skip to Main Content
Fluxo Consultoria - Consultoria em Engenharia da UFRJ
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Tecnologia e Automação
    • Arquitetura, Construção e Energia
    • Máquinas e Equipamentos
    • Gestão e Criação de Negócios
    • Otimização de Processos
    • Engenharia Química e Alimentos
    • Fluxo Sustentável
  • PORTFÓLIO
    • Tecnologia e Automação
    • Arquitetura, Construção e Energia
    • Máquinas e Equipamentos
    • Gestão e Criação de Negócios
    • Otimização de Processos
    • Engenharia Química e Alimentos
  • CONTEÚDO
    • MATERIAIS RICOS
    • ARTIGOS
      • Tecnologia e Automação
      • Arquitetura e Construção
      • Energia e Sustentabilidade
      • Máquinas e Equipamentos
      • Gestão Empresarial
      • Empreendedorismo e Startups
      • Engenharia Química e Alimentos
  • CONTATO
  • Search
Blog de Engenharia
Home » Blog de Engenharia da Fluxo Consultoria » Tecnologia da Informação » Como criar um aplicativo: o manual para colocar sua ideia em prática!
Como Criar Um Aplicativo: O Manual Para Colocar Sua Ideia Em Prática!

Como criar um aplicativo: o manual para colocar sua ideia em prática!

  • dezembro 25, 2020
  • Fluxo Consultoria
  • Tecnologia da Informação
  • 0 Comments

Com a popularização dos smartphones e computadores, onde eles têm se tornado mais acessíveis para a população, cresceu então a importância dos aplicativos. Assim, muitas empresas têm investido na criação de seus aplicativos para que o cliente possa ter acesso em qualquer lugar.

Não só as empresas já estabelecidas, mas também empresas jovens e startups com ideias inovadoras de negócio. Para criar um aplicativo, precisamos ter uma ideia inicial da sua função.

Mas como criar um aplicativo? Essa é a dúvida que iremos solucionar neste post, para ajudar você que está com uma ideia e pretende colocá-la em prática.

Ter um aplicativo permite que mais pessoas tenham acesso ao seu produto ou serviço, de forma mais fácil já que podem acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, os clientes da empresa são ampliados, o que terá lucros muito maiores do que apenas a partir de um método mais local.

O que é um aplicativo e qual sua importância?

Definimos aplicativos como softwares usados em dispositivos móveis, como smartphones, tablets, smartTVs e smartwatches. Eles se diferenciam dos softwares para computador, pois foram projetados para dispositivos móveis.

A partir desses aplicativos os usuários podem executar diversas atividades, desde jogos ou enviar mensagens até para editar vídeos e criar imagens. Portanto, os aplicativos podem ter diversos objetivos, desde entretenimento até uma função mais profissional.

Podemos observar a presença desses softwares mobile nos acompanhando durante todo o nosso dia a dia. Quem tem um smartphone em mãos está sempre acessando aplicativos, para os mais diversos fins.

Isso indica que o mercado de aplicativos está cada dia mais acirrado, agitado e que este é um nicho que vale a pena investir para fazer parte dele. O que tornou essencial que se saiba como criar um aplicativo.

Mas se você ainda não sabe como criar um aplicativo, se acalme e vamos falar sobre um manual para te ajudar a criar um aplicativo que irá trazer muitos benefícios para o seu negócio.

Como criar um aplicativo do zero

O aplicativo é tanto um novo produto quanto serviço da empresa, portanto deve passar por todas as etapas de criação dos mesmos. Desde seu planejamento até seu lançamento em lojas de aplicativos.

Desenvolvimento da ideia inicial

O primeiro passo após se tomar a decisão de criar um aplicativo é trabalhar essa ideia. Busque relacionar a ideia com a realidade, para que as soluções promovidas pelo aplicativo sejam possíveis.

Estruturação do escopo do aplicativo

Agora com uma ideia mais real e lapidada, é necessário que nos atentemos aos negócios. Isso pode parecer lógico, mas sem um plano de negócios bem definido, o escopo do aplicativo não pode ser desenvolvido.

