skip to Main Content

10 vantagens da automatização de processos que ninguém te contou

Pessoa vendo as vantagens da automatização de processos

A revolução industrial ocorrida na segunda metade do século XVIII foi um marco na história, que mudou completamente os meios de produção e consolidou o capitalismo. 

Além disso, foi uma época de grande importância para o avanço tecnológico e a criação dos primeiros maquinários, modificando completamente a manufatura e possibilitando o surgimento das indústrias. 

A revolução teve início na Inglaterra, mas foi ganhando o mundo e até hoje é estudada como referência temporal do início das atividades industriais e da automatização de processos. 

As primeiras máquinas eram bem simples e funcionavam a vapor, mas já demonstravam grande potencial produtivo, além de aumentarem significativamente os lucros das empresas e o desempenho de funcionários. 

Desde então, as indústrias investem cada vez mais na criação de maquinários capazes de automatizar processos e tornar toda a produção mais prática, rápida, padronizada e efetiva. 

Obviamente há necessidade de trabalho humano, até mesmo para a construção das máquinas. Mas, as produções em larga escala e a padronização de produtos dependem unicamente de maquinários capazes de desempenhar funções automáticas. 

Por isso, boa parte das empresas fazem da automatização de processos uma verdadeira aliada. 

Mas, por que ela é tão benéfica e vantajosa para o processo produtivo? 

Ao prosseguir com a leitura do nosso texto, você entenderá a relação existente entre automatização de processos e a produtividade, e verá 10 vantagens de automatização de processos que ninguém te contou. 

Automatização de processos e a produtividade 

Como dito anteriormente, a automatização de processos possibilita a produção em larga escala. 

Logo, está diretamente ligada a produtividade e a capacidade da empresa de produzir mais, com o mesmo nível de qualidade. 

Além disso, torna processos repetitivos funções de máquinas e tecnologias, deixando para os colaboradores trabalhos mais lógicos e criativos, o que também aumenta significativamente a produtividade dos mesmos. 

Assim, há uma via de mão dupla interessante para explicar o aumento da produtividade com a automatização de processos: 

  • Produção em larga escala sem ser interferida pela exaustão humana
  • Direcionamento dos colaboradores para atividades mais atrativas, gerando aumento de engajamento e maior interesse no processo de trabalho 

Logo, é inegável que a automatização de processos gere a empresa facilidade, rapidez e qualidade produtiva. 

Porém, mesmo sendo as mais conhecidas, essas características não são as únicas vantagens existentes. 

A seguir, partiremos pro ponto principal do nosso artigo e te mostraremos x vantagens da automatização de processos que ninguém te contou. 

10 vantagens da automatização de processos que ninguém te contou 

  1. Reduz significamente os custos de produção 

Ao pensar em automatização de processos, muitos proprietários e gestores pensam unicamente nos custos que terão com a obtenção de máquinas capazes de desempenhar funções específicas durante o processo produtivo. 

Entretanto, após o investimento os custos de produção são reduzidos significativamente, e passam a ser unicamente referentes a matéria prima de produção, manutenção periódica dos maquinários e a energia utilizada. 

Além disso, as máquinas são menos propícias a erros, diminuindo assim a ocorrência de desperdícios de recursos e a inutilização de produtos/serviços já feitos. 

  1. Possibilita o ganho de destaque e referência comercial 

A automatização de processos é uma iniciativa que gera evolução empresarial incontestavelmente. 

Logo, há ganho de destaque comercial, gerando vantagem competitiva e tornando o negócio referência no mercado onde está inserido. 

  1. Aumento da qualidade produtiva 

A qualidade produtiva também aumenta, tendo em vista o bom desempenho das tecnologias, as quais são capazes de oferecer o melhor resultado possível na fabricação e na realização de tarefas (até porque, a automatização não é referente unicamente à produção, mas também a processos administrativos). 

