Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Autovistoria Predial: Por que preciso de uma?

Se você estiver à frente da gestão de um condomínio, com certeza já ouviu falar da Autovistoria. De maneira simples, ela acontece quando um profissional licenciado da área de engenharia ou arquitetura, avalia as condições de um prédio e seus sistemas, um processo que anda em paralelo a manutenção preventiva dessa estrutura.

Isso, com o objetivo de informar à administração condominial sobre qualquer problema interno com agilidade e eficiência, permitindo correções rápidas e evitando maiores dores de cabeça.

Por que devo me preocupar com isso?

A Autovistoria Predial é uma medida obrigatória, exigida por lei no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a norma, os proprietários de edificações do estado, devem fazer as vistorias técnicas em seus imóveis, com uma periodicidade de, no máximo, 5 anos.

Em caso de descumprimento da lei, a multa pode chegar a até 5 mil reais, sendo calculada em cinco vezes o valor de referência do IPTU.

Banner1

Além disso, a vistoria garante maior segurança ao realizar a correção rápida de erro, evita a deterioração do patrimônio, garantindo seu valor a longo prazo e aumentando a vida útil do imóvel.

Posso fazer a vistoria com menos de 5 anos?

Sim, o período de cinco anos é o prazo máximo para a exigência da vistoria técnica, mas nada impede que sejam realizadas autovistorias em prazos menores.

Todos precisam fazer?

Não, residenciais unifamiliares ou bifamiliares, imóveis que obtiveram o habite-se nos últimos cinco anos e patrimônios com área total construída de menos de mil metros quadrados estão isentos dessa norma.

Esse artigo foi útil para você?

Acompanha o nosso blog para saber mais sobre as áreas da engenharia.

E se quiser saber mais dos nossos serviços, entre em contato com a gente clicando aqui.

Banners5

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.