Ter um planejamento mal executado irá causar prejuízos para que sejam feitas as adaptações e reformulações para consertar o estrago causado pelo mal planejamento.

Além de poder colocar a viabilidade do aplicativo em risco, provocando o descrédito da empresa pelos usuários. É então muito melhor prevenir o surgimento desses problemas do que remediar posteriormente o seu desenvolvimento.

Definição dos objetivos do aplicativo

Assim como todo produto, o aplicativo deve se apresentar como a solução para um problema. É necessário definir esse problema para que se possa entender a proposta de valor que o aplicativo terá.

Esse valor será utilizado como o motivo pelo qual os futuros clientes irão instalar o seu aplicativo no smartphone deles.

Não é necessário que seja a única solução para o problema, no entanto, a sua proposta precisa apresentar um diferencial em relação aos demais concorrentes.

Para isso, é muito importante que se estude o mercado e a concorrência. Devemos analisar o potencial competitivo que as outras soluções têm em relação a sua proposta.

Esse passo permite o surgimento de insights importantes para que se saiba o que de melhor os usuários podem ter. Assim, se deve fazer a prospecção dos pontos positivos e negativos da concorrência, para que se possa sair na frente quando for lançado.

Definir o público alvo, ou audiência

Agora devemos analisar qual será o público do aplicativo, pois não adianta planejar um aplicativo perfeito sem que seja perfeito para um público.

Banner3

Deve-se investir em pesquisas de campo para coletar informações sobre quem se interessa por usar o seu aplicativo. E a partir dos perfis coletados pela pesquisa, montar qual será sua audiência, ou público-alvo.

As pesquisas devem coletar informações pessoais, como gênero, faixa etária, ocupação profissional e renda salarial. Coletando também informações sobre suas necessidades, problemas e desejos, que ajudará no surgimento de insights importantes.

Definir a plataforma em que o aplicativo será lançado

Com os dados coletados nas pesquisas da etapa anterior podemos determinar qual plataforma será mais eficiente para lançar o aplicativo. O público irá ditar qual plataforma deve-se desenvolver o aplicativo: Android ou iOS.

No Brasil é claro a predominância de usuários de Android, no entanto, muitas propostas podem alcançar grandes resultados se forem desenvolvidas em iOS.

O cenário ideal é desenvolver o aplicativo para ambas as plataformas, onde assim tornará o aplicativo muito mais democrático, dando a ele um maior alcance. 

Levantar recursos

O aplicativo, assim como um organismo, necessita de diversos sistemas para que funcione perfeitamente. Os principais requisitos são:

  • Requisitos principais: Aqui devem ser identificados todos os recursos que serão necessários para o desenvolvimento do aplicativo. Algumas das perguntas pertinentes neste tópico são: Há necessidade de uma equipe especializada para a administração do aplicativo? A equipe precisa de treinamento? Qual será o volume estimado de usuários? 
  • Parcerias-chaves: Nesta etapa são definidas se há a necessidade da contratação de serviços para o aplicativo, ou se será necessária a integração com algum outro software. Para se alinhar a forma pela qual o aplicativo será desenvolvido com suas funcionalidades.
Usuario-vendo-como-criar-um-aplicativo
Foto de Tyler Lastovich no Pexels

Mapear os custos da criação de um aplicativo

Como todo o desenvolvimento de produto, criar um aplicativo tem custos, precisamos então listar quais serão as origens desses gastos. 

Contratação de desenvolvedores ou serviços de terceiros, APIs de funcionalidades que irão integrar ao aplicativo, salário dos colaboradores, crachás, aluguel do escritório, pagamento dos softwares utilizados são alguns exemplos de custos envolvidos na criação de aplicativos.

Outra decisão que influencia nos gastos é a plataforma em que o aplicativo será desenvolvido, pois a publicação deles em lojas exige uma taxa única de 25 dólares para a Play Store, do Android, e 99 dólares anuais para a App Store, da Apple.

Planejamento da monetização do aplicativo

Agora a etapa mais importante para se ter o retorno do que foi investido na etapa anterior. Esta é uma etapa muito importante para a criação de um aplicativo, é por meio dela que se irá manter o ROI positivo e gerar receita.

