skip to Main Content
Energia Solar Pode Ajudar Sua Industria A Reduzir Os Custos

Como a energia solar pode ajudar sua indústria a reduzir os custos operacionais

Você já deve ter escutado falar de energia solar, não é mesmo? Mas você sabe o que é, como ela funciona e quais benefícios ela pode trazer para a sua indústria? Hoje vamos abordar esse tema para ajudá-los a entender a importância desse sistema para você e o planeta.

O que é energia solar?

A energia solar nada mais é que uma energia renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como principal fonte de geração de energia elétrica. Esse sistema tem como principal objetivo captar a luz solar por meio dos painéis solares, fazendo com que essa radiação se transforme na corrente elétrica utilizada em residências, comércios e indústrias.

Como a energia solar funciona?

O funcionamento da energia solar acontece da seguinte forma:

– Os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia;

      – A energia solar captada transforma a corrente contínua (CC) em corrente elétrica alternada (CA), que poderá ser utilizada em sua casa ou indústria para que TV, computador, equipamentos, entre outros itens funcionem.

Essa transformação só acontece graças ao efeito fotovoltaico, visto que a luz do sol captada por meio dos painéis solares faz todo esse processo.

Para garantir que o sistema tenha uma melhor eficiência na conversa de radiação, é de extrema importância que a radiação solar incida diretamente nas células fotovoltaicas, ou seja, é preciso que exista uma incidência grande de luz diretamente no painel solar, para uma maior produção de energia. Por isso, esses painéis são geralmente instalados em áreas mais altas da propriedade, dado que esses locais possuem grande incidência dos raios solares.

Existem 3 formas de funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaico, que varia pelo tipo de sistema instalado no local:

  • Sistema de energia solar conectado a rede, mais conhecido como on-grid;
  • Sistema fotovoltaico isolado ou autônomo, mais conhecido como off-grid;
  • Sistema de energia solar híbrido.

O primeiro sistema funciona com a inserção de energia diretamente na rede elétrica que são geradas por meio das concessionárias, já o off-grid funciona por baterias que armazenam eletricidade, instalados geralmente em locais mais remotos. Já o híbrido tem sua operação de modo simultâneo, utilizando tanto o sistema on-grid como o off-grid, atuando isolado quando um dos sistemas estiverem desconectados.

Quais são as vantagens da energia solar?

O Brasil é o país com uma das energias mais caras do mundo, além de desperdiçar pelo menos 10% da energia gerada. E com esse aumento constante nas tarifas de energia elétrica, estão fazendo com que diversas indústrias apostem no sistema de energia solar, visto que eles reduzem drasticamente os custos gerando maior economia e aumentando a lucratividade e competitividade do negócio. Claro, que existem outras diversas vantagens trazidas pela geração de energia solar, tais como:

– Maior economia e redução nos custos

Com a utilização da energia solar, a indústria poderá de 50% a 95% de economia, diminuindo assim os custos operacionais e a preocupação com o consumo dos maquinários. Claro, que essa economia só poderá ser notada a longo prazo, e poderá ser percebida, em média, após sete anos. Contudo, ela é uma redução de custos notória e extremamente impactante não só na conta de luz, mas também nos custos e orçamento da empresa na totalidade.

– Aplicação de uma cultura sustentável

Sustentabilidade é um dos temas mais comentados em todo o mundo, e aplicar essa cultura na indústria é fundamental para despertar o interesse de todos. A implementação do sistema de energia solar é somente uma das ideias que auxiliam no desenvolvimento desse tipo de cultura, é possível ainda incluir outros projetos como a troca de equipamentos antigos por maquinários que consomem menos energia elétrica, que diminuiu o consumo de papel e plástico, entre outras diversas ações sustentáveis.

– Requer pouca manutenção

Até de possui uma vida útil grande, podendo durar por mais de 20 anos, esse tipo de sistema não requer muita manutenção. A limpeza das placas podem ser feitas uma vez por ano, dado que a chuva já consegue limpá-las, lavando a poeira, os excrementos de pássaros, as folhas e outros resíduos. Contudo, em locais mais secos, onde não existe uma incidência de chuva grande, a limpeza pode ser feita a cada seis meses, por exemplo.

Vale destacar que a manutenção no equipamento deve ser realizada por profissionais especializados e altamente capacitados para esse tipo de procedimento, de modo a evitar danos ao equipamento.

– Incentivo fiscal

Por ser uma ação extremamente sustentável, o governo apoia bastante esse tipo de medida. Por meio do programa de desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Solar, criado em 2015, a indústria recebe benefícios com baixo custo de investimento, crédito muitos bons e a possibilidade de financiamento com retorno mais rápido.

Além disso, o imóvel com o sistema de energia solar gera energia, que é emprestada a rede pública e esse empréstimo traz vantagens, assim como a isenção do ICMS e IPTU Verde, que é um desconto criado para quem utiliza esse tipo de solução sustentável.

Com certeza, a energia solar traz diversas vantagens que vão desde a redução dos custos operacionais e incentivos fiscais até a preservação do meio ambiente.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *