
4 benefícios que farão você ter um Manual de boas práticas de Fabricação
O mercado alimentício está em alta e muitas empresas estão entrando neste ramo.
Porém, é preciso ter cautela ao desenvolver produtos alimentícios para o público.
Pensando nisso, resolvemos aqui falar sobre o Manual de boa práticas de Fabricação e como você pode fazer o melhor uso dele para garantir um negócio sustentável.
Acompanhe
O que é o Manual de Boas Práticas de Fabricação?

Trata-se de nada menos que um documento, confeccionado por um especialista na área, que especifica toda a operação da sua cozinha de acordo com a lei.
O que isso quer dizer?
Que na produção do seu estabelecimento provavelmente será necessário realizar modificações pra padronizar e otimizar a sua cozinha.
Porém, caso você já tenha, é importante revisa-lo anualmente pra garantir que você está blindado com as melhores práticas.
Quais os benefícios de ter o Manual de Boas Práticas de Fabricação?
Com a implementação das normas da ANVISA é claro que sempre será necessário a mudança de algumas coisas.
Para que fique claro o impacto positivo dessa aplicação irei de citar 4 benefícios que o seu estabelecimento terá com um manual de boas práticas?
1. Padronização de processos para aumentar a produtividade
Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que são decretados pela ANVISA tem como objetivo padronização das atividades e na transmissão das informações corretas entre os colaboradores.

Controlado por algumas tabelas que devem ficar acessíveis na cozinha e de fácil entendimento, ele implementa o hábito de registros de processos realizados e também norteia como e quem fará determinada ação.
Como benefício principal podemos ver a redução da falta de comunicação entre os colaboradores.
Além disso, ajuda a estabelecer uma rotina e torna padrão a forma de executar os processos, impactando diretamente na qualidade do produto final.
Um simples hábito que pode mudar tudo, concorda?
2. Diminuição de desentendimentos com funcionários
O ambiente de produção na cozinha as vezes gera muita dor de cabeça quando o assunto são os funcionários.
Contratar pessoas que tenham conhecimento de Boas Práticas de Fabricação e, principalmente, que os cumpram, é sempre um grande desafio.
Possuir uma gestão visual e um Manual de Boas Práticas de Fabricação que possui todas as informações do que exatamente pode e não pode gera clareza e a imposição de regras claras.
3. Otimização do layout da sua cozinha
Contaminação cruzada, armazenamento errado, problemas de circulação de ar são problemas comuns e que você pode ter e não saber por conta do seu layout de produção.
Com a implementação do BPF fica claro onde deve ser o melhor lugar para dispor os móveis e maquinários da sua produção. Isso faz com que o espaço seja otimizado e que a produção se torne mais ágil.

4. Economia de tempo e dinheiro
Com uma produção mais rápida e um ambiente mais organizados, além de funcionário capacitados e cientes dos procedimentos, você conseguirá otimizar o uso de seus recursos.
Afinal, ganhar dinheiro no universo alimentício não se trata apenas de vender mais caro ou barato e fazer promoções, mas também de saber remanejar os recursos da melhor forma.
Conclusão
Com todas essas dicas, espero que tenha ficado claro os benefícios de possuir um manual de boas práticas de fabricação.
estou estudando, fazer um produto alimentício de carne, mas só está durando 2 dias.