Fluxo Consultoria – Consultoria em Engenharia da UFRJ

Você sabe por onde começar a desenvolver um novo produto ou fórmula?

Desenvolva uma fórmula nova para sua empresa e seu produto

Entenda quais os são passos necessários para viabilizar e como desenvolver um novo produto químico, cosmético ou alimento

Como consultores, percebemos que muitos dos empreendedores que atuam na área de alimentos ou química apresentam um dilema em seu empreendimento. Muitas vezes, o produto químico desenvolvido por eles não tem o melhor desempenho possível, apresentando problemas na sua composição ou, em outros casos, a solução pedida é o processo químico de como desenvolver um produto para expandir o seu negócio.

Desenvolver uma nova fórmula, seja de um produto mais simples do ramo alimentício ou um mais complexo como um polímero, exige conhecimento técnico, pois eles apresentam planejamentos bem distintos, já que são muito diferentes quimicamente falando. A questão é que você deve estar se questionando o quão difícil e custoso deve ser para realizar esse tipo de projeto, mas fique tranquilo! Confira abaixo por onde e como começar

Como desenvolver um novo produto alimentício:

Verificamos que muitos empreendedores desejam que os seus produtos apresentem características específicas, como um sabor diferente do que produzem ou que o mesmo seja mais ou menos consistente.

Sendo assim, primeiramente, para adequar o produto à uma nova fórmula é necessário um Levantamento de Possibilidades. Como o próprio nome diz é basicamente isso, levantar todas as possibilidades que podem ser realizadas para que o produto seja alterado e assim o cliente tenha um produto adequado à sua vontade.

As etapas seguintes dependem muito do que foi definido na primeira etapa, isso porque diversas possibilidades podem surgir, tais como: Realizar Análises Químicas para compreender melhor um composto, ou Realizar Testes com aditivos químicos, que podem aumentar a validade, mudar o aroma ou deixar o composto mais macio entre outros, aprimorando assim a fórmula.

Essas são duas principais etapas que podem existir, contudo, em projetos da Fluxo, diversas outras possibilidades podem ser apontadas pelo orientador, já que é ele(a) um professor de Engenharia da UFRJ e pode sugerir uma nova rota da formulação que torne-a a mais viável possível.

Como desenvolver um novo produto químico ou cosmético:

Planejar esse tipo de projeto pode ser um pouco mais complicado de entender porque diversos fatores devem ser considerados, mas irei explicar de forma simples e se você tiver alguma dúvida, pode deixar um recado nos comentários que irei responder.

Banner2

Assim como no projeto anterior de alimentos, o Levantamento de Possibilidades pode ser uma primeira parte, já que podemos desenvolver uma fórmula do zero ou aprimorar a que o dono já tenha.

A partir do Levantamento de Possibilidades, existem dois caminhos:

1-Pode-se dar andamento ao projeto e sintetizar a fórmula, realizando-se os testes necessários;

2-Fazer um projeto de escopo reduzido e que requer menos investimento, o Estudo de viabilidade.

Ele é indicado para confirmar se o produto consegue ser produzido em escala industrial, pesquisando laboratórios e fábricas no Brasil e verificando se os reagentes não precisam ser importados. Essa é a escolha da maioria dos nossos clientes, pois aumenta a segurança e reduz os custos do projeto, evitando que seja desenvolvida uma fórmula muito difícil de ser fabricada.

Essa última etapa é essencial, nela conseguimos avaliar para o cliente se a sua ideia tem possibilidade de ser aplicada ao seu negócio. Assim, podemos ser honestos com o cliente e não só realizar o desenvolvimento da fórmula, sem saber se ele é aplicável a sua realidade ou se fará diferença no negócio do cliente.

A última etapa, mas não menos fundamental, é a de Síntese da Fórmula e Análise da Fórmula. Nessa etapa, há a formulação do produto em um laboratório da UFRJ e posteriormente uma análise da fórmula obtida, para verificar se os resultados obtidos foram satisfatórios e estão de acordo com o desejo do cliente.

Contudo, é válido alertar sobre os problemas que podem existir caso alguém queira realizar esse tipo de projeto sem o apoio de uma consultoria. Não é correto apenas realizar testes e passar para o consumidor, tendo em vista os danos que podem ser causados com isso. Os conhecimentos necessários para esses projetos são muito específicos e envolvem legislação, portanto esse tipo de projeto requer que os envolvidos tenham bastante experiência no assunto.

Espero que você possa ter entendido um pouco mais sobre as questões abordadas neste artigo e assim determinar se você precisa de um Desenvolvimento de Fórmula, como desenvolver um produto para otimizar seu negócio. Ou ainda, ajudar alguém que precise de informações sobre esse assunto.

Seu comentário é fundamental para que possamos entender melhor suas necessidades, tirar suas dúvidas e nos próximos artigos escrever algo mais aprofundado sobre como desenvolver novos produtos. Contudo, para saber mais sobre como Desenvolver uma Fórmula para o seu negócio, entre em contato conosco e siga o blog da Fluxo para saber das novidades.

Banners4

Marketing Fluxo

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Escreva um Comentário

O que é Fluxo?

Somos uma empresa júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de acordo com a Lei 13.267/2016, e realizamos projetos de consultoria em engenharia.