Skip to content

Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Pesquisar
Close this search box.

Caixa de Esgoto: Saiba Por Que São Necessárias

Caixa de Esgoto: Saiba Por Que São Necessárias

Na hora de construir uma residência, muitas pessoas negligenciam a importância da aplicação de uma caixa de esgoto. Em alguns casos, é porque nunca se ouviu falar sobre elas. Já em outros, é por não entender exatamente o que elas proporcionam ao ambiente em questão.

No entanto, elas são essenciais para a manutenção e limpeza da sua casa, uma vez que que elas facilitam a coleta do esgoto sanitário. Isso impede obstruções e outras problemáticas que minam a qualidade de vida. Afinal de contas, já imaginou o cheiro desagradável ao ter problemas desse tipo?

Desse modo, continue lendo este artigo! Nele falaremos para o que serve uma caixa de esgoto e sua importância.

O Que É Uma Caixa De Esgoto?

A caixa de esgoto, também conhecida como caixa de inspeção de esgoto, é um dos componentes do sistema coletor de esgoto sanitário em residências. Seja em casas, prédios e outros tipos de imóveis, ela possui grande importância, uma vez que sua função é a de descontinuar tubulações e consequentemente facilitar a limpeza e a desobstrução.

Portanto, elas devem ser alocadas de forma estratégica em diferentes trechos do sistema coletor, entretanto, na região externa do imóvel. Essa é uma medida adotada caso ocorra algum problema, tanto para questão de sua troca, como para minimizar a incidência de odores no local.

O posicionamento desses itens varia de acordo com a disposição da tubulação do esgoto na parte interna, com os declives do terreno e as mudanças de direção. Dessa forma, a caixa de esgoto é um componente que impede o entupimento do esgoto. Para uma melhor redução desses riscos, ele deve ser associado a aplicação de:

  • Caixa de gordura;
  • Sifão nas pias;
  • Ralos sifonados no piso/chão.

Então, mesmo que aplicadas em locais que possuem um difícil acesso, sua limpeza é muito simples e pode ser feita com métodos caseiros. Por exemplo, com o uso de mangueiras em movimento de vai e volta. Nesse caso, a pressão da água facilita a desobstrução do sistema. Em outros casos, é possível fazer uso de mistura de vinagre e bicarbonato de sódio que devem ser aplicadas através de ralos e pias da casa.

Importância da Caixa de Esgoto

A caixa de esgoto é um tanque de pequeno porte com uma tampa através da qual, o esgoto de cada cômodo é despejado, exceto naqueles onde há uso de gordura, como a cozinha. Portanto, ele costuma ser direcionado às áreas de serviços e banheiros.

Para sua instalação, é preciso que haja uma distância máxima de 25 metros uma da outra. Além disso, a última delas deve ficar a 15 m de distância no máximo de um coletor da rede pública de esgotos da rua.

Logo, sua importância é a de inspecionar e identificar entupimentos e problemas que ocorrem no caminho criado pelo sistema de esgoto da residência. Isso possibilita que uma manutenção possa ser feita antes dos resíduos serem despejados na rede pública, ou até mesmo para evitar que algo aconteça nesses ambientes.

Por exemplo, o entupimento pode impedir a descida de novos resíduos e até mesmo a volta de alguns, que transbordam por ralos, pias e privadas. No entanto, esse tipo de ocorrência é muito rara e resolvida sem dificuldades, já que esses componentes possuem fácil acesso para sua limpeza.

Resumidamente, podemos definir a caixa de esgoto como um item necessário a manutenção da rede de esgoto em ambientes privados!

Quais Os Benefícios Da Caixa De Esgoto?

Portanto, dentro de uma residência a caixa de esgoto se faz essencial para a manutenção e criação de um ambiente limpo, saudável e sustentável. Afinal de contas, ela permite um melhor fluxo de resíduos pelo sistema que cada casa/apartamento possui.

Ou seja, cada cômodo que possui ligação a ela se torna mais sanitizado. Logo, essa medida reduz o risco de contaminações, contato com resíduos e inalação de odores desagradáveis. Justamente por isso, os ambientes se tornam saudáveis e limpos. Em relação a sua sustentabilidade, ressaltamos uma menor necessidade de:

  • Uso de produtos químicos (manutenção e limpeza);
  • Consumo excessivo e desnecessário de água;
  • Despejo correto de resíduos na rede pública de coleta de esgoto.

Todas essas características quando bem gerenciadas, reduzem os impactos negativos no meio ambiente. Causam, ainda, impactos positivos, como economia de água e maior facilidade na limpeza nas redes sanitárias. Elas irão contar com um menor indício de toxicidade química e de resíduos não destinados ao seu ambiente de despejo!

Além disso, importante ressaltar algumas características vantajosas da caixa de esgoto:

  • Possui fácil instalação, limpeza e manutenção;
  • Não retém ou acumula água;
  • É duradouro, já que não oxida ou degrada com o tempo;
  • Risco nulo de infiltração, pois, não vaza devido a estanqueidade;
  • Sua instalação não necessita de parafusos para fixar.

Conclusão

Neste artigo foi possível conhecer a caixa de esgoto, um componente residencial utilizado para complementar um sistema de coleta de esgoto. O intuito é facilitar a manutenção e limpeza do mesmo, uma vez que ele melhora o fluxo e passagem de resíduos. Isso impede que ocorram entupimentos, “volta” de resíduos e problemas sanitários no local de sua instalação.

Desse modo, a vistoria desse componente é bastante simples. Basta levantar sua tampa e observar o fluxo de água que ali passa. Caso ela corra naturalmente, isso indica que não há problemas, do contrário será preciso fazer sua limpeza!

Fluxo Consultoria

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia. 

Posts Recentes

Siga-nos

Se inscreva em nossa Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e conteúdos em primeira mão 

Há mais de 30 anos, a Fluxo realiza projetos de engenharia, com infraestrutura e tecnologia da UFRJ. Prestamos serviços para pessoas físicas, pequenos empreendedores e grandes empresas do mercado. Por isso, temos ampla experiência em consultoria e oferecemos soluções personalizadas para você.