Logo, os produtos e as tarefas são entregues com maior nível de qualidade e em menor tempo, livre de erros em boa parte das vezes. 

  1. Melhor utilização de recursos 

Todos os recursos produtivos (sejam eles financeiros ou temporais) são melhor utilizados. 

Isso porque há gestão adequada de todos eles, que são racionalizados e implementados da melhor forma possível dentro do processo produtivo, gerando economia de tempo e dinheiro. 

  1. Aumento da segurança de colaboradores 

Por mais que existam relatos de acidentes com máquinas industriais, é importante salientar que essas ocorrências não representam o padrão esperado e tido em diversas empresas. 

Isso porque as tecnologias são pensadas e projetadas para serem seguras, e reduzem significamente as taxas de incidentes industriais. 

Imagina uma fábrica de roupas, onde há corte constante de peças em grande escala. 

Ao pensar na realização de tal tarefa por humanos, as chances de cortes e demais incidentes são extremamente altas, não é mesmo? 

Por isso, ao imaginar a realização de funções perigosas, é importante se ater à segurança que as máquinas trazem ao processo produtivo e a integridade física dos colaboradores. 

  1. Padronização dos produtos e/ou serviços 

Outra característica extremamente importante para o processo produtivo e a padronização dos produtos e/ou serviço. 

A menos que o seu ramo seja artesanal e exclusivo, é importante manter o padrão de entrega. 

Afinal, seria injusto com os seus clientes pagarem o mesmo preço em determinado produto e receberem diferentes versões, umas melhores e outras piores. 

Por isso, se o seu ramo exige padronização e produção em larga escala de produtos iguais, invista na automatização de processo. 

  1. Investimento rentável a médio prazo 

Como já dito anteriormente, ao pensar em automatização de processos muitos gestores e proprietários se atentam unicamente ao custo de investimento inicial. 

Mas, o olhar precisa ser direcionado para o futuro, pois a médio prazo já é possível recuperar todo o investimento feito a partir das reduções de custos e do aumento de vendas. 

  1. Redução de tarefas repetitivas para colaboradores 

Assim como mostrado no filme “tempos modernos”, de Charlie Chaplin, o ser humano não está condicionado a realizar tarefas repetitivas. 

Logo, transferir essas atividades para máquinas não propensas à exaustão física e psicológica é um verdadeiro alívio para os colaboradores, que serão direcionados a atividades mais interativas e criativas. 

  1. Proporciona a integração de diferentes departamentos e setores 

A integração de diferentes departamentos é uma característica muito importante para um trabalho harmonioso e conjunto. 

A automatização de processos proporciona a integração pelas possibilidades oferecidas de acesso e uso de uma mesma tecnologia por diferentes setores, por exemplo. 

Os softwares de gestão empresarial são exemplos claros disso, pois possibilitam o uso de dados gerais para toda a corporação. 

  1. Possibilidade de análise de desempenho 

Além de todos os benefícios citados anteriormente, a automatização de processos ainda possibilita a análise de desempenho produtivo diário. 

Tal facilidade é possível graças a relatórios e históricos gerados pelas próprias tecnologias, capazes de documentar o desempenho e tornando viável a análise dos mesmos para auto avaliação e progressão constante. 

Conclusão 

Por fim, agora que você já leu todos os tópicos do nosso artigo, esperamos que ele tenha sido suficiente para te fazer reconhecer e entender todas as vantagens existentes em adotar a automatização de processos para o seu negócio. 

Para conhecer ainda mais sobre o trabalho da Fluxo em tecnologia e automatização de processos e ver como o mesmo funciona na prática, sugerimos o acesso ao nosso portfólio, que mostra de forma sucinta os projetos já realizados na área e todas as facilidades geradas por eles. 

Caso queira conversar diretamente com um especialista sobre o seu negócio e as suas necessidades, clique aqui

Os 5 exemplos de automação industrial populares no mercado
O que é o Dimensionamento da escala de produção?

Outros assuntos:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.