais e potenciais clientes do seu negócio

Outra vantagem das notificações push é a criação de um relacionamento com o cliente e uma consequente fidelização.

As notificações push são cruciais nesse relacionamento, pois está sempre atualizando o seu consumidor das novidades no aplicativo.

Além disso, ao analisar as taxas de abertura das notificações, é possível criar conteúdos de notificações mais direcionados.

Impactando melhor os usuários e tornando o marketing mais efetivo.

Esse relacionamento com o cliente é o caminho para gerar mais tráfego no seu aplicativo e gerar mais vendas.

4 boas práticas para o envio das notificações push

dicas para melhores notificações
Photo by Prateek Katyal on Unsplash

Algumas boas práticas podem impulsionar os resultados das notificações push.

Você pode melhorar o conteúdo da mensagem, analisar os melhores horários para enviá-las, qual a frequência de envio, entre outros pontos importantes. 

Prestar atenção nesses pontos podem ajudar a sua empresa a aumentar as conversões e descobrir quais estratégias proporcionam melhores resultados no seu aplicativo.

Por isso, confira 4 dicas que separamos para que o seu negócio consiga melhorar o desempenho das notificações:

1. Teste os horários de envio

A hora para enviar as notificações é muito importante para o desempenho do seu aplicativo.

Por isso, é importante planejar os disparos e realizar testes diferentes de horários de envio para que você conheça melhor seu público e entenda em que momentos eles estão mais propícios a realizar ações após receber as mensagens enviadas.

Por exemplo, no caso de um aplicativo de comida o horário mais oportuno para enviar uma notificação de desconto e conseguir gerar mais vendas é um pouco antes dos horários das refeições.

Por isso, é importante entender a rotina do seu público!

2. Personalize e segmente as mensagens

Quando falamos de estratégias eficientes de marketing, a segmentação e personalização do que é transmitido ao público é fundamental para o engajamento e para estreitar o relacionamento com os consumidores.

Quando o seu negócio se preocupa em personalizar a mensagem, as chances delas serem mais bem aceitas pelos seus clientes aumenta, já que o usuário se identifica com a mensagem passada. 

Além disso, ao segmentar as mensagens é possível filtrar por aqueles assuntos que interesse mais cada tipo de público!

3. Utilize técnicas de copywriting

O copywriting é uma estratégia que visa produzir conteúdos otimizados e de forma persuasiva a fim de convencer quem está lendo a efetuar uma ação específica desejada por quem criou o texto. 

É importante utilizar palavras que causem um senso de urgência no usuário, ou seja, escrever palavras com maior potencial de converter usuários, como:

  • Desconto;
  • não perca;
  • aproveite;
  • grátis;
  • oferta;
  • código de desconto;
  • entre outros.

Para que isso seja feito da melhor forma possível, é importante:

  • Conhecer a persona do seu negócio;
  • Utilizar verbos de ação; 
  • Definir o tom e a linguagem dos textos.

4. Meça os resultados

Acompanhar e analisar os resultados das notificações enviadas é fundamental para ajudar o seu negócio a ter uma visão mais ampla da estratégia e entender se de fato essas ações estão contribuindo para o desempenho da sua empresa.

Medir os resultados vai te ajudar a determinar se a estratégia está correta ou se deve ser melhorada!

Conclusão

A notificação push é uma estratégia que pode ser muito importante para o seu negócio, gerando mais tráfego para o seu aplicativo e possibilitando um maior número de conversões em vendas. 

Para obter mais sucesso com esse recurso é importante se atentar a personalização das mensagens, por isso, conheça bem seu público e teste suas possibilidades de envios.

Dessa forma, sua empresa conseguirá ter um melhor relacionamento com seus usuários, atingindo seus objetivos de negócio!

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