Existem diversas formas de se ganhar dinheiro com os aplicativos, como através de anúncios, assinaturas, freemium, downloads pagos, entre diversas outras.

Planeje as funcionalidades

É importante deixar claro quais as funções que o aplicativo irá desempenhar. Deve-se separar as funcionalidades entre funções obrigatórias e as complementares.

Vamos tomar como exemplo um aplicativo de mobilidade urbana, em que se solicita viagens aos motoristas:

As funções obrigatórias são:

  • Cadastro/Login
  • Geolocalização
  • Solicitar corrida
  • Notificações

Já as funcionalidades adicionais podem ser:

  • Avaliação do motorista
  • Pagamento pelo Aplicativo
  • Chat com o motorista
  • Histórico de viagens
  • Botão de pânico

Portanto, é importante que se tenha as funções bem definidas, e como será a execução do aplicativo. Assim será mais fácil para que os desenvolvedores mapeiem todas as tecnologias necessárias para implementação do aplicativo.

Definir o tipo de desenvolvimento

Precisamos agora saber quais os tipos de aplicativos podem ser desenvolvidos, e quais serão suas peculiaridades, bem como a forma de desenvolvimento e suas linguagens.

Os tipos de desenvolvimento são os seguintes:

  • Nativos: Que são desenvolvidos especificamente para uma plataforma, adotando a linguagem de programação pré-determinada pelo fabricante;
  • Webapp: Um site na web que é responsivo para os mobiles;
  • Híbridos: são aplicativos desenvolvidos para mais de uma plataforma, tanto para Android quanto para iOS. Utilizam um código fonte único usando um framework.

Conclusão

É inegável a importância dos aplicativos para a sociedade atual, portanto, as empresas investem em aplicativos mesmo que não conheçam a fundo e nem tenham certeza de quais funcionalidades o aplicativo deve ter.

Assim, fizemos esse manual para te ajudar a compreender melhor o universo de como criar um aplicativo. Como vimos, para colocar a sua ideia em prática de modo que se tenha um aplicativo de qualidade é necessário se fazer muita pesquisa e estudo, evitando assim o surgimento de surpresas indesejáveis.

aplicativoappcomputadorideiamobilenegócio
Compartilhe
  • Tweet
  • Share
  • Share
  • Email
Posts Relacionados
Sistemas-web

5 vantagens de ter um sistema web personalizado para a sua empresa

Sistema web se trata de uma aplicação usada a partir de um navegador de internet…

Automação Comercial

Automação Comercial: Como tornar seu comércio mais inteligente

Quer impulsionar seu comércio com o uso de tecnologia? Você já conhece o termo IoT?…

Terceirização Do Desenvolvimento De Software

Quando fazer a terceirização do desenvolvimento de software da minha empresa?

A crescente dependência que estamos desenvolvendo da tecnologia, tem feito com que as empresas se…

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Categorias
  • Arquitetura e Construção
  • Empreendedorismo e Startups
  • Energia e Sustentabilidade
  • Engenharia Química e Alimentos
  • Gestão Empresarial
  • Indústria
  • Materiais Educativos
  • Outros Assuntos
  • Projetos Mecânicos
  • Tecnologia da Informação

Marque uma conversa gratuita!

  • previous post: Quando fazer a terceirização do desenvolvimento de software da minha empresa?
  • next post: Arquitetura da Informação: o que é e qual sua importância no desenvolvimento de softwares?
Há mais de 26 anos, realizamos projetos de Consultoria em Engenharia, para empresas e pessoas físicas. O que podemos fazer para te ajudar?
Marque uma reunião sem compromisso!
instagram facebook

Sobre a Empresa | Serviços | Portfólio | Contato

Copyright Fluxo Consultoria - 2021 - Feito por Isabella Refkalefsky.
A Fluxo Consultoria é uma empresa sem fins lucrativos, visando fomentar o empreendedorismo no Brasil através de projetos de engenharia de alta qualidade e custo abaixo do mercado. Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UFRJ.

CNPJ: 72.387.608/0001-21

Entre em contato conosco!

Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 96986-5927
×